AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Este projeto arquitetónico de Yngrid Echalar Gutiérrez foi exibido, com sucesso, no último Fórum da UIA em Madrid

A casa que alimenta

Redação Interempresas/Novoperfil06/07/2022

Affordable Bio-Houses é uma proposta de projeto arquitetónico e urbano de Yngrid Echalar Gutiérrez, que foi apresentada no último Fórum da UIA 'Affordable Housing Activation: Removing Barriers', que teve lugar em Madrid. Um projeto bioclimático de habitação acessível, que incorpora jardins verticais hidropónicos, desenvolvido num único andar de 37 m2 e 77 m2 de terreno, onde é dada prioridade a espaços ao ar livre e diáfanos, e que visa responder ao problema habitacional da cidade de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).

Imagem dos jardins hipodrónicos nas casas biológicas acessíveis, para garantir alimentos às famílias que vivem nestas habitações bioclimáticas...
Imagem dos jardins hipodrónicos nas casas biológicas acessíveis, para garantir alimentos às famílias que vivem nestas habitações bioclimáticas, concebidas para a cidade de Santa Cruz de la Sierra na Bolívia.
O objetivo do projeto 'Affordable Bio-Houses', que foi apresentado com sucesso na última edição do Fórum da UIA em Madrid, é a aquisição de habitações acessíveis com reduções significativas de custos no consumo de serviços básicos como água e energia. Um evento que procurou lançar as bases de como eliminar barreiras e melhorar a acessibilidade à habitação em termos globais. Neste sentido, o estúdio de arquitetura Yngrid Echalar Gutiérrez apresentou uma solução residencial que também garante a cadeia de abastecimento alimentar.
Por um lado, aplica conceitos bioclimáticos e, por outro, coloca o cultivo de alimentos em casa, através de hortas verticais hidropónicas, ou seja, as culturas podem crescer sem necessidade de estar na superfície do solo, no centro da proposta, ajudando a aumentar a segurança alimentar dos seus ocupantes e a reduzir o custo de vida dos utilizadores.
As casas foram concebidas para a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, uma das cidades que conheceu o maior crescimento urbano do mundo. Com o projeto de casas biológicas acessíveis, consegue-se uma habitação acessível, tanto em termos de custos de construção como de serviços básicos (consumo de energia e de água), tornando-se um refúgio climático e saudável, graças aos sistemas bioclimáticos e espaços verdes, tais como jardins verticais ou horizontais com sistema hidropónico.
A proposta original da Affordable Bio-Houses inclui 4 habitações unifamiliares num único andar com 37 m2 de área construída e 77 m2 de terreno em...

A proposta original da Affordable Bio-Houses inclui 4 habitações unifamiliares num único andar com 37 m2 de área construída e 77 m2 de terreno em cada parcela.

O ponto de partida é gerar 4 fogos bioclimáticos, acessíveis e sustentáveis de 37 m2 de superfície construída e 77 m2 de terreno próprio para cada lote de 360 m2. Isto cria um espaço urbano eco-sustentável que se articula com a vida urbana da zona. Desta forma, rompe com as dimensões clássicas de uma casa típica na área de 12 metros de largura e 30 metros de profundidade.

Projeto de horta hipodrónica

As casas são concebidas para criar um equilíbrio entre espaços internos e externos, resgatando a experiência recente gerada pela crise global de saúde, valorizando os espaços abertos em contacto com a natureza. Por esta razão, as habitações estão divididas em 3 áreas: zona húmida, espaço intermédio e quartos. No entanto, antes de entrar na habitação existe um hall de entrada, um espaço de transição semi-coberto entre o exterior e o interior.
Para isso, propõe-se uma varanda frontal que emoldura a casa e serve para o desenvolvimento de um jardim vertical, com um sistema hidropónico formado por tubos de PVC, que são ligados ao tanque que recicla a água da chuva e, através de uma pequena bomba alimentada por energia solar, a água com a solução nutriente é bombeada para as culturas e recircula continuamente. Este sistema não necessita do substrato ou do solo e mantém em funcionamento o cultivo de vários vegetais (tomates, pepinos, pimentos, acelgas, cebolinho, alface, etc.).
Além disso, proporciona um belo espaço verde que se torna a fachada principal das casas, servindo como varanda de acesso, bem como um espaço para se desligar da rotina e procurar alívio e saúde mental.
Além disso, os telhados das casas preveem a instalação de painéis solares para consumo energético e o excedente a ser distribuído à rede pública, o que, a médio prazo, poderá gerar rendimentos adicionais para os ocupantes das casas. Os drenos de água da chuva do telhado desviam e armazenam a água da chuva em tanques de reserva instalados em câmaras subterrâneas próximas da área sanitária. A água da chuva é reciclada para fornecer máquinas de lavar roupa, sanitários e para alimentar os jardins hidropónicos verticais.
Uma casa que também contribui para a preservação ambiental, pois para além de promover o cultivo doméstico e garantir a segurança alimentar, é também eficiente ao reduzir o consumo de energia e água.
O estúdio de Arquitetura Yngrid Echalar Gutiérrez, com sede em Santa Cruz (Bolívia) desenvolve os seus projetos arquitectónicos alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 lançada pela ONU-Habitat, incluindo Fome Zero, Saúde e Bem-estar, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Ação Climática. Além disso, a empresa foi admitida como membro da iniciativa 'New European Bauhaus', da Comissão Europeia para participar ativamente na cocriação de projetos e iniciativas alinhados com o Green Deal Europeu.
Vista da área das parcelas completada com a instalação de painéis fotovoltaicos para reduzir o consumo de energia e distribuir o excedente à rede...
Vista da área das parcelas completada com a instalação de painéis fotovoltaicos para reduzir o consumo de energia e distribuir o excedente à rede pública.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial