Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
80% dos compradores são portugueses

Vila Viva: um exemplo de novas formas de habitar em Lisboa em tempos de pandemia

Redação Induglobal22/07/2021
Um dos maiores projetos residenciais da Grande Lisboa responde à pandemia e atrai novos casais portugueses que procuram a nova forma de habitar.
Imagen

A nova tendência de habitar em consequência da pandemia da Covid-19 é real "e a prova está no sucesso de vendas do empreendimento Vila Viva, em Vila Franca de Xira, com vista para o rio Tejo, a poucos passos do centro histórico e junto à A1", consideram os promotores.

De construção nova, com a primeira fase nos acabamentos finais e a segunda em obras, os futuros moradores procuraram a casa e o local que lhes proporcionasse o espaço, tranquilidade e qualidade de vida para poderem conciliar o trabalho com a família e a possibilidade de terem as condições de vida ideais para o teletrabalho. A maioria das famílias optaram por adquirir mais uma divisão para o escritório. As novas exigências que trouxe a pandemia para as casas portuguesas foram fatores decisivos para que a primeira fase de 45 apartamentos esteja 100% vendida.
Para a segunda fase com mais 40 apartamentos, mais de metade foi vendida ainda no pré-lançamento. O ritmo de vendas superou a expectativa dos promotores, que acreditam que o lançamento da segunda fase irá finalizar o stock.

“Para os que perderam a oportunidade de comprar na primeira fase, há agora uma nova chance, mas não será por muito tempo”, explica Carlos Silva, CEO do Grupo Estrutural, acrescentando ainda que “com o fim das unidades da primeira fase, e a constante procura, decidimos abrir as vendas da segunda fase mesmo no meio do segundo confinamento. O resultado foi que, de janeiro a abril deste ano, já tínhamos 15 CPCV's assinados. Essa performance deixou-nos com apenas metade do stock disponível, que deve esgotar nas próximas semanas. A combinação de uma excelente localização, num projeto moderno e a preços acessíveis, acabou por encontrar muita sinergia à procura que foi intensamente potencializada pelos novos anseios de encontrar conforto em casas novas, espaçosas e dentro de condomínios com áreas verdes”.

Essa aposta dos promotores imobiliários Estrutural Group e Rio Capital representa um investimento de 14 milhões de euros naquele que é o maior empreendimento residencial da região.

No total, são 85 apartamentos de T1 a T4, todos com varandas e uma vista privilegiada para o Rio Tejo e para a Serra. O Vila Viva está inserido num condomínio privado, com portaria, estacionamento coberto, elevadores, arrecadação, espaços verdes, passeio pedonal, ginásio ao ar livre, salão de festas e jardim infantil. Tudo isso acompanhado por um projeto arquitetónico contemporâneo de linhas leves e futuristas.

Projeto residencial para portugueses

Conscientes da escassez de oferta de habitação nova para os portugueses a preços acessíveis, os promotores apostaram neste projeto como um novo conceito residencial para essa procura. O objetivo passa pelo desenvolvimento de produtos para o mercado interno, proporcionando aos portugueses ou residentes que vivem e trabalham na região o acesso a um imóvel com qualidade e bem localizado.
80% dos compradores do Vila Viva são portugueses e a média de idade ronda os 38 anos. 51% dos clientes são solteiros e jovens noivos, já os casados representam 42%. 20% vive em Lisboa e Sintra, mas quase metade trabalha no centro Lisboa. Números identificativos que a qualidade de vida para muitos casais volta a ser em zonas envolventes aos grandes centros e com boas acessibilidades.
Imagen
“Estamos otimistas com a dinâmica do mercado. O teletrabalho veio de facto influenciar a escolha na compra de uma casa. O interesse dos compradores passou por adquirirem uma tipologia que contemplasse um escritório, assim o T3 foi o mais procurado. Além de que têm a vantagem de morar numa zona tranquila com uma vista sobre o rio Tejo e a Serra e estão a cinco minutos do centro urbano. Sendo um empreendimento de construção nova e dirigido às famílias portuguesas, o Vila Viva está a ser uma resposta à lacuna que existia no mercado”, revela Júlio Luz, CEO da Rio Capital.

A segunda fase que está em construção mantém os preços acessíveis no mercado atual (2.000 euros/m2).

O empreendimento promove a integração entre as áreas internas e suas varandas, que podem chegar aos 30m². Os apartamentos do piso 0 possuem terraços em relva sintética com até 130 m². As áreas são generosas independente da tipologia, os apartamentos T2 possuem salas com mais de 40m² e quartos que chegam aos 18m². E para os que gostam de usufruir ainda mais o ar-livre sem sair do edifício, o condomínio proporciona extensas áreas verdes com passeio pedonal.

Oportunidade para quem quer comprar nova construção

O projeto está direcionado para a família jovem portuguesa, onde os compradores procuram morar num local e num empreendimento que promove a qualidade de vida e ainda a oportunidade de um investimento com grande potencial de valorização.

São fundamentalmente dois fatores que evidenciam essa tendência:

1) Uma boa gestão da obra. Foi possível tirar vantagem da escala do projeto (85 frações em mais de 15mil m2 de área construída) antecipando compras e negociando contratos de subempreitada que acabaram por não ser tão impactados pelo vertiginoso aumento dos custos de produção dos últimos meses. Segundo Instituto Nacional de Estatística (INE), em publicação do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova em 07/06/21, o preço de materiais de construção civil teve um aumento 5,9% em termos homólogos ao ano anterior e os custos de mão-de-obra em Portugal subiram cerca de 9%. A tendência é que os índices continuem a subir nos próximos meses e que isso se intensifique em 2022. Isso significa investir antes de uma provável subida dos preços no mercado de habitação.

2) O crédito. Por ser um projeto rápido, os clientes conseguem, mesmo ainda na fase de obra, o comprometimento das instituições financeiras no apoio à compra da casa no Vila Viva, garantindo o crédito e permitindo uma alavancagem na aquisição com condições muito atrativas.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial