Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Coberturas eficientes nos edifícios anexos ao terminal de passageiros do porto de Lisboa

Novoperfil17/11/2020
Localizados ao lado do novo Terminal de passageiros do porto de Lisboa, desenhado pelo arquiteto Carrilho da Graça, estão dois edifícios com fachadas e coberturas inovadoras.
Imagen
Projetadas pelo mesmo autor do terminal, foram construídas com materiais leves de grande capacidade isolante para assim se converterem em soluções passivas para reduzir o consumo energético dos edifícios. As coberturas planas são feitas com painéis sanduíche Isodeck PVSteel da Isopan.

Junto ao novo terminal de passageiros de Lisboa, projetado pelo arquiteto luso Carrilho da Graça, estão localizados dois edifícios que se destinam a espaços de coworking da empresa Heden.

Ambientes coletivos de trabalho que se definem por fomentar programas saudáveis, criar espaços abertos e fomentar a cooperação entre as empresas e profissionais residentes. Mas que também defendem a construção com critérios sustentáveis e que respeitem o ambiente, em que se devem incorporar soluções arquitetónicas que reduzam o consumo energético e o impacto ambiental dos edifícios.
Deste modo, os imóveis têm incorporados painéis fotovoltaicos capazes de alimentar a maioria das necessidades energéticas do edifício, fachadas verdes bioclimáticas que contam com um componente de arrefecimento passivo, sistemas de controlo solar com lâminas orientáveis na fachada que são combinadas com cortinas de madeira e bambu, e a utilização de iluminação LED de baixo consumo.
Segundo os cálculos da propriedade, todas estas atuações podem implicar uma poupança de até 30% do consumo energético de ambos os edifícios. Mas, mais ainda, nas coberturas foi instalado um teto frio passivo que reduzirá a utilização de aparelhos de ar condicionado e climatização, e, por conseguinte, conseguirá uma maior poupança energética.
Imagen

A cobertura como elemento de arrefecimento passivo do edifício

As coberturas constituem a pele do edifício que está mais exposta à radiação solar. Escolher materiais de construção claros para o telhado é uma forma passiva de contribuir para a redução da necessidade energética do edifício em relação aos equipamentos instalados.
Por este motivo, para estes edifícios complementares do terminal, optou-se por colocar coberturas de cor cinza claro altamente refletoras com painéis sanduíche Isodeck PVSTeel da Isopan, que ao terem o núcleo em lã de rocha também oferecem um maior isolamento térmico e acústico. A estes painéis foram adicionadas lâminas de alta refletância da marca Renolit, com alto SRI, baixa sujidade e alta emissividade térmica.

Estas lâminas fazem com que a cobertura não absorva toda a radiação UV que incide sobre ela e, desta forma, evitam o aquecimento da superfície e a transmissão de calor para o interior do edifício. Com esta solução de arrefecimento passivo ou cool roof, não só se consegue um menor sobreaquecimento do edifício, como também se reduz o temido efeito “ilha de calor”, que é o fenómeno do sobreaquecimento dos centros urbanizados em relação à área circundante, e minimizam-se as emissões de CO2 provenientes de equipamentos de refrigeração e aquecimento.

Ficha técnica

Obra: Edifícios complementares Terminal de Passageiros de Lisboa.

Localização: Lisboa (Portugal).

Arquiteto: Carrilho da Graça.

Solução: 1240 m2 de painéis sanduíche Isodeck Pvsteel 100 de lã de rocha com acabamento em lâmina de PVC (Renolit) de cor cinza.

Foto: Joao Morgado.

Mais informação:

Isopan Ibérica. T. +34 977 52 45 46 - isopan@isopan.es

A Isopan

Isopan Ibérica é a sede em Espanha da Isopan Insulated Design, a marca do grupo italiano Manni Group, que se dedica ao fabrico de painéis de isolamento, para telhados e fachadas, utilizados para melhorar a eficiência energética de edifícios residenciais, industriais e comerciais e para responder às necessidades específicas dos setores da zootecnia e da refrigeração industrial.

É a partir de Constantí (Tarragona) que se gerem e são fabricados painéis sandwich para os mercados de Espanha, Portugal, França e vários países do continente africano.

foto

REVISTAS

A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial