Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Artigo exclusivo para a Revista Novoperfil

O efeito bimetálico e como o prevenir

Meritxell Morlans da Technoform e participante do CT do Alumínio do Gabinete Técnico da ANFAJE

16/09/2021
O chamado efeito bimetálico ocorre quando existe uma diferença de temperatura elevada entre o perfil de alumínio interior e exterior de uma janela (por exemplo, devido à elevada radiação solar). O perfil exterior dilata-se e pode causar distorção da janela, dificultando a sua abertura.

O que é a deformação térmica e porque ocorre?

A deformação térmica é a alteração dimensional de um corpo devido a uma variação de temperatura.

Se o corpo é livre, o alongamento é calculado utilizando o coeficiente de expansão térmica.

Imagen

Se o corpo for limitado, originam-se tensões internas e ocorrem deformações que dependem do módulo de Young do material.

Quando o calor atinge as janelas de alumínio com Ruptura da Ponte Térmica, estas ficam mais quentes. Devido ao bom isolamento térmico, o perfil exterior de alumínio estará mais quente do que o perfil interior. Cada perfil teria uma expansão diferente, mas, como estão ligados, não se podem deformar de forma linear, provocando a curvatura dos perfis.

Imagen

Quando podemos ter problemas com a deformação térmica?

Devido às suas grandes dimensões, a diferença de expansão térmica entre o perfil interior e o exterior é mais crítica nas portas giratórias e portas de correr.

O problema é acentuado quando:

  • A temperatura superficial exterior é elevada (afectam factores como a cor da caixilharia, orientação, climatologia, etc.).
  • Os sistemas são muito isolantes.
  • As varetas são muito rígidas (ligação forte, com constante de elasticidade alta).

Ao criar uma ligação elástica, o impacto do efeito bimetal pode ser reduzido, permitindo uma deformação mais linear.

Imagen

O design do sistema afecta a deformação térmica. Alguns factores importantes que influenciam são:

  • Design dos cantos. O corte a 45º restringe os perfis, limitando a possibilidade de expansão.
  • Fixação do conjunto painel-lâmina. A utilização de adesivos deve ser evitada, uma vez que criam uma ligação muito rígida. Quanto mais centrada estiver a fixação na janela, melhor.
  • Inércia dos perfis. A pior condição é quando os perfis interior e exterior têm inércia semelhante. Um alumínio interior mais resistente contribui para manter a porta na sua posição e, consequentemente, o sistema de fechamento sofre menos.

Soluções Anti-bi-metal

Existem perfis de poliamida para a Ruptura da Ponte Térmica que estão desenhados para atenuar o efeito bimetal; são as chamadas varetas Anti-Bi-Metal. Estas permitem que o perfil exterior de alumínio se dilate sem afectar o perfil interior, possibilitando que a janela funcione normalmente.
Perfis de poliamida para prevenir o efeito bimetálico
Perfis de poliamida para prevenir o efeito bimetálico.

As varetas Anti-bi-metal são concebidas para deslizar umas dentro das outras, permitindo que os perfis de alumínio exteriores e interiores se expandam independentemente. Também existem varetas que apresentam uma rigidez menor e permitem que a ligação entre os perfis de alumínio seja mais elástica.

Soluções disponíveis no mercado e que permitem a substituição das varetas de poliamida existentes sem modificar o processo de montagem.
Nota: a ANFAJE escreve segundo as regras do antigo Acordo Ortográfico.

REVISTAS

Siga-nosA-OK Motors®Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial