AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
É um projeto ambiental, económico e cultural em fase de conceção

Comissão Europeia lança a ‘nova Bauhaus’ para promover a arquitetura e a sustentabilidade

Redação Induglobal20/01/2021

A 18 de janeiro, a Comissão Europeia lançou a fase de conceção da iniciativa ‘Nova Bauhaus Europeia’, anunciada pela Presidente, Von der Leyen, no seu discurso sobre o Estado da União para 2020.

Imagen

A ‘Nova Bauhaus Europeia’ é um projeto ambiental, económico e cultural cujo objetivo passa por combinar design, sustentabilidade, acessibilidade económica e investimento para contribuir para o cumprimento do Pacto Verde Europeu.

Os seus valores fundamentais são a sustentabilidade, a estética e a inclusão.

O objetivo da fase de conceção visa moldar o conceito explorando ideias, identificando as necessidades e os desafios mais prementes e ligando as partes interessadas.

Um dos elementos desta fase de conceção será a abertura pela Comissão da primeira edição do Prémio Europeu Nova Bauhaus já nesta primavera.

Esta fase de conceção levará, no outono deste ano, à publicação de convites à apresentação de propostas para dar vida às ideias da Nova Bauhaus Europeia em pelo menos cinco locais nos Estados-membros da UE, utilizando fundos da UE a nível nacional e regional.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que “a nova Bauhaus Europeia é um projeto de esperança para uma melhor forma de viver, em conjunto, após a pandemia. Tenta combinar sustentabilidade com estilo, para aproximar o Pacto Verde Europeu das pessoas e da sociedade. Precisamos de todos os tipos de mentes criativas - designers, artistas, cientistas, arquitetos e outros cidadãos - para fazer da Nova Bauhaus Europeia um sucesso”.

Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, disse, por seu turno, que “a nossa ambição com a Nova Bauhaus Europeia é desenvolver um quadro inovador que apoie, encoraje e acelere a transformação ecológica, combinando a estética com a sustentabilidade. Ao criar uma ponte entre o mundo da arte e da cultura, por um lado, e o mundo da ciência e da tecnologia, por outro, garantiremos a participação de toda a sociedade: os nossos artistas, os nossos estudantes, os nossos arquitetos, os nossos engenheiros, os nossos professores e investigadores e os nossos inovadores. Este movimento vai desencadear uma mudança sistémica".

A portuguesa Elisa Ferreira, Comissária para a Coesão e Reformas, vincou que esta iniciativa “é sobre a nossa forma de viver em conjunto, os nossos valores, os nossos espaços comuns de trabalho e de lazer, as nossas experiências coletivas e pessoais. É um projeto para todas as regiões e territórios da Europa. Ao promover soluções acessíveis, deverá contribuir para a coesão social e para a resolução de problemas de habitação. Se queremos que as coisas mudem realmente à nossa volta, se queremos levar uma vida mais plena e mais sustentável, temos de pensar em como a nova Bauhaus Europeia pode servir de ponte entre a conceção de novas ideias e a sua implementação em locais físicos. Para o efeito, estamos a explorar, em todos os departamentos da Comissão, como mobilizar os nossos instrumentos para iniciar um pacote concreto da Nova Bauhaus Europeia”.

Contexto

A nova Bauhaus Europeia é uma iniciativa criativa que quebra as fronteiras entre ciência e tecnologia, arte, cultura e inclusão social para que o design possa fornecer soluções para os problemas quotidianos.

No website criado especificamente para a iniciativa, artistas, designers, engenheiros, cientistas, empresários, arquitetos, estudantes e todos os interessados podem partilhar exemplos de realizações que podem servir de fonte de inspiração para a nova Bauhaus Europeia, as suas ideias sobre como esta tendência deve tomar forma e evoluir, e as suas próprias preocupações e desafios.

Nos próximos meses, a Comissão Europeia atribuirá prémios aos exemplos existentes de integração dos valores-chave da iniciativa que podem estimular o debate sobre os lugares em que vivemos e a sua transformação.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial