Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Ano Novo, janelas novas

Carolina Costa | Responsável pelo Sistema de Etiquetagem Energética CLASSE+

ADENE – Agência para a Energia

25/01/2023
O Ano Novo leva-nos a tomar decisões que nos tragam mais conforto e qualidade de vida. Com as metas de descarbonização da União Europeia (UE), alicerçadas pelos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê-se que a renovação dos imóveis faça parte da lista de resoluções de Ano Novo dos portugueses.
Imagen

Balanço do setor em 2022

Mesmo perante os desafios de 2021 que transitaram para 2022 como a escassez de matéria-prima e o posterior aumento significativo dos preços, sobretudo do vidro e alumínio, e consequentemente das janelas e portas, o setor das janelas manteve a capacidade de dar resposta à forte procura de vãos envidraçados e aos pedidos de renovação dos edifícios.
O aumento exponencial de pedidos de renovação foi impulsionado pela procura por parte do consumidor, que ao passar mais tempo em casa, devido à pandemia, se tornou mais atento à importância do conforto e do consumo de energia, e também pelas oportunidades de financiamento previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que estiveram em vigor durante 2022.
O Aviso da 2ª edição do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (PAEMS II), do Fundo Ambiental, continuou a ter um impacto positivo para as empresas ao proporcionar financiamento aos cidadãos para melhorarem as suas habitações. Este programa terminou com uma dotação global de 135 milhões de euros, decorrente dos vários reforços que foram efetuados ao longo da execução do mesmo. No total foram submetidas mais de 106 mil candidaturas, parte delas com incidência na substituição de janelas. De entre outros programas que estiveram em vigor, destacam-se ainda os Avisos que financiaram intervenções em edifícios da Administração Pública Central e em edifícios de comércio e serviços, e ainda o Programa ‘Vale Eficiência’ (VE), que continua a receber candidaturas até 31 de março de 2023, mediante a atribuição de vales às famílias mais carenciadas. Neste contexto, a etiqueta energética CLASSE+, considerada como uma referência para as empresas e consumidores, tornou-se um dos requisitos obrigatórios para a submissão de candidaturas aos programas mencionados.

O setor continua a apostar na distinção das suas soluções energeticamente eficientes, por via do sistema de etiquetagem energética de produtos CLASSE+, com mais de 1100 aderentes responsáveis pela emissão de 405 mil etiquetas, das quais 138 mil foram emitidas em 2022. Numa perspetiva de apoiar as empresas, o CLASSE+ efetuou 14 sessões informativas em formato digital, com mais de 100 participantes, e 13 visitas técnicas aos aderentes. Outra iniciativa a salientar são os Prémios Novoperfil: Janelas Eficientes, da Revista Novoperfil em parceria com o CLASSE+, da ADENE e a ANFAJE, evento que dinamizou o setor e permitiu realçar as boas práticas das empresas e projetos de relevo que incluíram a substituição de janelas. Com a atribuição de 6 prémios às empresas e projetos distinguidos,

Perspetivas para o setor em 2023

O Ano Novo traz otimismo para um setor que continua dinâmico e resiliente com novas oportunidades, mas também com vários desafios, mantendo-se o CLASSE+ ativo no apoio às empresas e cidadãos.

A previsão de abertura de novos incentivos será responsável por um aumento na procura pelas soluções de vãos envidraçados. Compete às empresas dar resposta, de acordo com os moldes dos novos programas, emitindo etiquetas para as suas janelas eficientes.

A aproximação do CLASSE+ às exigências e necessidades do mercado, levou ao desenvolvimento de um ‘Ciclo de sessões informativas’ previsto para 2023, para abordar temas vitais para a atividade do setor (marcação CE, exigências legislativas, emissão de etiquetas, etc.). Da mesma forma, pretendemos dar a palavra aos nossos aderentes, para que consigam partilhar as boas práticas e refletir como é que a etiqueta ajuda na melhoria da sua atividade, através de uma nova rúbrica designada por ‘Testemunhos CLASSE+’, em breve disponível no portal CLASSE+.
Será também divulgada no 1º trimestre de 2023 a atualização dos planos de adesão ao CLASSE+, de forma a garantir a inclusão de todo o tipo de empresas de acordo com a sua produção, facultando novos benefícios, entre os quais a ‘Montra de Produtos’, uma nova funcionalidade do portal CLASSE+, que facilita a divulgação de soluções eficientes para o consumidor.

A previsão de abertura de novos incentivos será responsável por um aumento na procura pelas soluções de vãos envidraçados. Compete às empresas dar resposta, de acordo com os moldes dos novos programas, emitindo etiquetas para as suas janelas eficientes

Com o aumento de aderentes e respetiva emissão de etiquetas, existe uma responsabilidade acrescida de garantir um processo constante de qualidade e rigor. A etiquetagem energética de janelas irá apostar ainda mais na monitorização da qualidade das etiquetas emitidas e do cumprimento das normas de adesão por parte das empresas, através de ações de controlo de qualidade ao longo do ano, a iniciar já em janeiro.

A importância na componente de formação, através da Academia ADENE, é para continuar. O Curso de Prescritores de Janelas Eficientes vai ter novas edições já no início do ano, e em breve serão também agendadas as novas edições do Curso de Instaladores de Janelas Eficientes.

Acreditamos que a crescente preocupação das empresas com os excedentes que resultam do fabrico de janelas vai ser cada vez mais evidente, como é o caso de sobras de perfil, vidro, metal, e embalagens dos zelantes. Temos verificado um aumento do número de fornecedores que desenvolvem sistemas circulares ao darem nova vida aos excedentes com a conceção de estações de trabalho, estruturas de arrumação, objetos e utensílios, permitindo diminuir os seus custos e, ao mesmo tempo, a sua pegada de carbono.

Vai ser um ano intenso, mas o setor das janelas eficientes vai continuar a progredir para dar resposta às exigências das políticas públicas, e para mitigar os efeitos da guerra e das alterações climáticas. Estamos longe de ter um parque edificado eficiente, mas ao mesmo tempo nunca estivemos tão perto. Porque com o Ano Novo, vêm janelas novas, mais eficientes com vista para um futuro mais sustentável.

REVISTAS

Indalsu, S.L.A-OK Motors®Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial