Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
A empresa caracterizou-se sempre por uma clara orientação para sistemas e soluções eficientes

Rehau nos edifícios NZEB

Iván García | Técnico da Área de Caixilharia de PVC | Rehau Espanha23/04/2020

Atualmente, o modelo energético apresentado pela nossa sociedade, baseado em fontes de energia não renováveis acarreta assinaláveis impactos negativos para o ambiente que temos vindo a testemunhar, ano após ano, e que afetam o clima. Face a esta situação, reduzir as emissões de CO2 é um objetivo fundamental para proteger o nosso ambiente para as gerações futuras.

Para alcançar este objetivo é imprescindível favorecer as energias renováveis, utilizá-las de forma responsável e fomentar a eficiência energética. Podemos encontrar todas estas características nos chamados NZEB (nearly zero energy building) ou edifícios com necessidades quase nulas de energia, que tal como o nome indica, apresentam um reduzido consumo energético, inclusivamente nulo em alguns casos, através de fontes de energia renováveis, que vão tendo cada vez mais importância com as últimas modificações na regulamentação.

As soluções da Rehau garantem o conforto e a eficiência energética no lar
As soluções da Rehau garantem o conforto e a eficiência energética no lar.

É necessário ter presente que um fator chave em qualquer NZEB é a envolvente e, ainda mais, os seus isolamentos. Estes elementos são os mais frágeis em termos energéticos e, sem um design adequado, sem condições ideais de conservação ou, simplesmente, por estarem desatualizados (renovações), podem ser responsáveis por significativas perdas energéticas e ao nível do conforto e, por conseguinte, económicas devido a um consumo excessivo em climatização.

A envolvente de um edifício NZEB deve cumprir requisitos muito exigentes em matéria de isolamento térmico, oferecendo valores muito restritivos. O PVC demonstrou ser a melhor opção neste sentido já que proporciona o maior isolamento térmico com valores extremamente baixos de até Uf = 0,75 W/m2·K e a máxima classificação de estanquidade ao ar estabelecida na regulamentação em vigor. Ambos os fatores são importantíssimos do ponto de vista da eficiência energética.

A Rehau dispõe de sistemas de janelas de PVC eficientes que dão resposta aos projetos NZEB
A Rehau dispõe de sistemas de janelas de PVC eficientes que dão resposta aos projetos NZEB.

A Rehau caracterizou-se sempre por uma clara orientação para sistemas e soluções eficientes. Em todas as áreas nas quais está presente dispõe de soluções de alto valor acrescentado orientadas para a gestão eficiente da energia. Esta visão permanece intacta no âmbito dos isolamentos, oferecendo sistemas de janelas de PVC eficientes para dar resposta a qualquer projeto NZEB ou Passivhaus, por muito exigente que seja. Prova disso mesmo é a recente obtenção por parte da Rehau da acreditação para certificações sustentáveis do GBCe (Green Building Council de Espanha). Um importante reconhecimento que certifica os sistemas Geneo, Geneo HST, Synego, Synego HST, Neferia e os sistemas de 70 mm como soluções adequadas para aplicação em projetos de construção com certificado de sustentabilidade: Breeam, Leed, Verde e, naturalmente, em NZEB, de alto valor acrescentado, elevada eficiência energética e respeitadores do ambiente.

Sistema Geneo, certificado pelo Instituto Passivhaus
Sistema Geneo, certificado pelo Instituto Passivhaus.

Graças a este novo reconhecimento, todos os projetos de construção que optem por utilizar soluções eficientes da marca Rehau, irão dispor de uma importante acreditação ambiental que comprova o seu compromisso para com a eficiência energética e o ambiente, facilitando, ao mesmo tempo, a obtenção dos certificados de sustentabilidade: Breeam, Leed e Verde. Através destes certificados, podemos dar relevância aos benefícios ambientais, sociais e económicos obtidos nas melhorias globais do novo edifício. Ao mesmo tempo permitimos que os utilizadores participem de forma consciente nestas melhorias.

Através de ferramentas como esta, os NZEB, em todas as suas variantes, deixaram de ser algo do futuro e pouco a pouco tornam-se numa realidade do presente. Esta nova realidade abre caminho na construção tradicional para proporcionar melhorias significativas e transcendentes para a construção, avançando para um futuro mais sustentável onde o conforto dos edifícios não é comprometido por uma elevada eficiência energética.

Com os sistemas Rehau os NZEB são uma realidade do presente.

Empresas ou entidades relacionadas

Industrias Rehau, S.A. - Sede Central

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial