Estes estudos permitem obter, de uma forma mais rigorosa e aproximada, dados quantitativos sobre o sector, fundamentais para identificação dos principais indicadores e análise das principais tendências e oportunidades.
Neste primeiro trimestre, a ANFAJE conta agora apresentar, aos seus Associados, o 6º estudo do setor das janelas, portas e fachadas, abrangendo o universo de empresas ativas durante o ano de 2019, com sede em Portugal, sob as formas jurídicas de sociedades anónimas, por quotas, unipessoais e outras sociedades, considerando-se os seguintes CAE: 16230, 20160, 22230, 23120, 24420, 25110, 25120, 46720, 46732 e 46740.
A análise ao tecido empresarial será elaborada, uma vez mais, pela Informa D&B, sendo a recolha da informação feita em fontes públicas (Ministério das Finanças, Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Instituto Nacional de Estatística, Instituto dos Registos e Notariado, BDCA, CMVM, Banco de Portugal) e fontes privadas (internet, publicações diversas, Imprensa e das próprias entidades).
O estudo apresentará vários indicadores, como o número de criação e de encerramentos de empresas no setor, a sua distribuição geográfica e dimensão, o número de trabalhadores, o volume de negócios e a importância do volume de exportações.
Além disso, são ainda indicadas as percentagens de empresas com um resultado líquido positivo e com um resultado líquido negativo, bem como o EBITDA e o nível de risco comercial.
No entanto, a ANFAJE gostaria de salientar que a caraterização do setor das janelas, portas e fachadas continua a ser complexo, em virtude da discrepância muito acentuada relativamente aos CAE das diversas empresas do nosso setor e devido ao facto de alguns CAE agruparem outro tipo de atividades.
Fonte: newsletter n.º 28 da Anfaje.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício