Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Barcelona: centro juvenil Sputnik com fachada ventilada ARK WALL

Novoperfil24/02/2021
O novo centro juvenil Sputnik, localizado no município de Montornés del Vallés, em Barcelona, foi construído com um sistema industrializado e com objetivos ambientais que lhe permitiu obter a certificação VERDE.
Centro juvenil Sputnik, localizado no município de Montornés del Vallés

Centro juvenil Sputnik, localizado no município de Montornés del Vallés.

As soluções de fachada e de cobertura deviam adaptar-se a estes requisitos de modelo de construção e contribuir para a eficiência energética.
Por estes motivos, a equipa de arquitetos que realizou a obra decidiu-se pelo sistema de fachada ventilada ARK WALL e a utilização de painéis sandwich para a configuração da cobertura plana.

O centro juvenil Sputnik localiza-se na localidade de Montornés del Vallés, Barcelona, Espanha. O novo equipamento municipal de 497,64 m2 foi realizado em dois pisos com salas diáfanas e polivalentes que permitem serem utilizadas para realizar diferentes atividades culturais e sociais. Se no piso do rés do chão há uma sala de atos com serviço de bar, no piso superior cedeu-se parte da superfície a um terraço

O sistema construtivo utilizado é o industrializado modular que foi edificado no local. O edifício cumpre com diversos requisitos ambientais que foram executados durante o projeto e em obra para obter a certificação VERDE com qualificação superior.

Entre estas medidas, conta-se com uma que tem uma necessidade de aquecimento máximo de 15 kWh/m2.a, e com uma instalação fotovoltaica para cobrir, no mínimo, 40% das suas utilizações elétricas não térmicas e a promoção da autogestão energética com a participação dos utilizadores.

Grande parte da fachada do edifício foi realizada com o sistema ArkWall da ISOPAN com núcleo isolante em Poliuretano (PIR) sobre o qual foi instalado um sistema modular pré-fabricado na fábrica, composto por um perfil de alumínio e um revestimento de lâminas de pinho tratadas por cuperização. Em duas das fachadas do edifício optou-se por colocar, em vez de madeira, uma tela em aço inoxidável sobre a qual crescem plantas trepadeiras com a finalidade de dar origem a umas fachadas verdes.

A cobertura plana com uma ligeira inclinação de 2% para o lado sul, foi realizada com o Sistema Isodeck de painéis sandwich da ISOPAN. Na parte interior do edifício é visível o grecado do painel pintado a preto dando um aspeto de design industrial às salas do centro juvenil.

Grande parte da fachada do edifício foi realizada com o sistema ArkWall com núcleo isolante em Poliuretano, sobre o qual foi instalado um sistema modular pré-fabricado na fábrica, composto por um perfil de alumínio e um revestimento de lâminas de pinho tratadas por cuperização

Imagen

A fachada ventilada ARK WALL

O sistema ARK WALL oferece um pacote tecnológico completo, leve e versátil, adequado a qualquer estrutura e a qualquer utilização. ARK WALL compreende uma série de camadas que se unem ao edifício através de suportes metálicos que, aplicados às fachadas dos edifícios, garantem o isolamento contínuo no sentido da laje e sem pontes térmicas lineares, a impermeabilização e a respirabilidade.

Desempenhos que são obtidos com o painel sandwich da Isopan, cujo núcleo isolante pode ser em lã de rocha ou poliuretano, de acordo com as necessidades do projeto a executar. Os sistemas de fixação, visíveis ou ocultos, e o revestimento exterior das fachadas ARK WALL incidem positivamente na estética do edifício, bem como na melhoria da eficiência energética do mesmo.

Os componentes do sistema ARK WALL também proporcionam uma excelente resistência aos agentes externos como a chuva, o frio e o calor.

Saiba mais aqui: www.isopan.es.

Ficha técnica

Promotor: Câmara Municipal de Montornés del Vallés.

Localização: Montornés del Vallés, Barcelona (Espanha).

Arquiteto: Joan Artés, em colaboração com Obo Estudio.

Consultoria ambiental: Societat Orgánica.

Superfície construida: 497,64 m2.

Solução Isopan: Fachada ventilada ARK Wall e coberta com sistema Isodeck com painéis sandwich.

Fotografia: Jordi Canosa.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial