Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Coopérnico e PowerPoor debatem o combate à pobreza energética em Portugal

Redação Induglobal14/01/2022

A Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, no âmbito do PowerPoor, um projeto europeu de empoderamento energético, está a organizar um evento sobre o combate à pobreza energética, de inscrição gratuita.

Imagen

Evento decorre a 20 de janeiro, das 10h00 às 12h30.

Em Portugal, mais de 20% das famílias não têm capacidade de manter as suas casas adequadamente confortáveis e são potencialmente pobres em termos de energia, no que toca a satisfazer as necessidades de aquecimento e arrefecimento das habitações. De acordo com o 'Índice Europeu de Pobreza Energética' da OpenExp, Portugal ocupa o 4º lugar entre os piores, com um nível 'muito elevado' de pobreza energética.

O PowerPoor é um projeto europeu que ambiciona tirar da pobreza energética mais de 22.000 famílias europeias até 2023, tendo como objetivo desenvolver programas e modelos de apoio a cidadãos em pobreza energética e incentivar o uso de modelos de financiamento alternativos (por exemplo, estabelecer comunidades locais de energia, crowdfunding, crowdlending, entre outros). A Coopérnico, que desenvolve e coordena o PowerPoor em Portugal, está a organizar um dia informativo de partilha de experiências, ações, projetos e programas de combate à pobreza energética que estão a ser levados a cabo em Portugal, com exemplos trazidos da Academia, das autarquias e de instituições da economia social.

João Pedro Gouveia, Investigador no CENSE e Professor Convidado na Universidade FCT-NOVA de Lisboa, vai apresentar casos inspiradores de ação local no combate à pobreza energética ao nível nacional e europeu, entre outras iniciativas no âmbito do EPAH - Hub Europeu de Consultoria para a Pobreza Energética. Liliana Cruz, da Câmara Municipal de Torres Vedras, vai expor o Programa para a Comparticipação em Obras de Conservação, Reparação ou Beneficiação de Habitações Degradadas. Sérgio Gouveia, do Centro Social de Ermesinde (IPSS), vai divulgar os primeiros passos na criação de um Gabinete de Combate à Pobreza Energética e Manuel Solla, da Associação Luta Final, irá partilhar o apoio domiciliário que estão a dar a várias famílias na identificação dos pontos que podem melhorar o seu uso da energia.

A Coopérnico promove o evento em formato digital, aberto ao público interessado em fazer parte do projeto ou em aprender mais sobre a pobreza energética, através da apresentação de casos práticos que decorrerá no dia 20 de janeiro, entre as 10h00 e as 12h30 (inscrições gratuitas através do link).

foto

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial