AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

ANFAJE: 10 anos de intensa atividade

Texto: ANFAJE - Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes07/04/2020
Imagen

Para assinalar este marco importante, a associação realizou um jantar comemorativo, durante o qual o Presidente da ANFAJE, João Ferreira Gomes, recordou os objetivos primordiais da sua constituição: a defesa, promoção e divulgação das vantagens das janelas, portas e fachadas eficientes. Com estes três objetivos principais, a ANFAJE tornar-se-ia numa associação comprometida com o aumento do conforto térmico e acústico, da qualidade e da eficiência energética dos edifícios portugueses. Comprometida com a inovação e o desenvolvimento tecnológico do setor. E comprometida com o reforço das qualificações de todos os profissionais do setor.

O Presidente da ANFAJE evocou ainda a vontade e o espírito associativo das cinco empresas, que, há dez anos, decidiram fundar a ANFAJE, para que o setor tivesse uma associação que pudesse representá-lo e defendê-lo, a nível nacional e internacional.

Assim, foi criada uma associação em que todas as empresas têm direitos e deveres iguais, independentemente da sua dimensão e/ou volume de faturação. Uma associação com um projeto ambicioso em que todas as empresas do setor podem e devem reconhecer-se. Uma associação que defende os interesses das empresas que produzem e instalam janelas, portas e fachadas. A única associação que dá resposta às inúmeras necessidades e anseios de um setor com enormes potencialidades de crescimento e sustentabilidade, mas também com imensos desafios e oportunidades. A única associação que representa todos os materiais e tecnologias necessários à execução de uma janela, porta e fachada eficiente. A única associação que representa o setor nas diversas instâncias nacionais e internacionais.

No seu discurso, João Ferreira Gomes realçou também o percurso da ANFAJE, ao longo dos seus dez anos, elencando as principais atividades e projetos desenvolvidos. Atividades e projetos que têm possibilitado prestigiar e acrescentar valor a todo o setor e a todas as empresas e profissionais. Atividades e projetos que têm vindo também a ser possíveis através do envolvimento dos seus Associados e através de um trabalho intenso com todas as entidades parceiras da ANFAJE.

Pró-ativa e sempre motivada, a ANFAJE procurou, desde o início, encetar parcerias com outras entidades que, na defesa de interesses comuns, a ajudaram a atingir os seus objetivos, nomeadamente a divulgação das vantagens das janelas, portas e fachadas eficientes e o reconhecimento da importância destes produtos na eficiência energética dos edifícios. Neste sentido, a ANFAJE estabeleceu parcerias com o LNEC, o ITeCons, a ANQEP, a ADENE e algumas agências de energia municipais, e, mais recentemente, com o LNEG, o Cluster Habitat Sustentável, a DECO, a FCT-NOVA, a PASSIVHAUS PORTUGAL e a AITVPP. E tornou-se membro da CPCI, da EuroWindoor e do Fórum Ibero-americano de Janelas, Portas e Fachadas.

Um projeto a destacar, em parceria com a ADENE, é a criação e desenvolvimento da etiqueta energética de janelas CLASSE+. Etiqueta que classifica o desempenho energético do produto, acrescentando-lhe valor, e que permite ao cliente particular fazer uma escolha informada sobre qual é o produto que melhor pode contribuir para o aumento do conforto térmico e acústico das habitações.

Para defender a Qualidade do setor, a ANFAJE tem ainda trabalhado em diferentes áreas: 1) formação profissional; 2) Promoção da Inovação; 3) Apoio a todos os projetos de I&D; 4) participação na CT 98 e na ISO/TC 162.

Ao fim de dez anos, a ANFAJE ganhou notoriedade e prestígio e sabe, que nos atuais e futuros projetos, terá de continuar a reforçar as metas alcançadas com o mesmo empenho, idoneidade e pró-atividade

De facto, a formação dos profissionais do setor tem sido uma das mais importantes linhas de ação da ANFAJE, que tem participado em projetos (como o Build-up Skills, o Curso para Instaladores de Janelas Eficientes CLASSE+ e a Pós-graduação Engenharia das Fachadas) e organizado vários seminários, workshops e encontros que já abordaram várias temáticas, como por exemplo, a Marcação CE, as áreas Comercial e Marketing, a qualidade da instalação e o Business Coaching.

Outra linha de ação importante, e que tem sido contínua desde a constituição da ANFAJE até aos dias de hoje, é o desenvolvimento do mercado das janelas, portas e fachadas eficientes e, nesse sentido, a associação tem realizado diversas ações para promover as vantagens dos produtos do setor. Reforçando estas ações, a ANFAJE tem participado nas mais importantes feiras nacionais e internacionais, publicado folhetos técnicos para ajudar o cliente particular aquando a compra de novas janelas, participado em eventos de parceiros e divulgado os principais apoios financeiros existentes para a substituição de janelas. Em 2019, publicou, em parceria com a Vida Imobiliária, o primeiro Guia qualificado das empresas do setor.

Para transmitir as suas mensagens, ganhar visibilidade e também divulgar as janelas, portas e fachadas eficientes, a ANFAJE procurou sempre colaborar com as revistas técnicas especializadas e escreveu vários artigos de opinião e notícias nos meios de comunicação social nacionais. Mais recentemente, formalizou uma parceria com a revista Novoperfil Portugal, a única revista portuguesa que é totalmente dedicada ao setor da envolvente envidraçada dos edifícios e a qual será a sua porta-voz.

Após a comemoração de 10 anos de existência, a ANFAJE prepara, com energias redobradas, o trabalho para as próximas décadas, liderada pelos seus princípios, dedicada aos seus compromissos, fortalecendo as suas parcerias e valorizando e representado o seu setor. Para tal, continuará a contar com a colaboração de todos os seus Associados para tornar a ANFAJE ainda mais forte. Assertiva na prossecução dos seus objetivos, sabe que, nas próximas décadas, o setor terá como principais desafios: a qualificação da mão-de-obra, a falta de mão-de-obra e a continuada luta contra a concorrência desleal. Outro vetor importante será a permanente exigência junto do poder político para a necessidade de execução concreta de políticas públicas que possam apoiar a melhoria do conforto térmico e acústico das habitações portuguesas.

Ao fim de dez anos, a ANFAJE ganhou notoriedade e prestígio e sabe, que nos atuais e futuros projetos, terá de continuar a reforçar as metas alcançadas com o mesmo empenho, idoneidade e pró-atividade.

Celebração do 10.º aniversário da Anfaje no jantar comemorativo que decorreu em janeiro de 2020

Celebração do 10.º aniversário da Anfaje no jantar comemorativo que decorreu em janeiro de 2020

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial