AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

cube berlin: uma fachada de vidro duplo à altura dos exigentes requisitos de desempenho técnico e estético

Novoperfil14/04/2020
cube berlin é um impressionante edifício de escritórios de 11 andares, localizado em Washington Platz, na urbanização Europacity, em Berlim.

A CA Immo é a promotora desta estrutura de 19.000 metros quadrados, um excelente exemplo de como uma arquitetura inovadora pode ser bem-sucedida e associada a exigentes requisitos técnicos (desempenho estrutural e energético) de um edifício comercial “inteligente”.

Projeto cube berlin Projeto: 3XN A/S. © Adam Mørk. Todos os direitos reservados
Projeto cube berlin Projeto: 3XN A/S. © Adam Mørk. Todos os direitos reservados.

Com autoria dos 3XN Architects, de Copenhaga, cube berlin destaca-se graças à sua fachada ventilada, inteiramente em vidro e capaz de integrar o edifício na sua envolvente. A fachada singular e inteiramente customizada não responde apenas aos propósitos estéticos do arquiteto, mas também a elevadas exigências estruturais e de desempenho energético.

Devido à combinação do tipo de vidro empregue na fachada, integralmente envidraçada, a sua estética é atraente, refletindo a envolvente do edifício e mudando de forma dinâmica a sua aparência, dependendo do ângulo de visão, do clima e da hora do dia.

A fachada dinâmica usa uma superfície termicamente escalonada por detrás do revestimento de vidro exterior, envolvendo o edifício com recurso a um padrão triangular. Os acessos ao edifício têm lugar num conjunto articulado de aberturas no revestimento exterior, nas quatro fachadas e em múltiplos pisos.

Torben Østergaard, sócio da 3XN e arquiteto no projeto, afirma: "a nossa ideia inicial era esculpir o edifício para que entrasse em diálogo com o espaço urbano, com os edifícios vizinhos e a vida de Washington Platz. Para que o edifício funcionasse como uma escultura na praça, procurávamos vidro refletor que enfatizasse a fachada e espelhasse visualmente a envolvente. Outro elemento importante do projeto foi maximizar a entrada de luz natural para os ocupantes do edifício".

Torben Østergaard acrescenta que "como as lajes de piso são bastante espessas, procurávamos uma fachada totalmente envidraçada, não apenas para obter as melhores condições possíveis de luz natural, mas também para ter uma perceção nítida através de janelas do chão-ao-teto, capazes de que oferecer excelentes vistas".

Energeticamente eficiente

Além da fascinante arquitetura, o projeto destaca-se também pelo seu elevado nível de compromisso com a sustentabilidade ambiental, com menor consumo energético por comparação com os tradicionais edifícios de escritórios.

A fachada dupla ventilada foi neste caso, um fator crucial. Além de ser um garante de luz natural, a fachada oferece também uma proteção eficaz contra os ganhos térmicos (solares), permitindo aos ocupantes beneficiar de ventilação natural.

Como afirma Joachim Fauth, da Drees & Sommer, consultor de fachadas do projeto, “para evitar o superaquecimento da cavidade, colocamos revestimentos de controlo solar e camadas de PVB de absorção solar na superfície exterior”.

Imagen

Matthias Schmidt, Chefe de Desenvolvimento da Investor CA Immo, refere: "o nosso objetivo é ter a certificação DGNB Gold neste projeto. O design da fachada é realmente muito eficiente em termos de energia e, juntamente com um conceito técnico inteligente que, entre outras coisas, inclui a recuperação de energia do calor, produz uma solução energética eficaz que nega a ideia comum de que edifícios de vidro são severos consumidores de energia".

Outro desafio foi a composição estrutural do vidro. Isso significava adicionar outro intercalar estrutural, que tinha de ser compatível com o intercalar PVB de absorção solar. Essa solução foi desenvolvida do zero e a aprovação nacional teve que ser encontrada durante a fase de projeto e construção. Ao adicionar esse intercalar estrutural extra, a estabilidade da borda foi aumentada e o risco de delaminação diminuído, enquanto o índice de amarelecimento era reduzido.
Joachim Fauth afirma que "para desenhar um produto tão complexo, nós precisámos de trabalhar em equipa, exatamente o que aconteceu durante a fase de conceção, com o fornecedor de vidro, o fornecedor de PVB, o arquiteto e o consultor de fachadas, todos num trabalho conjunto".

Consultoria especializada e suporte técnico

Além de fornecer produtos de vidro revestido, a equipa da Guardian Glass envolvida no projeto providenciou também o seu conhecimento técnico.

Olivier Beier Costa, diretor comercial da Guardian Glass, trabalhou no projeto realça que "o maior desafio foi a combinação das duas coisas: primeiro, o design e o conceito estético do arquiteto e, em segundo, os requisitos técnicos do edifício, tendo que identificar os produtos adequados que poderiam ser usados em tal aplicação. Isto envolveu a realização de vários testes e cálculos, bem como a produção de muitas amostras".

Dados técnicos do projeto:

Guardian Glass

  • Guardian SunGuard® HD Diamond 66 Ultra e SuperNeutral SN 62/34 - vidro de controlo solar.
  • Guardian ClimaGuard® Premium2 - vidro isolante térmico.
  • Guardian UltraClear® - vidro float com baixo teor de ferro.

Investidor/Promotor de Projeto

  • CA Immo Deutschland GmbH

Arquitetura

  • 3XN

Consultoria em engenharia de fachadas, projeto energético e certificação de 'edifício verde':

  • DREES & SOMMER
  • Montador
  • GIG

Créditos fotográficos

  • ©3XN e Guardian Glass,LLC

Fabricante de Vidro

  • pano de vidro externo da fachada: BGT Bischoff Glastechnik AG

Fabricante de Vidro

  • inner skin: Reflex
  • pano de vidro interno da fachada: Reflex

A Guardian Glass

A Guardian Glass, uma das mais destacadas unidades de negócio da Guardian Industries, é das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidro float (plano), revestido e transformado.

Nas 25 fábricas de vidro float que detém em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidro de elevado desempenho para utilização em aplicações arquitetónicas exteriores (comerciais e residenciais) e interiores bem como na área dos transportes e em produtos técnicos.

O vidro da Guardian está presente em casas, escritórios, automóveis e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetónicas mundiais.

O Guardian Glass Science & Technology Center trabalha continuamente com o objetivo de criar novos produtos e soluções de vidro com recurso às mais avançadas tecnologias, para ajudar os clientes a see what’s possible® (ver todas as possibilidades).

Para mais informação visite: www.guardianglass.com.


Guardian Industries

A Guardian Industries é uma empresa multinacional sediada em Auburn Hills, Michigan, com unidades de produção na América do Norte e do Sul, Europa, África, Médio Oriente e Ásia.

As empresas Guardian empregam cerca de 18.000 pessoas sendo responsáveis pela produção de vidro float de alto desempenho; vidro revestido e transformado para aplicações nas áreas da arquitetura, habitação, interiores, transportes e aplicações de vidro técnico; e componentes de plástico cromado e pintado de elevada qualidade para as indústrias automóvel e de transportes comerciais.

A Guardian tem por visão ser o parceiro de eleição para os seus clientes, fornecedores, empregados e comunidades com base na criação de benefícios mútuos.

O objetivo primordial da marca tem por base a melhoria da vida das pessoas, fornecendo produtos e serviços que valorizem mais face às restantes alternativas, fazendo-o de forma responsável e com um consumo mínimo de recursos.

A Guardian é uma subsidiária inteiramente detida pela Koch Industries, Inc. Visite: www.guardian.com.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial