Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Uma melhor solução para portas de emergência com a nova série TE da Openers & Closers

Texto e Imagens: Openers & Closers06/10/2020
Em situações de emergência é imprescindível poder evacuar, de forma rápida e controlada, espaços de grande capacidade, sem interromper ou obstruir as vias destinadas para esse propósito.
Imagen

Neste tipo de circunstâncias, é necessário contar com sistemas que facilitem essa manobra, como sistemas de saídas eletricamente controladas. A O&C oferece várias soluções para saídas de emergência, permitindo uma evacuação segura e eficiente em situações de pânico e emergência.

As portas de emergência permitem que as pessoas saiam de um edifício rapidamente e sem a necessidade de utilizar meios adicionais em caso de perigo. Ao mesmo tempo, essas portas devem poder ser bloqueadas para, por exemplo, permitir um elevado grau de proteção contra roubo nas portas da fachada. O facto de estas portas poderem ser abertas pela parte de dentro gera algumas críticas por parte dos proprietários dos prédios: estes exigem que o trânsito seja impedido em situações normais, mas do ponto de vista técnico, não é possível distinguir entre uma ”situação normal” e uma “situação de emergência”.

Para evitar que estas portas sejam utilizadas em situações normais, é criada uma barreira psicológica: a porta é mantida fechada com uma fechadura anti-pânico e um elemento de bloqueio elétrico, evitando os usos não autorizados. O elemento de bloqueio elétrico (que permanece desbloqueado sem corrente elétrica) mantém a porta em estado de segurança.

As portas de emergência nunca podem estar realmente bloqueadas, esta é uma das causas mais frequentes de acidentes. Assim, no caso de emergência, deve ser possível abri-las em qualquer momento, pressionando o botão de emergência.

Como botão de emergência e elemento de sinalização, recomendamos o terminal de controle de porta de emergência, de acordo com a EN 13637. É uma estrutura modular com controle de anti-sabotagem (também disponível em módulos individuais). A combinação entre diferentes programas de interruptores oferece múltiplas opções e incorpora elementos de sinalização acústica e/ou visual a uma distância não superior a 1 metro e indica o tempo restante até o desbloqueio da fechadura.

Um sistema com estas características pode ser utilizado quando for aprovado de acordo com os requisitos dos regulamentos para sistemas elétricos de fecho de portas de saída de emergência. A Openers & Closers sempre teve em consideração, na conceção dos seus produtos, que estes devem atender aos mais rigorosos requisitos de segurança. Para isso, oferece sistemas de controle eletrónico para garantir a evacuação de pessoas no caso de emergência, atendendo às normas da regulamentação em vigor: EN 13637 (ver caixa):.

É essencial que o fabricante apresente os testes e certificados, para garantir a conformidade de acessibilidade e evacuação. A aplicação dos sistemas de controle das vias de evacuação representa um grande avanço nas medidas de segurança e prevenção. Permite aumentar a segurança das pessoas em caso de emergência, bem como ter controle nos acessos aos edifícios.

Estes tipos de sistemas são especialmente necessários para cumprir com as suas responsabilidades legais e manter as pessoas seguras no caso de emergência em espaços públicos ou geralmente frequentados por um grande número de pessoas. Exemplos de aplicações são: aeroportos, liceus e universidades, supermercados, centros comerciais, hospitais, estádios ou hotéis, entre outros.

EN-13637: Regulamento para sistemas elétricos de fecho de portas de saída de emergência. Indicado para situações de emergência em que é improvável que ocorram situações de pânico. Saída segura e eficaz por uma porta com uma única operação para ativar o dispositivo de saída de emergência. Isto pode exigir conhecimento prévio do funcionamento dos meios.

EN 1125: Cobre as barras anti- pânico, que devem ser usadas em áreas onde o público tem acesso, como locais de entretenimento ou edifícios públicos. A norma exige que esses tipos de produtos sejam usados ??em áreas onde podem ocorrer situações de pânico devido ao facto de que os utilizadores podem não estar familiarizados com os meios e o funcionamento do dispositivo.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Indalsu, S.L.Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial