A Steni é uma marca internacional de painéis de revestimento de fachada em compósito de pedra reforçado, de origem norueguesa, com mais de 65 anos de atividade e 50 milhões de m2 de painéis aplicados um pouco por todo o mundo, cuja missão é estar atenta, criando soluções inovadoras e diferenciadoras face à concorrência para o segmento dos revestimentos exteriores, fachadas e coberturas.
Jardim de Infância Omsorgsbygg, Oslo. Foto: Hundven Clements.
A nossa forma de abordar o mercado é também muito diferenciadora, diria mesmo disruptiva pois, para além de nos focarmos na inovação de produtos e serviços, colocamos o produto diretamente de fábrica no local da obra, muitas vezes já pronto para aplicar, o que tem enorme impacto na redução do preço/m2 para o cliente.
Na Steni acreditamos que o segmento da construção dedicado ao revestimento de fachadas continuará a ter uma evolução impactada pelo avanço das tecnologias, nomeadamente as digitais no apoio ao projeto e construção, e pela economia do baixo carbono, com reflexos na melhoria dos processos produtivos, construtivos, impacto na redução de custos com a climatização dos espaços interiores dos edifícios e longos ciclos de vida do produto e da construção.
Assim, na Steni apostamos em ter sempre todos os detalhes construtivos, instruções de aplicação e ferramentas digitais de apoio a arquitetos e outros projetistas, construtores e donos de obra: peças BIM, simulador virtual de aplicação, etc. Em termos de sustentabilidade, o painel de revestimento da Steni, de acordo com estudos de entidades de terceira parte, apresenta dos melhores resultados de análise de ciclo de vida se comparado com diferentes produtos de base, como por exemplo os materiais HPL ou o fibrocimento.
A abordagem da Steni ao mercado português faz parte de uma nova estratégia de expansão global da marca, que inclui grandes mercados como os Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá e França.
Portugal foi um dos mercados escolhidos pela Steni por vários motivos. Em primeiro lugar, pela prospeção ao mercado e contactos pré-existentes com parceiros nacionais no domínio comercial e de marketing. Por outro lado, a arquitetura em Portugal é muito interessante e conceituada: fazemos uma aposta na disseminação de bons exemplos para outros mercados. Além disso, as oportunidades de mercado para produtos de longa duração, sem manutenção e com boas credenciais de sustentabilidade, foram consideradas por nós como muito boas em Portugal.
A arquitetura em Portugal é muito interessante e conceituada: fazemos uma aposta na disseminação de bons exemplos para outros mercados
Os desafios que o mercado nos coloca estão relacionados com os diferentes stakeholders, nomeadamente ao nível da satisfação dos requisitos dos arquitetos e projetistas, promotores e construtores/aplicadores. Trata-se de um mercado para o qual temos de oferecer inovação e ferramentas para a criatividade ao nível do prescritor, por outro lado, dada a concorrência, ter preços competitivos e dar garantias ao dono de obra/ promotor em como o produto é seguro, com longevidade e de baixo nível de manutenção para que estes agentes possam estar confiantes e ter ganhos com a sua escolha. Não podemos também esquecer que temos de dar serviço ao construtor/aplicador: uma solução de revestimento de fachadas que seja entregue na obra com o máximo possível de customização possível (pré-furações, cortes à medida, uniões de canto em L e em U, etc.) fazem com que este tenha ganhos em tempo, tempo é dinheiro, e simultaneamente reduza as possibilidades de erros e reclamações por parte do dono de obra. Na Steni é a isto que estamos atentos porque julgamos que é o que este segmento de mercado exige.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício