Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
FEIRA VIRTUAL

Nanocoat® (ficha de produto)

04/05/2020
Imagen

Provavelmente o único puxador no mundo que mata vírus.

As superfícies são um grande ponto de contágio e o Nanocoat® está aqui para quebrar as cadeias de infecção.

Adeus vírus, adeus bactérias, adeus fungos. Olá Segurança e Saúde!

O Nanocoat® é a marca registada de um tratamento superficial para puxadores de porta e janelas anodizados ou laçados. O processo e o seu produto estão patenteados e são únicos no seu género.

Enquanto que a maior parte dos tratamentos superficiais disponíveis no mercado são apenas antibacterianos, o Nanocoat® é o verdadeiro, porque funciona simultaneamente nos três níveis: antiviral, antibacteriano e antifúngico.

Mais vale prevenir que remediar

O número de pessoas infectadas com bactérias resistentes a antibióticos cresce todos os anos e o número de mortes resultantes dessas infecções também. Na Europa estima-se que 25000 pessoas morram todos os anos com complicações resultantes desse tipo de infecções. Há várias formas nas quais as infecções se podem espalhar mas a forma mais rápida de contágio é pelo contacto com uma pessoa infectada ou com uma superfície contaminada. É aí que o Nanocoat® entra. Num projecto conjunto da STA, Sobinco e os Laboratórios Biogenéticos da Universidade de Coimbra, desenvolvemos um tratamento de superfície que previne a propagação de bactérias, fungos e vírus através de superfícies infectadas de objectos em zonas de muito tráfego, como puxadores de porta e de janela em espaços públicos.

Como funciona?

A superfície de alumínio é tratada com uma camada de nano partículas à base de sílica com um agente bioactivo que, em contacto com uma bactéria, vírus ou fungo, perfura a membrana da célula e rapidamente a mata. O Nanocoat® foi testado com o vírus H1N1 e foi muito eficaz matando o vírus em 4 segundos.

Vantagens

• Componente ativo de 3 níveis: antiviral, antibacteriano e antifúngico.

• Ao contrário das tecnologias à base de Prata, a capacidade antimicrobiana do Nanocoat® não perde o seu efeito ao longo do tempo.

• Permite um efeito duradouro usando uma baixa quantidade de substrato ativo.

• Elevada concentração do agente bioativo reduz a probabilidade de resistência de bactérias.

• Pode ser usado em termolacagem em pó e líquida, anodização e exposta à luz.

• A sílica é uma das mais comuns matérias primas no mundo, sendo até usada na indústria alimentar, ao contrário da prata (tecnologia existente) não é um metal pesado e como tal não é poluente.

Áreas de Aplicação

Hospitais, clínicas, centros de saúde, edifícios públicos, escolas, infantários, condomínios, lares de idosos, estádios, cozinhas industriais, casas de banho públicas, etc.

Resultados atingidos em testes e instituições

Peças anodizadas com Nanocoat® foram testadas num laboratório independente na Alemanha (Hohenstein Institute) e obteve a pontuação mais alta em termos de actividade antivírica. Testes de desgaste a simular a fricção das mãos foram levados a cabo por um laboratório externo em Coimbra e a eficácia antivírica e antibacteriana da superfície manteve-se.

Mais informações em www.nanocoat.pt e lembre-se, passe a palavra, não o vírus.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

STA - Sociedade Transformadora de Alumínios, S.A. - Sobinco

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial