Vekaplast: desperta os seus sentidos
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Plano de Recuperação e Resiliência: uma janela de oportunidade para o sector

João Ferreira Gomes | Presidente da ANFAJE22/04/2021
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português assenta em três dimensões estruturantes para a economia portuguesa: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.
foto

A dimensão ‘Resiliência’ pretende combater os efeitos económicos e sociais provocados pela pandemia da Covid-19 e fortalecer a competitividade e sustentabilidade das empresas. A ‘Transição Climática’ aposta na eficiência energética, nas energias renováveis e na redução de emissões de CO2, estando alinhada com o compromisso assumido de se atingir a neutralidade carbónica até 2050. A ‘Transição Digital’ procura preparar e adaptar as competências dos portugueses e das empresas para responderem positivamente ao crescente desafio da digitalização.

Neste quadro, novas oportunidades se abrem para o sector das janelas, portas e fachadas, sobretudo, tendo em conta os seguintes seis eixos de investimento contidos no PRR: i) a forte aposta na reabilitação dos edifícios de habitação e no aumento da eficiência energética; ii) o combate à pobreza energética; iii) a descarbonização da indústria; iv) o financiamento para a reabilitação energética; v) o reforço normativo e regulamentar e vi) a formação e requalificação de empresas e colaboradores na área digital. Com estes seis eixos de investimento, as empresas do sector das janelas, portas e fachadas têm a possibilidade de recuperar a actividade, manter e criar novos postos de trabalho, de se modernizarem e de reforçarem a sua competitividade.

Por sua vez, sabemos que o contributo das janelas, portas e fachadas eficientes para a melhoria do conforto e da eficiência energética é indispensável para a execução das medidas previstas no PRR e no alcance dos objectivos definidos. Deste modo, é urgente que as empresas do sector possam estar preparadas para construir o seu futuro, preparando o lançamento de novos produtos e serviços, capazes de responderem às novas e futuras exigências da reabilitação de edifícios. Novos produtos e serviços que acrescentem valor, reforçando igualmente novas competências de todos os colaboradores das empresas.

Contribuir para melhorar o conforto térmico e acústico das habitações portuguesas, permitindo ao mesmo tempo poupanças na factura energética, continuará a ser a missão deste sector

Contribuir para melhorar o conforto térmico e acústico das habitações portuguesas, permitindo ao mesmo tempo poupanças na factura energética, continuará a ser a missão deste sector. A instalação de novas janelas, portas e fachadas eficientes é, assim, um contributo indispensável para implementar as medidas previstas no PRR.
Um sector que pode continuar a assegurar o seu futuro com redobrada confiança.

Nota: o autor escreve mediante as regras do antigo Acordo Ortográfico.

Jaba: tradução 4.0Academia Anfaje: formaçao - workshops - seminários técnicosAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Indalsu: mais próximo de si

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial