O Grupo Velux foi recentemente distinguido com a medalha de platina pela EcoVadis, uma das mais prestigiadas entidades de avaliação de sustentabilidade empresarial a nível mundial. Este reconhecimento, atribuído em 2025, coloca a Velux entre o restrito grupo do top 1% das empresas globalmente avaliadas pela EcoVadis no que concerne ao impacto ambiental, normas laborais e de direitos humanos, ética e práticas de aquisição responsável.
A ascensão à classificação máxima na EcoVadis, após dois anos consecutivos a conquistar a medalha de ouro (2023 e 2024), assinala um progresso notável para a empresa, que alcançou este ano uma pontuação de 86 em 100 possíveis. Este resultado insere a Velux no percentil 99 das mais de 150.000 empresas analisadas pela EcoVadis, consolidando assim a sua posição de liderança no setor a nível global.
Segundo Lars Petersson, CEO do Grupo Velux, este êxito é o culminar de um percurso determinado por metas ambiciosas e pela recusa em se acomodar: “Com esta classificação EcoVadis de platina, provámos que alcançar o céu e colocar o esforço para lá chegar compensa. Quando recebemos a nossa primeira classificação EcoVadis de bronze, há apenas três anos, decidimos ir para o ouro. Conseguimos isso dois anos seguidos e depois, em vez de nos contentarmos com esse resultado, fomos ainda mais longe. Estou extremamente orgulhoso dos esforços feitos pelos colegas em toda a Velux para integrar ainda mais práticas de sustentabilidade eficazes em toda a organização - este prémio é um símbolo do seu sucesso”.
Melhorias transversais e foco ambiental
O processo de avaliação anual da EcoVadis assenta numa análise exaustiva e rigorosa de documentação e evidências fornecidas pelas empresas, incidindo sobre quatro grandes parâmetros: impacto ambiental, condições laborais e de direitos humanos, ética e práticas de aquisição. A pontuação global varia numa escala de 0 a 100.
Em 2025, a Velux registou uma melhoria de 8 pontos percentuais face ao ano anterior, subindo de 78 para 86 pontos. O progresso foi transversal a todas as áreas, sendo que o maior salto se deu na categoria de ambiente, onde a pontuação avançou de 80 para 96 pontos. Um dos principais motores para este avanço foi a divulgação plena de informações ambientais ao CDP (Carbon Disclosure Project), uma estrutura voluntária de reporte ambiental utilizada pelas empresas para informar stakeholders sobre as suas ações e impactos. Neste âmbito, a Velux obteve uma classificação A- na temática de alterações climáticas, reforçando o seu compromisso com a transparência e a liderança ambiental.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício