AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Leiria recebe consórcio de projeto europeu de eficiência energética com visita técnica ao Hospital de Santo André

Redação Induglobal26/10/2021
Nos dias 27 e 28 de outubro, Leiria recebe o consórcio do projeto europeu 'Hospital SUDOE 4.0 - Gestão Inteligente de Energia em Edifícios Hospitalares', que integra várias entidades portuguesas, espanholas e francesas, para uma reunião de trabalho, organizada pela Agência para a Energia (ADENE), sobre o estado de arte do projeto em curso.
O Hospital Sudoe 4...
O Hospital Sudoe 4.0 avalia os requisitos de qualidade do ar interior em unidades de cuidados de saúde hospitalares para melhorar o bem-estar do paciente e do pessoal.

Os trabalhos incluem, na manhã do dia 28, uma visita técnica ao Hospital de Santo André (HSA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), para a verificação e análise dos equipamentos de monitorização dos consumos de água, energia e qualidade do ar interior, instalados no HSA.

O CHL participa no projeto 'Hospital SUDOE 4.0 – Gestão Inteligente de Energia em Edifícios Hospitalares', que resulta de uma candidatura ao Programa Interreg SUDOE, recentemente aprovada pela Comissão Europeia, que visa a melhoria da eficácia das políticas de eficiência energética e de uso de fontes de energia renováveis nos edifícios hospitalares.

Este programa apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projetos transnacionais através do Fundo FEDER, o que promove a cooperação para resolver problemas comuns ao território.

O Hospital de Santo André representa Portugal no projeto SUDOE, e é uma das três entidades “piloto” selecionadas do setor hospitalar, onde se realiza a análise dos consumos de água e de energia, e a qualidade de ar interior. No Hospital Perpetuo Socorro de Badajoz, em Espanha, está a ser desenvolvido o estudo da envolvente do edifício, e na Clínica Belharra, em Bayonne, em França, está a ser estudada a produção de energia a partir de fontes renováveis.

O projeto Hospital SUDOE apresenta dois objetivos específicos, que se baseiam no desenvolvimento de dois instrumentos: a gestão em tempo real dos consumos de energia e água em edifícios hospitalares, através da ferramenta Hospital SUDOE 4.0; e um passaporte para a renovação de edifícios hospitalares, que pretende mapear um conjunto de procedimentos que ajudem a definir, em cada edifício, estratégias de adaptação e de renovação para maximizar a sua eficiência energética.

Através da experimentação e do estudo de casos, o projeto pretende concretizar a formulação e implementação de políticas públicas para uma gestão eficiente de edifícios hospitalares e a promoção de atividade económica e do emprego.

Os trabalhos no HSA estão a ser desenvolvidos pela Agência para a Energia e pelo Instituto Superior Técnico (IST), em articulação com o Serviço de Instalações e Equipamentos do CHL. São ainda parceiros neste projeto europeu o Instituto Tecnológico de Castilla y Léon, Dirección General de Arquitectura, Fundación para la Formación e Investigación de los Profesionales de la Salud de Extremadura, Fundesalud, Chambre de Commerce et Industrie Bayonne Pays, e Nobatek/Inef4.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial