Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

AGC Glass Europe anuncia uma nova gama de vidro de baixo carbono

25/07/2022
A fim de contribuir para um mundo sustentável, a AGC Glass Europe está empenhada em desenvolver produtos que promovam a economia sustentável e ajudem a reduzir o impacto ambiental dos seus processos de produção.
Como parte do seu roteiro para a neutralidade carbónica, a AGC está a apostar na mudança para novas tecnologias-chave e matérias-primas sustentáveis...
Como parte do seu roteiro para a neutralidade carbónica, a AGC está a apostar na mudança para novas tecnologias-chave e matérias-primas sustentáveis.
Hoje, o Grupo dá mais um passo no foco na sustentabilidade e anuncia uma nova gama de vidros com uma pegada reduzida de carbono, que será apresentado no final de 2022. Os detalhes serão fornecidos em uma conferência de imprensa no âmbito da Feira Glasstec 2022 em Düsseldorf, que decorre em setembro próximo.

Como parte do seu roteiro para a neutralidade carbónica, a AGC está a apostar na mudança para novas tecnologias-chave, matérias-primas sustentáveis, energia alternativa e maior reciclagem de vidro para evitar emissões relacionadas ao processo de fabricação, bem como emissões indiretas. Após vários testes realizados, somados ao sucesso nos ensaios de produção, a AGC vai produzir uma nova gama de vidros de baixo carbono, com possibilidade de entrega das primeiras encomendas no final de 2022.

Roteiro da AGC para a neutralidade de carbono

A AGC já anunciou o seu compromisso de garantir a neutralidade carbónica até 2050 e sua meta provisória de reduzir as emissões diretas e indiretas de CO2 em 30% até 2030*. O roteiro para atingir este objetivo, bem como a redução das emissões indiretas de CO2, inclui um conjunto de ações para os próximos anos, assentes numa abordagem integrada: desde a investigação e desenvolvimento, fornecimento e produção, passando por toda a cadeia de abastecimento e transporte, e fechando o ciclo de acordo com a abordagem Cradle to Cradle.

“Alcançar a neutralidade de carbono requer uma transformação holística de nossa fabricação de vidro”, diz Davide Cappellino, presidente da AGC Architectural Glass Europe & Americas Company. “Vai desde o fornecimento e uso de matérias-primas sustentáveis e o aumento do conteúdo de vidro reciclado, até como o vidro é derretido usando novas tecnologias, energias alternativas e uma participação crescente de energia renovável, sem esquecer o design e o uso de nossos produtos para otimizar os benefícios climáticos que eles proporcionam durante sua vida útil”.
Davide Cappellino, presidente da AGC Architectural Glass Europe & Americas Company
Davide Cappellino, presidente da AGC Architectural Glass Europe & Americas Company.

Primeiro intervalo vidro de baixo carbono

A aplicação de medidas combinadas em vários fornos recentemente melhorados permitiu reduzir a pegada de carbono de parte da produção do Grupo. “Estou muito orgulhoso em anunciar que, com nosso progresso contínuo na descarbonização, a AGC lançará a sua primeira linha de produtos de vidro de baixo carbono até o final de 2022”, diz Cappellino. “Esta conquista representa um marco importante no nosso roteiro para a neutralidade carbónica”.

*Emissões de Escopo 1, 2 e 3 em relação a 2019. Mais informações aqui.

O compromisso da AGC com a construção sustentável

Por muitos anos, a AGC Glass Europe dedicou 50% o seu orçamento de P&D à pesquisa de produtos e soluções sustentáveis visando tornar sua pegada ambiental futura positiva para o clima. Para isso, a AGC avalia a sustentabilidade da sua ampla gama de produtos usando uma abordagem holística baseada em três pilares comprovados:

1) Declarações Ambientais de Produto (DAP) e Avaliações de Ciclo de Vida: A jornada DAP da AGC Glass Europe começou em 2009 com a publicação da primeira DAP para vidro float. Hoje, a maioria dos produtos AGC são cobertos pelo DAP.

2) Pegada de carbono da empresa: o primeiro cálculo da pegada de carbono da AGC decorreu em 2009 e repetido a cada três anos até 2020. A pegada agora é calculada anualmente para acompanhar de forma mais transparente o progresso no roteiro da pegada de carbono. Atualmente, para cada tonelada de CO2 emitidas pelas atividades da AGC Glass Europe, mais de nove toneladas de CO2 são economizadas a través do uso de produtos energeticamente eficientes.

3) Cradle to Cradle para a certificação ambiental de produtos: em 2010, a AGC tornou-se o primeiro fabricante de vidro europeu a receber a certificação Cradle to Cradle para vidro float e vidro revestido com magnetron. Hoje, a AGC oferece o maior portfólio de produtos certificados Cradle to Cradle.®.

REVISTAS

Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial