Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

AICCOPN: setor da construção e imobiliário abranda tendência de crescimento

07/12/2022

Segundo o Análise de conjuntura do setor da construção da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), nos primeiros nove meses de 2022, de acordo com as Contas Nacionais Trimestrais, o PIB registou um aumento de 8%, em termos homólogos. Relativamente à evolução do investimento em construção e do VAB do setor da construção, neste período, registam-se crescimentos de 0,8% e de 1,1%, respetivamente, variações que, apesar de revelarem um abrandamento na tendência de crescimento, demonstram, uma vez mais, a elevada resiliência do setor num período de forte incerteza, marcado por um aumento acelerado da inflação, pela subida das taxas de juro e por um atraso no lançamento das obras públicas previstas.

Imagen

Com efeito, até ao final do 3º trimestre de 2022, apura-se um aumento da área licenciada pelas autarquias, face a igual período do ano transato. Nos edifícios habitacionais, o acréscimo de 0,4%, em termos homólogos, na área licenciada, é acompanhado por um crescimento de 2,8% no número de fogos licenciados em construções novas, que totalizam 22 774. Quanto aos edifícios não residenciais, observa-se um aumento de 5,3% da área licenciada, em termos homólogos acumulados.

Imagen
Imagen
Imagen

No mês de setembro, o índice de custos de construção de habitação nova aumentou 13,4%, em termos homólogos, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, em face de variações homólogas de 18,6% no índice relativo à componente de materiais e de 6,1% no índice relativo à componente de mão de obra. No que concerne às novas operações de crédito à habitação realizadas pelas instituições financeiras, no final de setembro, regista-se um aumento de 8,9%, em termos homólogos, para 12,3 mil milhões de euros.

O consumo de cimento no mercado nacional totalizou 3 235 milhares de toneladas, até ao final do mês de outubro, o que traduz um crescimento de 1,6%, face ao mesmo período de 2021.

Em outubro, no mercado das obras públicas, verifica-se uma evolução menos negativa, quer nos concursos promovidos, quer nos celebrados. Deste modo, nos primeiros 10 meses de 2022, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidas apresenta uma redução homóloga de 10,8% (foi de -15,9% no mês anterior) e o volume de contratos celebrados e registados no Portal Base regista uma variação homóloga temporalmente comparável de -31,6%2 (foi de -36,5%2 no mês anterior).

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Indalsu, S.L.Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial