Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estores Exteriores Orientáveis "Premium" Warema - Cruzfer

Texto e Imagens: Cruzfer17/03/2020

A aplicação de Sistemas de Proteção Solar exteriores são, hoje em dia, fundamentais para aumentar, de forma significativa, a eficiência energética dos edifícios.

Imagen

Estes sistemas criam na pele do edifício uma eficaz barreira à passagem de energia para o interior, e ainda otimizam a passagem de luz. Cria-se, assim, condições para economizar energia, não só nas vertentes de aquecimento/arrefecimento, bem como na iluminação artificial dos espaços interiores.

A Cruzfer é uma empresa portuguesa, filial em Portugal do Grupo Alemão (GU), que opera há cerca de 30 anos no mercado nacional, fornecendo e instalando Sistemas e equipamentos dos mais diversos para Proteção Solar, quer exteriores quer interiores.

A Warema, empresa alemã, tem sido o principal parceiro da Cruzfer para o fornecimento de um vasto número de soluções de equipamentos de Proteção Solar, incluindo toda a eletrónica de comando dos mesmos.

Um dos equipamentos mais utilizados são os estores exteriores de lâminas orientáveis de comando manual ou elétrico. Estes estores permitem a orientação das suas lâminas, além de poderem recolher parcial ou totalmente para a chamada caixa de recolha superior. Estes dispositivos possuem lâminas de alumínio formadas a partir de chapa de alumínio em "coil". A espessura das lâminas é de cerca de 0,5mm, possuindo diferentes geometrias e dimensões, sendo as mais utilizadas as de 80mm. Estas lâminas são possíveis de fornecer com cores RAL standard ou em cores RAL não standard.

A Warema, com base no produto atrás descrito, apresentou há cerca de dois anos, um estore exterior, em que as lâminas de 80mm não são conformadas a partir de chapa de alumínio em "Coil", mas são extrudidas, de formato convexo e com uma espessura de 1mm. Estes estores foram designados "PREMIUM" e são unicamente de comando elétrico.

A superfície das lâminas passa a ter um acabamento anodizado (C0), tão do agrado de arquitetos e com uma significativa capacidade refletiva.

Os estores "PREMIUM" da Warema - Cruzfer permitem ser fabricados com as medidas máximas e tipologia de guias conforme a tabela:

Imagen

Os estores "PREMIUM" da Warema - Cruzfer com lâmina extrudida de alumínio possuem características de resistência ao vento acrescidas. Além disso, é possível que o estore seja fabricado na configuração "wind-stable", estabilidade ao vento.

De seguida, mostra-se um quadro onde é possível ver quais os valores máximos de velocidade de vento em m/s que os estores suportam em função das suas configurações de guias ou cabos:

Imagen
Faz-se notar que a velocidade de vento suportada pelo estore depende de uma análise cuidada de diferentes fatores como a tipologia de montagem, altura, dimensões do estore, etc.

Os estores "PREMIUM", da Warema - Cruzfer, são fornecidos de fábrica com a marca CE, respondendo ainda à Diretiva Máquinas 2006/42/EC.

Em termos de durabilidade, estes estores foram concebidos para serem especialmente duráveis, atingindo a classe 3, de acordo com a norma DIN EN 13659 com 10.000 ciclos e 20.000 ciclos nas lâminas. Assumindo dois ciclos de movimento por dia, é expectável uma durabilidade de aproximadamente 15 anos.

Poderão consultar o catálogo de Proteção Solar da Cruzfer em mais detalhe em www.cruzfer.pt.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Cruzfer - Representações, Materiais e Ferragens, Lda.

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial