São questões cada vez mais importantes, não apenas para arquitetos ou construtores, mas também para toda a sociedade.
Para satisfazer as necessidades e exigências concretas de cada janela e estar seguro do amplo leque de possibilidades, convém estabelecer quais os nossos objetivos e prioridades, de acordo com as particularidades do espaço onde serão colocadas: aspetos como o bom isolamento térmico, acústico ou proteção contra a ação direta do sol. Também é essencial procurar um profissional que nos assegure a montagem e a escolha dos vidros mais adequados.
No entanto, por vezes, habituamo-nos a pedir configurações de vidros duplos ou triplos ou porque alguém nos recomendou (mas nem nos lembramos muito bem porquê) ou, simplesmente porque não sabemos quais são as características mais específicas e capazes de fazer toda a diferença.
Talvez, se pararmos por um instante e nos questionarmos por que razão tomamos decisões desta forma, percebemos o anedótico do “boca a boca” que pode dar origem a uma despesa que não tem em conta as nossas reais necessidades.
Assim, detetamos cinco erros muito frequentes no mercado de caixilharias relacionados com a escolha do gás árgon, como substituto ao ar, enquanto elemento isolador em vidros duplos.
1 - Solicitar vidros duplos ou triplos com árgon entre duas chapas de vidro standard (Float/Float) para melhorar o isolamento térmico (valor U), sem incluir uma camada de vidro com isolamento térmico.
2 - Solicitar árgon para atenuar acusticamente e garantir um ambiente menos ruidoso, sem incluir uma chapa de vidro laminado.
3 - Oferecer árgon como elemento bloqueador da radiação solar que entra na casa, sem incluir um vidro com revestimento para controlo de energia solar.
4 - Identificar o enchimento de gás na UVI (Unidade de Vidro Isolante) somente ao visualizar o dispositivo de fecho no perfil.
5 - Não solicitar ao fabricante da UVI a Declaração de Desempenho com a garantia de conformidade com o estabelecido pela Marcação CE.
Se pretendemos aumentar o isolamento térmico de uma janela, o árgon é um bom elemento para o melhorar, desde que combinado com uma chapa de vidro com revestimento de isolamento térmico. Com estas soluções de vidro podemos reduzir o valor de U para duas ou três décimas
São fabricantes que, além de incluir nos seus processos de fabrico os sistemas de controlo diário necessários, garantem o seu fabrico, testando efetivamente a sua UVI num laboratório certificado. Estes laboratórios realizam testes muito exigentes que não credenciam apenas a concentração de árgon, mas também a sua retenção ao longo do tempo através de processos de envelhecimento acelerado.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício