Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Projeto 'Speed Up' promove a transformação digital da fileira dos materiais de construção

Redação Induglobal11/12/2020
O projeto propõe-se implementar em dois anos medidas que são essenciais e urgentes para que as empresas portuguesas possam daí em diante concorrer em igualdade de circunstâncias com os seus pares internacionais.
Imagen

A APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção está a promover o projeto 'Speed Up-Materiais de Construção 4.0', que se destina a acelerar a transição dos materiais de construção para uma nova realidade de adoção tecnológica e digital nos processos de negócio das PME, condições essenciais ao desenvolvimento de uma abordagem integral e integrada na fileira da construção nacional.

O objetivo é, assim, ajudar fabricantes e comerciantes de materiais de construção a concretizar a transformação dos seus próprios modelos de negócio, apostando em ferramentas tecnológicas para a sua integração digital, no ‘upgrade’ dos seus processos de governance interna e na dinamização da inovação do marketing digital.
Para a APCMC, este é um projeto estratégico e estruturante para a fileira dos materiais de construção, para a atividade de projeto e para a própria construção, em particular para as PME, que irá facilitar a digitalização dos processos internos e a comunicação entre os diversos agentes, propiciando maior eficiência, aumentando a produtividade, dinamizando as vendas pelos canais digitais, impulsionando a utilização das ferramentas BIM (Building Information Modeling) e o EDI (Electronic Data Interchange) entre fornecedores e clientes.
José de Matos, Secretário-Geral da APCMC, destaca que esta "é uma iniciativa que pela sua natureza coletiva - uma vez que obriga a uma partilha de dados e a um formato único entre empresas distintas e concorrentes entre si, e pela necessidade de sensibilização, divulgação e demonstração face à novidade e complexidade dos sistemas envolvidos -, não poderia avançar sem um financiamento externo às próprias empresas, neste caso, o apoio do COMPETE 2020”.
O responsável acrescenta que se “trata de um serviço em que o interesse, traduzido em valor, é dificilmente apropriável, porque disperso pela cadeia de valor, que só se concretiza em cada um dos seus elementos se todos os outros participarem”.
José de Matos
José de Matos.

Implantação urgente de medidas

O 'Speed Up' propõe-se implementar em dois anos medidas que são essenciais e urgentes para que as empresas portuguesas possam daí em diante concorrer em igualdade de circunstâncias com os seus pares internacionais. Será, assim, verdadeiramente transformador dos processos de negócio e indutor de competitividade a toda a fileira da construção, dentro, mas principalmente para fora do nosso país.

De tal forma que foi considerado pelo cluster Habitat Sustentável um projeto estruturante para a concretização do seu Plano de Ação Estratégico: “a sua natureza estruturante advém do tema e da capacidade previsível de transformação da cadeia de valor, nomeadamente, pelo motor que a transformação digital representa nos seus diversos setores e também pela capacidade indutora de cooperação na internacionalização que a implementação desta plataforma pode trazer-lhe”.

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 571 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 485 mil euros.

A APCMC

A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção é a entidade que representa em Portugal o setor do comércio de materiais de construção.

Disponibiliza um conjunto de serviços e produtos em diferentes áreas – económica, fiscal, jurídica, formação profissional, informática, etc. – que constituem um apoio substancial para a comunidade empresarial do setor, bem como para os agentes cujos interesses confluem, de alguma maneira, para esta área de atividade.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial