Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

A Walters acaba de lançar uma nova plataforma digital para o seu Salary Survey 2021

77% dos profissionais de engenharia procuram uma nova oportunidade de emprego em 2021

Redação Induglobal20/01/2021
Dados são divulgados pela Robert Walters, consultora de recrutamento especializado para postos intermédios e diretivos a nível global.
Imagen
Segundo a pesquisa, apenas 34% dos profissionais que trabalham em engenharia e operações são mulheres, e existe uma necessidade de talento moderada no mercado.
77% dos profissionais de engenharia e operações procuram uma nova oportunidade de emprego em 2021 e 6 em cada 10 estão confiantes relativamente a oportunidades de emprego no seu setor. Apenas 22% esperam um aumento salarial em 2021.
Por outro lado, as empresas inquiridas afirmaram com 82% de probabilidade a possibilidade de oferecerem bónus este ano aos colaboradores nas áreas de engenharia e operações em cargos de gestão e diretivos, e com 64% de probabilidade de o fazerem para posições de menor senioridade.
Quando questionados sobre o que mais valorizam num empregador em 2021, os profissionais de engenharia e operações destacaram na sua maioria uma excelente remuneração e benefícios, planos de carreira claros e definidos, e uma cultura e colegas de trabalho que inspirem.

Quanto aos estilos de trabalho preferidos para estes profissionais, o top 3 seria a possibilidade de horário flexível, maior foco no bem-estar e uma melhor utilização da tecnologia.

Salários

Em relação aos salários em 2021, espera-se um ligeiro aumento de até 10% para cargos de engenharia.

A melhoria será mais visível no que diz respeito ao 'salário emocional', por exemplo opções de trabalho flexível ou remoto e outros benefícios. Quanto às variáveis e bónus, as metas para 2021 são muito mais agressivas, com uma parte variável potencial mais forte que também seria mais difícil de atingir.

Ainda assim, um número cada vez maior de profissionais está aberto a mudar de projeto mesmo sem obter um aumento salarial, se for por uma oportunidade com projeção mais forte, com possibilidade real de crescimento, ou com maior estabilidade.

O mercado terá de estabilizar para que os salários voltem a aumentar.

Impacto da Covid-19 nos setores de engenharia e operações

Alguns setores, como Real Estate e Construção, sentiram mais o impacto da pandemia porque dependiam de setores como Hotelaria e Turismo, que foram severamente afetados.

No entanto, a Covid-19 também impulsionou alguns setores como Produção Alimentar, Saúde, Pharma e Biotech, Logística e Supply Chain e FMCG.

No terceiro trimestre, houve uma melhor adaptação à nova normalidade em termos de orçamento e metas, novos modelos de trabalho e organização da produção, bem como no que diz respeito a políticas de RH e estratégias de onboarding remoto.

Finalmente, no final de 2020 houve uma forte procura de perfis de engenharia em indústrias em crescimento que se adaptaram bem a um ambiente de constante mudança.

Além disso, a notícia de uma nova vacina em novembro aumentou a confiança do mercado.

Top tendências de contratação nos setores de engenharia e operações em 2021

Quanto às tendências de contratação em 2021, Portugal enfrenta atualmente vários desafios, mas também oportunidades.

Por um lado, desafios de produtividade, competitividade, reindustrialização e infraestrutura.

Por outro lado, oportunidades provenientes do mercado de energia renovável, os estímulos económicos da UE e uma recuperação económica.

Habilidades imprescindíveis em 2021 para perfis de engenharia e operações

Além dos conjuntos de habilidades técnicas necessários para engenharia, o mercado tem exigido cada vez mais profissionais com soft skills específicas: resiliência, dinamismo, proatividade, habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipa, forte sentido de responsabilidade e capacidade de se motivar e motivar os outros são algumas das principais competências pessoais que as empresas procuram ativamente nos candidatos.
Da mesma forma, o compromisso e a capacidade de ser um bom embaixador da marca, independentemente da função e do nível de responsabilidade, são também muito apreciados para criar um ambiente saudável, positivo e construtivo que beneficie a empresa e os empregados.

Como atrair e manter o melhor talento de engenharia e operações em 2021?

François-Pierre Puech, Country Manager da Robert Walters Portugal e Head da divisão de Engenharia e Operações, diz que "durante e após uma crise económica, as empresas devem ter em mente que recrutar novos talentos pode ser simultaneamente mais fácil e mais complexo. Mais fácil, porque há mais profissionais disponíveis no mercado em busca de uma nova oportunidade de trabalho".

No entanto, acrescenta, "pode ser mais complexo recrutar o melhor talento, pois os perfis mais fortes não estarão tão abertos a mudar para um projeto diferente. A zona de conforto ficou ainda mais confortável e a incerteza associada a uma mudança de emprego aliada ao aumento salarial contido que as empresas podem oferecer tornam a decisão de mudar mais difícil".

“Os responsáveis de contratação devem concentrar-se em fazer corresponder as suas expectativas - desde antiguidade, habilidades de gestão, conhecimentos técnicos, perfis plug & play ou profissionais vindos de um concorrente direto - à realidade da sua oferta: interesse e complexidade do projeto, visibilidade, pacote salarial, atratividade da marca e benefícios da empresa. Para atrair o melhor talento, as empresas devem definir claramente as principais responsabilidades da função, os requisitos do perfil que procuram, e também verificar se o pacote salarial e de benefícios está em linha com o mercado. Não há nada mais improdutivo do que lançar uma oferta de emprego sem verificar tudo isto”, adianta o responsável.

Recorde-se que a Robert Walters acaba de lançar uma nova plataforma digital para o seu Salary Survey 2021.

A plataforma inclui informação salarial para centenas de funções em 31 países, vídeos de especialistas sobre as principais tendências de emprego para cada área de especialização e de mercado e infográficos sobre as expectativas das organizações e profissionais para 2021 baseados em dois estudos realizados pela Robert Walters a nível global em dezembro de 2020.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial