Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

A importância da Ventilação Natural na qualidade do ar no interior dos edifícios

Cruzfer21/02/2022
A pandemia Covid-19 veio renovar o alerta para a importância da qualidade do ar no interior dos edifícios na saúde. Fruto do confinamento e do distanciamento social, passamos ainda mais tempo no interior dos edifícios (cerca de 95% do nosso tempo!) onde a renovação do ar é fundamental para manter um ambiente saudável e agradável.
foto
Estudos recentes referem que uma pobre qualidade do ar interior é causada em 48,3% dos casos por ventilação inadequada, e que uma ventilação natural e contínua elimina até 70% das partículas virais suspensas no ar.

Principais consequências da má qualidade do ar interior na saúde:

  • Transmissão de vírus (como o SARS-Cov-2 responsável pela Covid-19);
  • Problemas respiratórios como sinusite, faringite, laringite, bronquite e asma alérgica;
  • Tosse, irritação na garganta e nos olhos;
  • Problemas imunológicos e dores de cabeça;
  • Falta de energia, sonolência e transtornos de concentração.

Como tornar o ar interior dos edifícios mais saudável?

A verdade é que não basta abrir uma janela de vez em quando. Mais, o efeito de abrir uma janela além de ser temporário, faz uma ventilação descontrolada (e, portanto, supõe um desperdício de energia), originando outros problemas como ruídos, risco de roubo, entrada de insetos, sujidade e poeiras, etc.

A solução pode passar por garantir uma ventilação natural permanente e controlada através dos Ventiladores 'DUCO-CRUZFER'.

Com os Ventiladores auto-reguláveis 'DUCO-CRUZFER' há uma circulação do ar vindo do exterior diretamente para o interior do edifício, sem a necessidade do uso de sistemas de ar forçado. Além da aba interior auto-regulável que ajusta a entrada de ar de acordo com a pressão atmosférica, a sua abertura ou fecho total pode ser ajustado no interior da habitação manualmente.

A 'DUCO-CRUZFER' oferece uma vasta gama de modelos de ventiladores para as mais diversas situações e exigências em termos de índice de caudal de ar e isolamento acústico.

Ventilador DUCOTOP 60 SR (AK+)

O DucoTop 60 SR é um ventilador discreto e praticamente invisível que fica situado no topo do caixilho. Podendo ser aplicado em qualquer tipo de perfil – PVC, Alumínio ou Madeira – com dimensão mínima de 68mm e máxima de 188mm de profundidade, não cria qualquer tipo de distração visual à própria janela.

A sua montagem é bastante simples e todas as peças moveis são de fácil substituição. A sua auto-regulação, ajusta a pressão do ar evitando o desconforto atmosférico. No interior, tem uma aba que pode ser regulada manualmente quando necessário.
O Ventilador DucoTop 60 SR vem incorporado com uma versão acústica AK. Para zonas onde os níveis de ruido são muito elevados, podemos aplicar o DucoTop 60 SR AK+, uma versão acústica ainda mais eficiente.

Ventilador SkyMax SR

É a solução ideal para edifícios altos, até uma altura de 70 metros. Os prédios são sujeitos a uma pressão de vento superior, onde os ventiladores convencionais já não podem ser aplicados. SkyMax é um ventilador auto-regulável com isolamento acústico especialmente desenvolvido para edifícios altos e para situações em que se verifiquem grandes níveis de ruído.
CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial