AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Eficiência energética dos edifícios inteligentes aumenta a sustentabilidade das cidades

Parceria Novoperfil/O Instalador/Selectra Portugal

13/12/2021

Os edifícios digitalizados que consomem menos energia são um elemento-chave para áreas urbanas resilientes, descarbonizadas e resistentes ao clima.

Imagen

O que é um edifício inteligente?

Os edifícios inteligentes ou smart buildings são edifícios que podem comunicar entre si. Estão equipados com tecnologias digitais que recolhem e analisam dados de consumo de energia e os utilizam para otimizar aquecimento, ventilação, ar condicionado, iluminação, segurança e outros serviços. Os sistemas de edifícios inteligentes consistem num software inteligente e adaptável que se comunica com os sensores e microchips instalados nos medidores e em sistemas de água e aquecimento. Os objetivos da tecnologia dos edifícios inteligentes são a eficiência energética, redução da poluição e resíduos, poupança de custos e sustentabilidade.

Como funcionam os Smart Buildings?

O Sistema de Gestão de Edifícios, é responsável pela supervisão da rede de equipamentos e subsistemas que operam no edifício, como iluminação, canalização, painéis de controlo e de acesso, e sistemas de segurança.

O SGE é o ponto central do edifício inteligente que gere outras soluções eficientes, como o sistema Internet das Coisas (IoT), e outros dispositivos como sensores, atuadores, tecnologia de Inteligência Artificial, software e Internet.

Quais são os benefícios dos edifícios inteligentes?

O sistema IoT recolhe uma série de dados que fazem parte do funcionamento do edifício, o que permite que tanto as pessoas que aí residem como os técnicos tenham novos pontos de eficiência visíveis, bem como mais informações sobre a forma como operam. Tudo isto leva a mais produtividade e melhor manuseio graças ao sistema de iluminação otimizada, conforto térmico, qualidade do ar, segurança e saneamento.

Além disso, outros benefícios como eficiência energética e mais sustentabilidade são conseguidos, além de maior segurança, produtividade e poupança. Assim, os edifícios inteligentes permitem poupar dinheiro através de uma operação otimizada e alcançam maior eficiência no uso da energia, manutenção e consumo.

5 exemplos principais da importância dos smart buildings

  • Eficiência energética

Um edifício inteligente é projetado para aumentar a sua eficiência energética, independentemente das condições externas ou internas da estrutura. O edifício tem um comportamento inteligente e consome menos recursos, uma vez que os utiliza apenas quando é necessário.

Os edifícios inteligentes produzem consumos eficientes e desenvolvem iniciativas sustentáveis que afetam a capacidade do próprio edifício de se abastecer com a própria energia, gerar e poupar recursos, adaptando-se às necessidades dos seus utilizadores.

Os números variam por sistema e edifício, mas o consumo de energia de um edifício conectado pode ser reduzido entre 5% e 35%.

  • Reduz a pegada de carbono

Com todos os seus sistemas voltados para o consumo energético ótimo, são edifícios extremamente limpos e ecológicos. Portanto, são edifícios mais sustentáveis.

  • Máxima poupança

Um dos grandes benefícios dos edifícios inteligentes é a capacidade de recolher uma grande quantidade de dados que podem ser analisados para a tomada de decisões. Os proprietários deste tipo de edifícios podem ver quanta energia está a ser usada em tempo real e ainda quanto custa. Isto pode levar a melhores decisões (com base em dados) e poupar nas contas de energia, água entre outros. Tudo isto vai contribuir para que os gastos com a energia baixem consideravelmente.

Os sistemas de iluminação com controlo, deteção de movimento podem reduzir o consumo de energia em até 60%. Além disso, o controlo automatizado do ar condicionado pode reduzir o consumo até 45% e o aquecimento inteligente em 25%. A grande vantagem destes sistemas é que podem ser programados para funcionar essencialmente nos horários quando a eletricidade é mais barata.

Todo este controlo pode ser realizado à distância, a partir do smartphone, computador ou tablet, graças à internet. Nos dias atuais, torna-se quase impossível não ter um serviço de internet móvel ou fixo, e isso é notório já que tanto empresas e particulares fazem cada vez mais questão de apostar e entrar no mundo da digitalização.

  • Conectividade

A conectividade é um dos principais benefícios dos edifícios inteligentes, e facilita a vida dos residentes, permitindo que todas as pessoas se unam e comuniquem entre elas. Um edifício inteligente consegue conectar-se com o seu meio envolvente e melhora a comunicação interna e com o ambiente urbano.

  • Segurança

Outro benefício dos edifícios inteligentes é a segurança. Este tipo de edifícios incorpora os mais inovadores sistemas de segurança, permitindo aos residentes controlar quem pode aceder às instalações, monitorizando tudo o que acontece para evitar possíveis intrusos, protegendo o imóvel na ausência do proprietário, controlando a abertura ou fecho das persianas de acordo com um horário, ou que se acenda e apague algumas das luzes à noite.

A segurança do edifício inteligente engloba soluções de automatização que oferecem proteção contra roubo, equipamentos de incêndio, contra choques elétricos, curtos-circuitos, detetores de fumo, sensores de humidade e de movimento, monitorização, controlo de acesso, controlo de iluminação, etc. Um edifício inteligente proporciona segurança e tranquilidade para tudo e todos.

Um impacto positivo na vida das pessoas

Empresas e museus, escolas e hospitais, estádios e estações de transporte público - todos estes locais podem ser transformados em edifícios inteligentes e com alta eficiência energética, sendo mais verdes, mais saudáveis, mais seguros, acolhedores e rentáveis.

Os proprietários de casas, os residentes e os cidadãos em geral podem desfrutar das vantagens dos edifícios energeticamente eficientes, que são parte das cidades inteligentes e sustentáveis: cidades habitáveis, conectadas, bonitas, limpas e funcionais.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial