Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Ensatec instala uma nova câmara de ensaio climática para testar o desempenho de janelas e portas entre diferentes ambientes

Ensatec05/03/2021
As portas e janelas devem ter propriedades de resistência mecânica e estabilidade e devem ser mantidas de modo a não serem deformadas por influências climáticas.
Imagen
Os testes de desempenho entre diferentes climas e classes climáticas são estabelecidos, para os quais, tanto as janelas como as portas devem ser adequadas e manter as suas propriedades.
Se ocorrerem diferentes temperaturas ou níveis de humidade em ambos os lados de uma porta ou janela, os materiais de superfície apresentam diferentes comportamentos de retração ou expansão e ocorre deformação, o que afeta o desempenho declarado pelo fabricante.
Esta situação pode agravar-se pela utilização de certas cores escuras, pela assimetria dos materiais que compõem o produto e também pelas suas grandes dimensões.

Esta situação não ocorre apenas com janelas e portas exteriores, acontece também com portas interiores, por exemplo, com as utilizadas para as áreas mais húmidas de uma casa, tais como casas de banho.

As nossas salas estão preparadas para diferentes climas e métodos de ensaio

O objetivo é verificar se o desempenho do manuseamento, a resistência mecânica e, se relevante, a permeabilidade ao ar, não são alterados por exposições climáticas adversas.

Para janelas concebidas com diferentes materiais, é utilizada a norma UNE-EN 13420, pela qual, vários aspetos são avaliados:

  • Riscos de deterioração, devido a causas de acumulação crescente de humidade por condensação ou difusão de vapor de água.
  • Deformações que, devido à sua conceção e/ou dimensões, podem influenciar o seu desempenho básico (permeabilidade ao ar, capacidade de serviço), quando as suas faces externas e internas são expostas a diferentes condições climáticas.

Há três métodos de ensaio:

  • Para desenhos com baixa e alta resistência à difusão de vapor de água.

Método - 1. a amostra é exposta a um clima combinado A e B durante 100 ciclos de 12 horas ou até ser atingida uma massa constante ou humidade constante dos materiais higroscópicos de uma exposição climática.

Clima A: lado interior (+23±2°C; 50±5% H). Lado exterior (-10°C ;%H sem exigência).
Clima B: lado interior (+23± 2°C; 50±5% H). Lado exterior (+60°C ;%H sem exigência).

Método - 2. a amostra é exposta a um clima constante C ou A durante um período de trinta dias (mínimo), e sessenta dias (máximo), até se atingir uma humidade constante dos materiais higroscópicos, ou uma condensação visível no perfil.

Método 2.1
Clima C: lado interior (+23± 2°C ; 70±5% H). Lado exterior (+3°C±2;% H sem exigência).

Método 2.2 Clima A: Lado interior (+23± 2°C ; 70±5% H).
Clima A: lado interior (+23± 2°C ; 50±5% H). Face exterior (-10°C ; % H sem exigência).

  • Para desenhos com grandes dimensões

Método - 3. O espécime é submetido aos climas A e D com condições ambientais diferentes de cada lado durante um período de 24 horas por ambiente.
Este método é mais adequado para a verificação de deformações, deformações, torções causadas pela expansão.
O objetivo é detetar deformações durante e após os testes que permitem ou não, a manobrabilidade do sistema, (abertura e fecho).

Clima A: lado interior (+23± 3°C ; 50±5% H). Face exterior (-10°C ;%H sem exigência).
Clima D: Lado interior (+23± 3°C ; 50±5% H). Fora (+70°C ;%H sem exigência).

Para folhas e conjuntos de portas, é utilizada a norma UNE-EN 1121:2000, sendo classificada da seguinte forma:

As portas devem ter propriedades de resistência e estabilidade mecânica. Propriedades que não devem ser deformadas por influências climáticas de ambos os lados.

No momento:

O teste é realizado submetendo as portas a dois climas diferentes de cada lado durante um período de tempo, medindo as deformações resultantes nas diferentes fases do teste. As forças de corte e a permeabilidade do ar são determinadas se necessário antes e depois da situação de deformação.

Existem cinco climas de teste:

Climas (a,b,c). Portas sem requisitos especiais. As exposições ao conjunto de climas não devem ser inferiores a 7 dias ou superiores a 28 dias.
Clima a: Face interior (23±2°C ; 30±5% H) Face exterior (18±2°C; 50±5% H)
Clima b: Lado interior (23±2°C ; 30±5% H) Lado exterior (13±2°C; 65±5% H)
Clima c: Lado interior (23±2°C ; 30±5% H) Lado exterior (3±2°C; 85±5% H)

Clima d. A exposição não deve exceder sete dias. Face interior (23±2°C; 30±5% H) Face exterior (-15±2°C; % H sem exigência)

Clima e: A exposição não deve exceder (24±0,5 horas). Lado interior (20°C < T < 30°C; % H sem exigência). Lado exterior (55± 5°C + T ; % H sem exigência).

REVISTAS

Siga-nosIndalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial