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"A A.Rita, mais do que vender produtos, procura vender soluções"

Entrevista com Albino Rita, Gerente da A.Rita

Ana Clara06/05/2021

A A.Rita, empresa que atua no comércio de ferragens e comercializa soluções para portas e janelas, celebra este ano o seu 25.º aniversário. Albino Rita, gerente da empresa, faz um balanço destas duas décadas e meia e garante: "a ambição, a dedicação e o empenho que tinha em 1996 são as mesmas que procuro impor em 2021".

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A A.Rita está a celebrar os 25 anos de existência. Que balanço faz deste percurso?

É verdade, a A.Rita orgulha-se de comemorar o seu 25º aniversário no dia 3 de junho. Tudo começou em 1996, quando decidi iniciar este novo projeto. A experiência acumulada como sócio-gerente numa empresa de serralharia de alumínio abriu-me novos horizontes e decidi abraçar um novo desafio. O 'mundo' dos acessórios já não era novidade e senti que poderia fazer a diferença neste mercado e dar um contributo positivo. Claro que, tal como noutras áreas da nossa vida, nem sempre foi ou é, atualmente, um caminho fácil. O foco da A.Rita sempre foi, desde o início, na diferenciação de produtos num mercado exigente e em constante evolução. O início da atividade foi marcado por adaptações ao mercado da altura, procura de novos produtos (o facto de trabalhar na área não era sinónimo de que conhecia tudo) e prospeção de fornecedores.

No que diz respeito à concorrência, já na altura era forte e com muitos anos de experiência. Contudo, acredito que há espaço para todos e que todos temos direito ao nosso percurso. Em 25 anos tivemos vários concorrentes, os quais aproveito para cumprimentar e congratular pelo seu percurso, uns ainda em atividade e outros, por motivos diversos, tiveram que encontrar novos desafios. Ainda assim, consideremos que o mercado concorrencial nos desafia e nos impele a ser melhores. Muitas vezes, costumo dizer às pessoas com quem trabalho, que sempre idealizei uma A.Rita 'pequena por fora mas grande por dentro', pois acredito que a força de uma empresa está, tal como uma casa, nos alicerces que forem criados. Em tom de brincadeira e de desafio, costumo dizer aos colaboradores da A.Rita e, até a clientes, que não somos melhores nem priores que os nossos concorrentes, procuramos ser diferentes. Ao longo deste período sei que há alturas que o conseguimos, outras não, mas o percurso de uma empresa é pautado por altos e baixos. Mas uma coisa é certa, a ambição, a dedicação e o empenho que tinha em 1996 é a mesma que procuro impor em 2021.

Os últimos anos têm sido fantásticos, sendo de destacar que o ano de 2020 foi o auge, pois alcançámos o melhor ano de sempre. Graças ao empenho, dedicação e profissionalismo de colaboradores, clientes e fornecedores, temos conseguido caminhar e crescer de forma sustentada e controlada. Desde 2016 que temos registado subidas percentuais significativas, que, no meu entender, revela que os valores que temos adotado ao longo dos tempos são os acertados.

Que iniciativas vão desenvolver no âmbito do aniversário?

Quando começamos a pensar nas comemorações do 25º aniversário, idealizamos que seria uma ótima oportunidade para apresentarmos as atuais instalações aos nossos clientes. É de realçar que mudamos de instalações em junho de 2020, altura em que a situação pandémica já não dava 'tréguas', e nunca tivemos oportunidade de 'abrir as nossas portas' aos nossos clientes e fornecedores. Temos previsto um conjunto de iniciativas para colaboradores, clientes e fornecedores. Estas iniciativas têm data prevista para setembro/outubro. É evidente que tudo aquilo que temos previsto estará sujeito ao estado atual da pandemia da altura, pelo que as alterações poderão ocorrer. Ainda assim, e à data, podemos adiantar que temos previsto convidar clientes, em grupos reduzidos, para respeitar as regras de saúde pública, para que possamos apresentar as nossas instalações, novas metodologias de trabalho que estamos a implementar e já pensadas há muito tempo, como a introdução de uma área reservada para clientes no nosso site e a implementação de um sistema de picking na gestão do armazém. Pretendemos também aproximar as relações com os nossos clientes, pois foi um ano, mesmo com todas as estratégias tecnológicas disponíveis, de maior afastamento, em que as visitas foram mais tecnológicas do que presenciais, que o gesto do cumprimento deu lugar ao digital e à chamada telefónica. Não podemos negar que esta atual situação nos privou de muita coisa, mas temos a certeza que procuramos fazer o nosso melhor para que os nossos clientes continuassem a ter o nosso melhor serviço.

Também temos um conjunto de iniciativas para os fornecedores. Consideramos que são um dos pilares fundamentais da sustentabilidade da A.Rita, pois acreditamos que todo o apoio que nos têm prestado em termos de inovação de produtos, serviço pós-venda, fiabilidade e qualidade dos artigos têm sido determinantes para o nosso sucesso.

Temos igualmente pensadas algumas iniciativas para os nossos colaboradores. A este respeito não me irei alongar muito pois perderia o fator-surpresa. Ainda assim, não quero deixar de agradecer todo o apoio, profissionalismo e dedicação que têm demonstrado ao longo destes anos. E aqui não destaco apenas os que connosco trabalham nesta altura, mas também todos aqueles que já pela A.Rita passaram. Acredito que todos eles deixaram um pouco da sua marca e que levaram também um pouco da A.Rita consigo. Mas claro que devo enaltecer, pois é merecido, quem connosco partilha a sua vida com a A.Rita. É com orgulho que verifico que temos colaboradores com 21, 18, 16 e 13 anos de 'casa'. Com isto não quero dizer que somos perfeitos, mas que juntos procuramos fazer a diferença! Não somos muitos, somo dez, onde me incluo, mas com eles cresci, pude realizar algumas ambições e projetos que estavam na minha cabeça, ajudaram-me a tornar possível o que era um sonho meu e que deram voz aos valores que lhes procurei passar. Por isso, destaco todo o apoio prestado de quem partilha grande parte do seu tempo num espaço que considero 'casa' – a A.Rita: Pedro, Rosa, Elsa, João, Orlando, Nélia, Susete, Tiago e, mais recentemente, Tânia. Para a maior parte de quem irá ler esta notícia pensarão que são nomes banais, mas para mim têm um enorme valor. No meu pensamento ficam aqueles que passaram e, como disse, deixaram a sua marca e no meu horizonte aqueles que farão parte deste projeto que tenho o prazer de dirigir. Como vemos, temos várias ideias relativamente ao nosso aniversário, outras coisas gostaríamos de fazer, mas procuraremos que seja marcante. Claro que haverá várias surpresas!

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Fale-me um pouco da história da empresa até aos dias de hoje e onde se posiciona atualmente.

Fundada em 1996, a A.Rita conta com vastos anos de experiência em comércio de ferragens, mercado pautado por uma constante evolução e extrema competitividade. Apostamos na especialização, tanto em produtos mais técnicos e complexos, como em envolventes tecnológicas mais avançadas, tais como os sistemas de segurança ou o controlo de acessos. Um acompanhamento próximo do mercado permitiu aferir necessidades específicas e permitiu que a empresa progredisse para a prestação de um serviço complementar, passando a disponibilizar ações de formação e informação, no sentido de tornar os prescritores e instaladores mais conhecedores das inovações que surgem diariamente e mais recetivos à implementação de novas soluções. Com esta atitude a A.Rita pretende, cada vez mais, distanciar-se da imagem da tradicional loja de ferragens, explorando a vertente dos produtos mais técnicos e posicionando-se como o parceiro que detém o know-how para aconselhar e as competências para formar. Para assumir este papel de especialista, a A.Rita conta com o apoio das melhores marcas do setor, obtendo assim reconhecimento e notoriedade por parte dos seus clientes e fornecedores.

Como já referi anteriormente, um dos grandes desafios no início da A.Rita foi a prospeção de fornecedores. Aliás, hoje em dia reconheço que a seleção era feita mais pelos fornecedores do que pela própria A.Rita. Considero isto perfeitamente normal, pois já na altura havia diversos concorrentes com anos de experiência e com caminho percorrido que a A.Rita não tinha. Ainda assim, esta dificuldade inicial nunca fez a A.Rita desistir ou abandonar a ideia que estava a sua génese. Na altura, muitas portas se abriram e muitas outras se fecharam e outras ficaram entreabertas, mas o destino estava traçado. A nossa persistência, os valores que fomos passando e a nossa forma de estar e ser fez com que as portas entreabertas e fechadas se abrissem e que aqueles que sempre acreditaram em nós, mesmo estando a dar os primeiros passos, se reforçassem laços de parceria e união. É curioso ver, hoje em dia, que diversos fornecedores procuram a A.Rita para divulgar os seus produtos. No entanto, isto não nos envaidece, apenas nos reforça o caminho percorrido e a importância de sermos humildes e coerentes na forma de trabalhar.

Da mesma forma que não esquecemos as primeiras parceiras e os votos de confiança, também não esquecemos as mais recentes e as que fiz pelo caminho. A par de colaboradores e clientes, os fornecedores têm um papel fundamental na A.Rita pois ajudam-nos a oferecer aos clientes soluções inovadoras e diferenciadoras no mercado. Acredito que a sinergia criada com cada uma das marcas, nacionais e estrangeiras, mais ou menos forte, com maior ou menor volume, é especial e agradecemos porque nos ajudam a crescer. Sabemos e temos a humildade de reconhecer que nem tudo foi perfeito, mas foi sempre com a consciência que na altura era o melhor e que seria benéfico para as duas partes. Por vezes, algumas escolhas de parcerias foram fundamentadas em parceiras já existentes, pois de nenhuma forma poderíamos esquecer aqueles que sempre acreditaram em nós e nos ajudaram. Felizmente, muitos deles ainda nos ajudam a crescer.

Em termos cronológicos, a A.Rita conta já no seu currículo com das mudanças. A primeira ocorreu em 2004 quando mudámos das instalações de uns anexos da minha casa para Leiria. Esta mudança tornou-se essencial por dois motivos. O primeiro pela necessidade de um espaço maior que pudesse armazenar todos os artigos em stock e o segundo, para estarmos mais próximos dos nossos clientes dado ser uma localização mais central. Hoje vejo esta decisão como fundamental no nosso crescimento e ainda bem que foi tomada. A vinda para Leiria aproximou-nos dos nossos clientes, mas ainda hoje muitos dos nossos clientes e fornecedores se recordam das visitas às instalações na pequena localidade das Várzeas, freguesia do Souto da Carpalhosa. Em 2020 mudámos para as atuais instalações. Em pleno contexto de pandemia Covid-19 embarcámos numa nova aventura. Mais uma vez a necessidade urgente de espaço para acondicionar os produtos existentes e os novos e a criação de novas parceiras levaram-nos a dar mais um 'passo'. O atual espaço é quatro vezes superior em termos de superfície.

Se atualmente vejo a primeira mudança como essencial, a última mudança ainda não consigo avaliar, mas sinto que daqui a alguns anos estarei a falar da mesma forma. Aliás, o espaço onde nos encontramos é um local com forte implementação industrial, o que reforça a nossa imagem.

Em termos de crescimento, a A.Rita está a trabalhar com muito empenho e dedicação para que, no final de 2023, possamos estar a falar num aumento médio de 50% no volume de negócios comparativamente ao ano de 2020. Sabemos que ainda há muito caminho a percorrer, mas estamos também conscientes que com as pessoas que temos, parceiras existentes e dedicação tudo será possível.

Analisando o percurso e vendo onde nos posicionamos atualmente no mercado, acreditamos que a nossa atividade não se resume apenas a acessórios para caixilharia de alumínio. Apresentamo-nos hoje como uma empresa que comercializa soluções para portas e janelas, englobando assim soluções tecnológicas e mecânicas. A principal preocupação da A.Rita é ir ao encontro das necessidades dos seus clientes, apresentando soluções inovadoras e diferenciadores do mercado. Pretendemos que os nossos clientes possuam as ferramentas necessárias para enfrentarem os novos desafios. Mais do que acessórios, comercializamos soluções!

O mercado da caixilharia de alumínio tem estado em constante evolução nos últimos anos. Em termos tecnológicos e inovação, em que medida é hoje um setor competitivo?

Sem dúvida! O mercado da caixilharia de alumínio tem sofrido uma enorme evolução, sendo de destacar o excelente contributo dos fabricantes de acessórios, produtores de vidros, extrusoras e empresas detentoras de sistemas inovadores de isolamento térmico/acústico. A sinergia entre todos, ainda que em mercado concorrencial, têm contribuído para novos e mais eficientes produtos, melhorando substancialmente a oferta ao cliente final. Entendemos que hoje, quem constrói uma casa tem ao seu dispor uma panóplia de soluções.

No que se refere ao nosso setor, muito alavancado ao ramo da construção civil, assistimos igualmente a um conjunto de inovações que permitem aos nossos clientes possuir ferramentas para apresentar e implementar no seu dia-a-dia e assim diferenciá-los nos serviços prestados. Sentimos uma enorme evolução, por exemplo, na área do controlo de acessos. Hoje em dia é possível deter sistemas bastantes complexos que nos permitem conceder autorizações à distância para entrar numa porta e, ainda, ter o controlo de quem entrou e a que horas o fez. Para além de tudo isto, a evolução do controlo de acessos permite a gestão de utilizadores num determinado ponto de acesso, sendo ele biométrico, teclado, cartão ou tag de forma instantânea e sem ter me deslocar à porta onde o mesmo esteja instalado.

Já é possível também controlar a abertura ou fecho de janelas basculantes, projetantes e claraboias mesmo estando longe das mesmas, ou mesmo saber qual o seu estado para poder decidir o que é necessário fazer. Apesar de já existirem sistemas de sensores de chuva, vento e sol, é ainda possível eu proceder ao fecho da minha claraboia, por exemplo, enquanto estou a trabalhar num local longínquo.

No que diz respeito a automatismos, a evolução também tem sido fantástica. Ainda para mais numa situação atual em que se valoriza o menor contacto possível com as superfícies, todos os sistemas de abertura automática de portas ganharam especial destaque.

Associado a tudo isto, devo também destacar a evolução ao nível da segurança dos sistemas de abertura/fecho de janelas, bem como a evolução na área dos produtos que melhoram, não só a eficiência térmica e acústica, mas também a estanquidade à água e ao ar. Na A.Rita estamos atentos a estas inovações, pois acreditamos que a correta instalação de uma janela melhora em muito o conforto e sustentabilidade de uma habitação.

Por último, gostava de salientar a vertente sustentável do alumínio, dado que é 100% reciclável sem nunca perder as suas caraterísticas únicas. Reforço aqui a preocupação ambiental ao permitir a reciclagem de janelas antigas em novas. Esta é apenas uma 'gota' na proteção do nosso planeta, mas é certamente mais um 'passo'.

Estes são apenas alguns exemplos que mostram a vitalidade do nosso setor e que podem contar connosco na apresentação de produtos inovadores e que facilitem a vida de quem os adquire. Mais uma vez realço que a A.Rita, mais do que vender produtos, procura vender soluções.

Albino Rita
Albino Rita.

Recentemente, com a renovação do nosso site, tivemos oportunidade de atualizar as nossas áreas de negócio e podemos contar com oito grandes áreas: acessórios para alumínio, automatismos, controlo de acessos, controlo de portas, ferramentas, isolamento térmico/janelas eficientes, painéis/portas e perfis standard/chapas de alumínio

Fale-me dos produtos que a empresa comercializa e dos segmentos, tendo em conta que os automatismos e controlos de portas e janelas são outras áreas de negócio.

Recentemente, com a renovação do nosso site (www.arita.pt), tivemos oportunidade de atualizar as nossas áreas de negócio e podemos contar com oito grandes áreas: acessórios para alumínio, automatismos, controlo de acessos, controlo de portas, ferramentas, isolamento térmico/janelas eficientes, painéis/portas e perfis standard/chapas de alumínio.

A área dos acessórios para alumínio é essencial no nosso negócio, para a qual muito contribui as parcerias com diversas marcas de prestígio e reconhecimento nacional e internacional. Podemos, a título de exemplo, salientar os acessórios para a abertura/fecho de janelas/sacadas e portas de entrada. O principal destaque hoje em dia está nos sistemas ocultos de oscilobatente, batente, basculantes e, mais recentemente, portas. As melhorias introduzidas a este respeito promovem a estética e o design de uma forma fantástica. Nada como comprovar as possibilidades existentes num serralheiro perto de nós!

Outra das áreas são os automatismos e motores para janelas e portas. Destacamos as diversas opções para abertura automática de portas para um menor contacto com as superfícies e maior facilidade no acesso aos locais. O nosso cliente poderá optar por motores para janelas projetantes, basculantes, claraboias e lamelas exteriores do nosso vasto leque de soluções. Em todas as soluções, é garantida a facilidade de aplicação, programação e manutenção.

Garantindo um conjunto de fatores que consideramos determinantes, como a segurança, a adaptação às necessidades, o conforto e a funcionalidade, o controlo de portas é uma das áreas de especial destaque na A.Rita. Com a criação das nossas parcerias estratégicas, queremos garantir que apresentamos um vasto leque de soluções de cilindros, fechaduras, barras antipânico, molas aéreas e de pavimento, puxadores, entre outros, para o satisfazer as necessidades dos nossos clientes. É nosso objetivo aliar a segurança à funcionalidade.

Os sistemas de controlo de acesso têm vindo a vincar a sua posição na sociedade atual pelo seu nível de segurança, funcionalidade e controlo que permitem. A sua aplicação é vasta, desde a habitação particular, passando por portas de entrada de prédios/condomínios e até armazéns e escritórios. Dispomos de soluções mais simples e mais complexas que exigem recurso a software de gestão. Este controlo poderá ser realizado por teclado, leitor de cartões, pulseira de proximidade, tag, controlo biométrico ou, mais recentemente, aplicações disponíveis para Android e iPhone.

A área das ferramentas, uma das mais recentes novidades da A.Rita, foi pensada na lógica de conceder aos nossos clientes mais uma opção no mercado. Reconhecemos a importância de encontrar soluções que permitam produzir de forma mais rápida, fácil e com elevados padrões de segurança. Neste sentido, oferecemos um vasto leque de ferramentas manuais e elétricas na gama bricolage e, essencialmente, na gama profissional.

À medida que o isolamento dos edifícios é melhorado, a importância da ventilação aumentou. As perdas de energia são alvo da nossa atenção, sendo as janelas e as portas dos principais focos de perda de calor. Possuímos vários produtos que proporcionam a selagem entre juntas exteriores e a estrutura do edifício, destacando-se a estanquicidade do ar e proteção contra humidade no interior, isolamento térmico e acústico no edifício e proteção do tempo e do vento do exterior. Nesta temática, ganha também destaque os ventiladores que ajudam na circulação e renovação do ar dos edifícios.

A porta de entrada de uma casa é um item indispensável, pois será responsável não só pela segurança, como também por ser um 'cartão de visita'. Nesse sentido, é fundamental que a porta 'respeite' o estilo da arquitetura da habitação, existindo diversos modelos, desde os mais tradicionais aos mais modernos e inovadores. Auxiliamos o nosso cliente na seleção do modelo ideal, sem nunca esquecer fatores como a segurança e o isolamento térmico e acústico. Acreditamos que estes aspetos conferem um maior nível de conforto e bem-estar!

Por fim, mas não menos importante, a A.Rita 'abraçou' também a área de perfis standard/chapas de alumínio. Procuramos acrescentar uma nova gama de artigos e assim responder às principais necessidades do mercado, sobretudo pelo stock de medidas, cores e espessuras alternativas às existentes. Consideramos que os perfis standard e as chapas de alumínio têm ganho especial destaque nas rotinas de trabalho dos nossos clientes e daí a nossa aposta nesta área de negócio.

Considera que, atualmente, os cidadãos já dão uma importância maior à qualidade das janelas, portas, isolamento e eficiência energética?

De forma clara, sim! É habitual os nossos clientes solicitarem à A.Rita novos produtos. Muitas vezes, estes pedidos resultam de uma tentativa de melhorar os serviços prestados ou os procedimentos de trabalho, mas outras vezes resultam de pesquisas que o 'consumidor final' faz e que colocaram aos nossos clientes. É habitual o proprietário de uma casa já chegar ao pedido de orçamento com o tipo de série de alumínio, isolamento, acessórios e vidro que pretendem. É claro que a prescrição dos arquitetos ajuda muito, mas a informação que temos disponível no mundo digital facilita o esclarecimento de dúvidas e definição daquilo que se pretende. A este respeito será importante realçar os investimentos dos nossos clientes em showrooms/exposições. No nosso entender, estes espaços permitem aos nossos clientes apresentar as diversas soluções que têm, facilitando a demonstração. É mais fácil explicar o valor de um orçamento com a demonstração dos artigos que nele estão envolvidos. Cada vez mais se pensa e fala em casas sustentáveis e energeticamente eficientes. Procura-se agora, mais do que há uns tempos atrás, soluções que garantam o isolamento e a eficiência e a A.Rita está atenta a esta mudança, procurando soluções que respondam às necessidades dos seus clientes.

E parcerias, qual tem sido o vosso envolvimento nesta matéria?

Todos os nossos fornecedores são nossos parceiros e convido a uma visita ao nosso site para que possam consultar todas as marcas que representamos. Como já referi, todas são importantes para nós, independentemente do volume de compras envolvido. Acreditamos que há algo muito forte que nos une, pois mantemos muitas parcerias desde o início do percurso da A.Rita. Ainda assim, a título exemplificativo e porque foi a última criada, tenho a ousadia de apresentar a nossa mais recente parceira com a empresa Montra Verbal, que é especializada na venda e distribuição de produtos têxteis para indústria, uniformes e brindes. Grande parte dos nossos clientes tem apostado na aquisição de fardas para os seus colaboradores, reforçando a identidade corporativa. Neste sentido, acreditamos que esta é mais uma parceria que oferecerá um serviço aos nossos clientes na área do vestuário. Para além disso, a Montra Verbal também disponibiliza um conjunto de equipamentos de proteção individual, nomeadamente ao nível do calçado, destacando-se pelo design, conforto e segurança.

Mais uma vez reforço o lugar especial que cada uma das parcerias tem na A.Rita. Aliás, no nosso showroom é habitual existir uma “ilha” onde destacamos uma das marcas, que é rotativa e varia ao longo do ano. Acima de tudo, procuramos estabelecer relações de confiança com os nossos fornecedores, procurando dar-lhes informações sobre as necessidades do mercado e garantir-lhes a divulgação dos seus produtos. Numa primeira fase procuramos conhecer o produto em pormenor, analisamos a sua montagem e aplicação internamente em equipa para que possamos, mais tarde, apresentar aos nossos clientes. Estamos conscientes que quando conhecemos o produto mais fácil será vendê-lo. Mais uma vez procuramos diferenciar-nos pelo nosso know-how e pelo serviço que prestamos aos nossos clientes.

Como tem a empresa lidado com a pandemia e de que forma se adaptou a esta nova realidade que trouxe, como é sabido, tantos constrangimentos à economia?

O contexto atual de pandemia Covid-19 obrigou, de uma forma generalizada, a adaptações e ajustes em todas as empresas. Felizmente, o setor da construção civil e das ferragens sempre foi considerado de exceção, no entanto, em termos de procedimentos foi necessário adotar um conjunto de medidas para proteger os nossos colaboradores, sendo comerciais ou na área do atendimento ao público, e os nossos clientes. Numa fase inicial, passamos a trabalhar de uma forma mais restritiva e com a suspensão do atendimento ao público, que passou a ser feito telefonicamente e a colocação da encomenda no exterior do nosso espaço. Continuamos a entregar material aos nossos clientes, mas evitando ao máximo o contacto, passando o cliente a dispor de 48 horas para conferência do material. Na altura, considerámos que esta seria a melhor forma de proteger todas as partes envolvidas. Numa segunda fase, passamos a fazer o atendimento ao postigo e, numa terceira fase, o atendimento presencial com algumas medidas, como por exemplo, a redução do número de pessoas no interior da loja, disponibilização de equipamentos para desinfeção das mãos e obrigatoriedade do uso de máscaras. Internamente, elaborámos um plano de contingência por forma a dar resposta às orientações da Direção Geral de Saúde. Adotámos medidas diversas como uso obrigatório de máscara, definimos de planos de desinfeção dos locais de trabalho e essencialmente no local de atendimento ao público (desinfeção de equipamentos e artigos manuseados por diversas pessoas) e das viaturas utilizadas. Paralelamente, reduzimos as visitas comerciais, intensificando aos contactos via email e telefone.

Apesar da distância física dos nossos clientes e necessárias adaptações, procurámos que os nossos clientes sentissem a nossa presença e creio que isso se refletiu num aumento generalizado do volume de vendas, muito impulsionado pela atividade constante do setor da construção civil. Sentimos falta do contacto presencial, mas temos que estar conscientes deste problema de saúde pública que vivemos à escala mundial. A este respeito procuramos fazer 'a nossa parte' na proteção das pessoas que connosco trabalham, dos clientes que recebemos todos os dias no nosso espaço e também daqueles que visitámos.

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À medida que o isolamento dos edifícios é melhorado, a importância da ventilação aumentou. As perdas de energia são alvo da nossa atenção, sendo as janelas e as portas dos principais focos de perda de calor. Possuímos vários produtos que proporcionam a selagem entre juntas exteriores e a estrutura do edifício, destacando-se a estanquicidade do ar e proteção contra humidade no interior, isolamento térmico e acústico no edifício e proteção do tempo e do vento do exterior

Que importância tem a formação para a A.Rita e que tipo de iniciativas promovem?

Esta é uma temática que nos diz muito e podemos dividi-la em duas grandes áreas: colaboradores e clientes. Em primeiro lugar, os nossos colaboradores. Como já tive oportunidade de referir numa questão anterior, procuramos que os colaboradores da A.Rita tenham um conhecimento aprofundado de cada produto para que possam aconselhar o cliente e explicar o respetivo funcionamento. Estamos conscientes que, muitas das vezes, os problemas aparecem quando o acessório é aplicado, em grande parte devido à diversidade de séries de alumínio. Neste aspeto procuramos estar próximos dos nossos clientes por forma a podermos conhecer essas dificuldades e transmitirmos aos nossos fornecedores. Contudo, é importante realçar que os produtos lançados pelas marcas que representamos têm padrões de qualidade elevados e quando são lançados no mercado já passaram por inúmeros testes para obterem a certificação. Podemos dizer que a A.Rita está atenta às necessidades dos nossos colaboradores, proporcionando-lhes momentos de formação, sejam eles internos, externos ou com os nossos fornecedores. Podemos adiantar que recentemente adotamos uma metodologia de formação interna, ou seja, todos os meses um dos nossos colaboradores estuda e analisa um produto, novo ou que já esteja no mercado há algum tempo, para mais tarde poder transmitir o seu conhecimento aos restantes colegas. Costumo referir várias vezes que na A.Rita todos somos comerciais e, por esse motivo, todos temos que estar capacitados a vender e apresentar um produto.

Para além deste tipo de formações de produtos, temos também promovido formação na área de eletricidade, eletrónica, regulamento geral sobre a proteção de dados, higiene e segurança no trabalho, primeiros socorros, manuseamento de empilhadores, gestão de recursos humanos, entre outros. Procuramos também participar em sessões, seminários e eventos organizados, principalmente aqueles que contam com a participação das marcas que representamos. Por outro lado, temos a formação para os nossos clientes. Esta é uma área que pretendemos melhorar. É nosso objetivo promover sessões de formação específicas, por exemplo, na área dos motores, controlo de acessos, eletroímanes, molas aéreas e de pavimento. Já o fizemos em tempos e queremos voltar a implementar uma rotina de sessões de formação para os nossos clientes. Será uma altura excecional para dar a conhecer novos produtos e capacitar os nossos clientes para o manuseamento e aplicação dos mesmos. Pretendemos igualmente continuar a promover encontros entre os nossos clientes e as diversas marcas que representamos, assumindo estas sessões de trabalho como essenciais para o esclarecimento de dúvidas, debate sobre necessidades e criação de um espírito mais próximo entre a A.Rita, fornecedores e clientes. Encaramos a formação como um dos meios para capacitar, formar e inovar. Ao promovermos a formação dos nossos colaboradores estamos conscientes que todos ficamos a ganhar, os próprios colaboradores, os nossos clientes e fornecedores e de uma forma genérica a A.Rita.

Como antevê o futuro e os próximos anos e de que forma encara os desafios que temos pela frente?

Apesar de estarmos a viver anos muito positivos, visível no nosso crescimento, creio que devemos estar preparados para anos com maiores dificuldades. Contudo, a experiência nestes 25 anos leva-me a encarar os períodos de crise com determinação, persistência e até como uma oportunidade. A nossa capacidade de stock de artigos e a procura incessante de novidades para a nossa área são fatores diferenciadores e que colocam a A.Rita próxima dos seus clientes. Mesmo em momentos mais atribulados acreditamos que ter os artigos em stock, que sejam diferenciadores e com altos padrões de qualidade, nos ajudam a ultrapassar esses períodos. Sempre que visitamos um cliente para apresentar um novo produto procuramos que ele já esteja disponível no nosso armazém para satisfazer uma possível encomenda. No entanto, não procuramos apenas ter em stock os artigos novos, mas sim os artigos com maior rotação e consumo, mesmo em período de férias ou de menor atividade dos nossos clientes e fornecedores. Sabemos que o arranque após esse período é sempre complicado em termos de entregas e, por esse motivo, procuramos estar prevenidos para que a encomenda do nosso cliente possa ser satisfeita. Sabemos, como é normal, que existem ruturas de stock, no entanto, trabalhamos com determinação para sejam cada vez menos e que tenham um menor impacto nos planeamentos de execução de obra dos nossos clientes. Não nos podemos esquecer dos artigos que apenas são fornecidos sob encomenda. Aqui procuramos controlar o prazo de entrega e que este seja o menor possível.

Em resumo e para terminar, estamos a viver um período de grande otimismo. É com alegria que recebemos feedback dos nossos clientes com planeamento de execução de obras até início/meados do segundo semestre deste ano, isto à data da nossa entrevista. Acredito que isto revela o crescimento e dinamismo que a área de serralharia de alumínio tem vindo a sentir. Porém, nem sempre foi assim e nem sempre será. Compete-nos a nós, A.Rita, estarmos preparados com stock e produtos inovadores para que os nossos clientes possam ter as ferramentas necessárias para encarar momentos de maior instabilidade em termos económicos. Sabemos que estes períodos têm impacto na circulação de capitais e consequentemente nas decisões das pessoas na aquisição, por exemplo, de uma habituação. Contudo, queremos deixar uma palavra de confiança aos nossos colaboradores, clientes e fornecedores de que a A.Rita tudo fará para que continue a obter soluções inovadoras e que respondam às necessidades de quem nos procura. Queremos estar próximos, queremos que sintam a A.Rita!

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