Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
No combate ao desperdício de energia

Domótica: solução energética cresce 116% as entre famílias portuguesas

06/10/2022
A procura por soluções de Domótica e Automação Residencial cresceu 116% este ano, com mais de metade dos pedidos (52%) relacionados com instalações novas, revela a APP Fixando, após uma análise ao setor realizada entre 1 de janeiro e 30 de setembro, que contemplou 2000 profissionais do setor.
Imagen
A Fixando, que liga clientes a especialistas de todo o tipo de serviços, revela ainda que o número de profissionais registados neste setor aumentou em 37% entre 2021 e 2022, com a maioria dos pedidos que recebem (52%) a dizer respeito a novas instalações. Seguem-se 39% dos clientes, que querem um novo serviço para o sistema que já têm na sua casa, e 4% quer aumentar um serviço já existente.

A integração de mecanismos automáticos num ambiente residencial é apontada pelos profissionais da área como uma solução que, quando utilizada no sentido de otimizar a eficiência energética da casa, permite reduzir significativamente o consumo de eletricidade.

Hélio Cardoso, da JARVIS – Casas Inteligentes, explica que o primeiro passo para uma casa mais eficiente é a instalação de estores automáticos: “automatizar os estores significa garantir que a luz natural entra em casa mais cedo, evitando assim a utilização de luz artificial”.

Segundo o mesmo responsável, os estores automáticos podem ser usados como um mecanismo eficiente para garantir a temperatura interior da casa, tanto no verão (evitando a exposição solar nas horas de maior calor), como no inverno (deixando a casa aquecer naturalmente aquando da maior exposição solar). A integração com a iluminação permite ainda maior eficiência, ao garantir que quando um estore é aberto a luz da respetiva divisão é apagada automaticamente.

Outra ferramenta muito solicitada são os medidores de energia que permitem às famílias perceber onde estão os seus maiores gastos. Para quem tem produção solar, pode ainda gerir de forma mais eficaz dos seus recursos.

Hélio Cardoso destaca a possibilidade de interagir com alguns eletrodomésticos (máquinas de lavar/secar) para que estas só trabalhem quando a produção solar é suficiente para a execução do seu ciclo.

Portugueses ainda não conhecem o potencial da automação para poupar energia

Apesar dos benefícios energéticos e financeiros que o investimento nestes sistemas permite, poucos são os portugueses familiarizados com este setor.

Miguel Martins da Segmento Válido, empresa do Porto, refere que “a maioria das pessoas acha que domótica se trata apenas de abrir e fechar estores, ligar e desligar luzes e não encaram esta área como uma solução para a poupança de energia. Tenho observado muita procura relativamente aos estores, contudo, ainda não existe uma perspetiva global da domótica, o que faz com que os clientes não consigam tirar total partido dos equipamentos que possuem”.

Para além da procura por estes sistemas diretamente relacionados com energia, Miguel Martins destaca ainda outras soluções existentes no mercado e que assentam mais na segurança, nomeadamente, na deteção de fugas de gás ou de inundações, com sensores que permitem a criação de alertas.­

REVISTAS

Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial