Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

APCMC lança plataforma digital sobre produtos e materiais de construção

Redação Induglobal29/03/2021
Chama-se Datacheck e é a nova plataforma digital e inovadora que acaba de ser lançada pela Associação dos Materiais de Construção (APCMC).
Imagen

Designado de APCMC Datacheck, a ferramenta insere-se no projeto 'Speed Up – Materiais de Construção 4.0', que compreende um conjunto de iniciativas de promoção e divulgação dos produtos deste setor.

A APCMC - Associação dos Materiais de Construção está a divulgar ao mercado a plataforma de gestão que permite aceder a toda a informação sobre os produtos do setor dos materiais de construção.

Designado de APCMC Datacheck, a ferramenta - que está pronto e vai ser disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores - é sustentado numa plataforma web de gestão de Master Data (Base de Dados Mestre) de produtos da construção.

Segundo a APCMC, nos próximos dias será disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores, a estrutura de dados em Excel e o respetivo guia para que possam desde já começar a adaptar os respetivos sistemas internos de informação para tirar partido deste novo serviço.
Esta plataforma de gestão é o garante da qualidade da informação sobre os produtos, informação que será diretamente carregada e atualizada pelos fornecedores, num formato e com estrutura standard a nível europeu. A partir daí os comerciantes, clientes desses fornecedores, poderão fazer de forma simples o download de toda a informação sobre os produtos, incluindo preços, imagens e fichas técnicas, etc., bem como as respetivas atualizações, numa vulgar folha de Excel.
O facto de ser usado um standard europeu é um elemento facilitador importante, sobretudo para as empresas exportadoras nacionais, mas também para quem importa.

José de Matos, secretário geral da APCMC, refere que “a concretização, em cada uma das empresas e na cadeia de valor, das enormes vantagens em termos de economia de recursos, redução de erros e tempo, bem como as oportunidades que se abrem no domínio da automação de processos e da comunicação e marketing, só vai depender do grau de utilização. Podemos garantir, desde já, que é mais simples do que parece”.

Imagen
A plataforma APCMC Datacheck está inserida num projeto mais abrangente que a Associação dos Materiais de Construção tem em curso e que vai permitir às empresas do setor a digitalização dos seus processos administrativos, logísticos e comerciais, bem como a comunicação com clientes e fornecedores, de forma mais célere, fiável e facilitada.
Trata-se do projeto designado por 'Speed Up – Materiais de Construção 4.0', apoiado pelos fundos do Portugal 2020 - COMPETE, que compreende um conjunto de iniciativas de promoção e divulgação mais abrangente.
O projeto Speed Up tem como principal objetivo acelerar a transição dos materiais de construção para uma nova realidade de adoção tecnológica e digital nos processos de negócio das PME, condições essenciais ao desenvolvimento de uma abordagem integral e integrada na fileira da construção nacional.
“Este é um projeto estratégico e estruturante para a fileira dos materiais de construção, para a atividade de projeto e para a própria construção, em particular para as PME, que irá facilitar a digitalização dos processos internos e a comunicação entre os diversos agentes, propiciando maior eficiência, aumentando a produtividade, dinamizando as vendas pelos canais digitais, impulsionando a utilização das ferramentas BIM e o EDI entre fornecedores e clientes”, acrescenta José de Matos.

REVISTAS

A-OK Motors®Siga-nosIndalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial