Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
FEIRA VIRTUAL

Centro de maquinação Quadra L2 (ficha de produto)

20/07/2022
Imagen

Centro de trabalho de 18 eixos CNC concebido para efetuar trabalhos de fresagem, furação e corte em perfis de alumínio e ligas leves.

O Quadra L2 é composto por um armazém automático e um sistema de alimentação para perfis até 7500 mm, com movimentação da pinça para o bloqueio do perfil. Graças ao movimento da pinça, o alimentador volta à posição inicial, permitindo, simultaneamente, que o carregador prepare o perfil seguinte.

Na parte central encontram-se o módulo de fresagem, os dois módulos de corte e o módulo de encabeçamento. No módulo de fresagem de 4 eixos CNC estão instalados de 4 a 6 eletromandris que permitem trabalhar sobre todo o contorno da peça, independentemente da sua orientação. O módulo principal de corte é composto por uma lâmina de Ø 600 mm com movimento descendente em três eixos CNC. O módulo secundário possui uma lâmina de Ø 350 com movimentos de avanço e rotação em eixo horizontal CNC. O módulo de encabeçamento opera em dois eixos CNC mediante um grupo de fresas.

Além disso, o Quadra L2 inclui também um extrator automático da unidade de corte para o armazém de descarga. A unidade é constituída por um armazém de correias transversais para a descarga de peças elaboradas com comprimento até 4000 mm (7500 mm opcional). A unidade de trabalho é dotada de cabina de insonorização da parte central operativa que, para além de proteger o operador, permite reduzir o impacto acústico ambiental.

1. Alimentação de barras e descarga automática de peças

Sistema de posicionamento de barras de controlo numérico de alta precisão e velocidade. O sistema é dotado de pinça para bloqueio do perfil com regulação automática da posição na horizontal e na vertical em dois eixos CNC. Para garantir a preensão de qualquer tipo de perfil sem intervenções manuais está também disponível o controlo numérico do eixo de rotação da pinça, de outro modo gerido manualmente. Os armazéns de carga e descarga de correias permitem carregar perfis até 7,5 m de comprimento e descarregar até 4,0 m, opcionalmente 7,5 m. Se necessário, quer na fase de carga, quer de descarga, um sistema opcional de basculamento pode rodar automaticamente a peça a 90°.

Imagen

2. Unidade de fresagem

O coração e o valor do Quadra L2 estão na sua secção de trabalho de prato rotativo, dotada de 4 ou 6 unidades de trabalho controladas e interpoláveis em 4 eixos: X, Y, Z, A (rotação de 360° à volta do eixo da barra). As unidades de trabalho possuem eletromandris de alta frequência com arrefecimento a ar, engate de ferramentas ER 32, com uma potência até 5,6 kW na S1. Cada unidade de trabalho pode ser dotada de um sistema de desengate da área, através de corrediça em patins de recirculação de esferas, para aumentar a capacidade de trabalho.

Imagen

3. Módulo de corte vertical

Unidade de corte monocabeça com lâmina descendente de controlo numérico dotada de lâmina de 600 mm e de um amplo setor de corte: de -48° a 245°. A configuração de qualquer ângulo de corte é completamente automática e gerida por um movimento em 4 eixos CNC. A lâmina de grandes dimensões permite o corte de separação da peça acabada diretamente do perfil inteiro, após as laborações de fresagem e furação executadas pela unidade de fresagem. Dois grupos de torno motorizados em eixos CN na entrada e saída da zona de corte permitem bloquear as peças e movimentá-las.

Imagen

4. Módulo de corte horizontal

Unidade de corte monocabeça com avanço horizontal de controlo numérico dotada de lâmina de 350 mm e de um amplo setor de corte: de -45° a +45°. A configuração de qualquer ângulo de corte é completamente automática e gerida por um movimento em 3 eixos CNC. O avanço horizontal permite o corte de perfis de grandes dimensões e a execução de cortes especiais.

Imagen

5. Módulo de encabeçamento

Unidade de encabeçamento dotada de um grupo de fresas com velocidade de rotação variável até 8.000 rpm. É dotada de troca rápida do grupo de fresas com comando pneumático. Interage com a unidade de corte horizontal com a qual partilha a trave de suporte. Os três módulos de corte e de encabeçamento permitem descarregar as aparas num alçapão, que pode ser equipado, opcionalmente, com tapete de evacuação em aço.

Imagen

Empresas ou entidades relacionadas

Premaq, S.A.

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial