B Water Smart: tornar os edifícios mais resilientes às alterações climáticas
O projeto europeu B Water Smart, coordenado pelo IWW Water Centre, conta com a participação da Adene.
Iniciativa pretende promover a transformação das cidades costeiras da Europa para uma gestão inteligente da água, com a criação de novos modelos de mercado, de economia circular e gestão de dados para múltiplos utilizadores e setores.
O projeto conta com seis casos de estudo em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica e Noruega, para estudar e responder a problemas específicos das cidades costeiras face aos fenómenos adversos das alterações climáticas, sendo a cidade de Lisboa o caso de estudo português.
A participação da Adene no projeto tem como foco a demonstração de soluções de eficiência hídrica e nexus água-energia em edifícios de Lisboa, através do desenvolvimento de certificados 'water-smart for climate-ready', tendo o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Câmara Municipal de Lisboa como parceiros.
A metodologia procura avaliar e comparar edifícios e bairros no que diz respeito à eficiência hídrica, nexus água-energia (relação entre a eficiência hídrica e a eficiência energética) e adaptação climática, focando-se na eficiência das infraestruturas, independentemente dos aspetos comportamentais dos seus utilizadores.
Esta metodologia vai ser testada nas dimensões água, nexus água-energia e clima, à escala do edifício e do bairro trazendo assim a eficiência hídrica para a ordem do dia, na construção de cidades cada vez mais sustentáveis.
Acompanhe os resultados aqui.