Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Fabricantes de vidro isolante da Guardian Select entre os pioneiros a dispor de Declarações Ambientais de Produto

Guardian Select18/05/2021
Uma construção sustentável implica o uso de materiais e processos eficientes.

Para a Guardian Glass, a sustentabilidade é uma palavra poderosa que se resume no compromisso da empresa pelo cumprimento das exigências da construção, mas também em ajudar a sociedade a melhorar o seu dia-a-dia proporcionando produtos e serviços de valor acrescentado com o menor consumo possível de recursos e procurando processos eficientes.

Desde a redução das emissões das suas instalações, até à melhoria na eficiência dos seus produtos, a Guardian Glass compromete-se com esta visão empresarial e procura ainda ajudar arquitetos, prescritores e outros agentes da cadeia de valor apoiando os seus projetos sustentáveis e melhorando a eficiência dos mesmos.
Segundo o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE), o parque habitacional é responsável por 30% da energia final consumida em Espanha. Por isso, a melhoria da eficiência energética no setor da construção é um objetivo da União Europeia e dos seus Estados-membros. Para além de conseguir uma redução da energia necessária para a utilização dos edifícios, também se pretende diminuir a quantidade de energia na sua construção. Um edifício desenhado e construído de uma forma sustentável reduz o uso de água, matérias-primas e energia ao longo do integral ciclo de vida do edifício.
Neste sentido, o uso da Declaração Ambiental do Produto (DAP) na análise do Ciclo de Vida dos edifícios permite selecionar os produtos com um menor impacto ambiental ao nível do parque edificado. As DAP ajudam, ainda, a obter créditos ou pontos nos certificados de sustentabilidade dos edifícios como o LEED ou BREEAM.

Uma Declaração Ambiental de Produto é um documento de caráter voluntário com informação objetiva e transparente que descreve, de forma detalhada, o impacto ambiental de um produto ou família de produtos, baseado em dados quantificados e verificáveis obtidos mediante um estudo da sua Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

A Guardian Glass dispõe de uma DAP verificada por uma entidade independente para a sua gama de vidros float, vidros laminados e vidros revestidos fabricados na Europa.

Além do mais, os fabricantes das unidades de vidro isolante Vidriera Arandina e Astiglass, sob a marca Guardian Select®, também apostaram na sustentabilidade, figurando entre as empresas pioneiras em Espanha a dispor de DAP para os seus vidros duplos e triplos.

Vidriera Arandina - www.lavidriera.com

Destacam-se pela sua grande capacidade de produção no fabrico de vidro isolante e prestam serviços tanto a grandes empresas de construção como a profissionais da janela num amplo raio de ação.

Ampliaram recentemente a sua fábrica, tendo uma produção de vidro isolante que suplantou os 240.000m2 em 2020. Para 2021, como prognostica Alejandro Velasco, responsável de Qualidade e Compras, “a tendência será de crescimento e esperamos superar o valor histórico de 2019 que rondou os quase 260.000 m2 de produção anual”.

“Percebemos que devido à pandemia existe um interesse crescente e preocupação com melhorar o lar, seja o utilizador final, seja através dos nossos próprios clientes”.

A DAP da Vidriera Arandina atesta as composições de vidro isolante que incorporam o vidro float, laminados, temperado ou de película magnetrónica. Javier del Pozo, responsável pela Gestão e Meio Ambiente da empresa, explica que “esta declaração reflete o compromisso da Vidreia Arandina com o meio ambiente, a sustentabilidade, a melhoria contínua e a atenção ao cliente. É um ponto de partida para reduzir o impacto dos nossos produtos no meio ambiente e abre um novo horizonte para nós e para os nossos clientes, a fim de realizar projetos mais ambiciosos, nos quais a DAP é um requisito imprenscindível”.

A empresa encontra-se entre as pioneiras na certificação do gás árgon a 90%. “No ano passado, adquirimos um novo equipamento de gás para melhorar a nossa produção e este ano notamos um crescimento exponencial na procura. Cerca de 20% de toda a nossa produção de unidades de vidro isolante já o usam”, dizem del Pozo e Velasco.

Da esquerda para a direita, Alejandro Velasco, responsável de Qualidade e Compras e Javier del Pozo...

Da esquerda para a direita, Alejandro Velasco, responsável de Qualidade e Compras e Javier del Pozo, responsável pela Gestão e Meio Ambiente da Vidriera Arandina.

Da sua participação como licenciados da marca Guardian Select, ambos os responsáveis asseguram estar muito satisfeitos. “Trabalhar sob a alçada da marca Guardian Select® oferece um apoio importante. Desde que a Guardian Glass nos trouxe uma gama de produtos de muito boa qualidade que temos vindo a melhorar todos os anos. Hoje, a Guardian é uma das marcas em volume mais importante em Espanha e Portugal e fazer este percurso com a marca é uma garantia em todos os sentidos”.

Astiglass - www.astiglass.com

Empresa de referência no fabrico de vidro isolante pela sua capacidade de produção em projetos estruturais de elevada complexidade técnica, a Astiglass produziu, em 2020, mais de 120.000 m2 de vidro laminado, cerca de 185.000 m2 de vidro temperado e cerca de 125.000 m2 de vidros duplos. A empresa destaca, não apenas a sua capacidade técnica, mas também a execução de projetos internacionais e de envergadura como, entre outros, o Downtown Panama 55 Street, no Panamá, a reabilitação do Palácio Nacional do México, o Hotel Royalton, na Jamaica, ou o Centro Comercial Open Sky, em Madrid.

Sobre a sua publicitação da DAP, Inmaculada Jiménez, responsável de Qualidade e Riscos Laborais da empresa, recorda que este é um dos pontos-chave da sua Política de Qualidade e Meio Ambiente: “a qualidade está orientada para a satisfação de todos os nossos clientes através do compromisso de toda a organização em cumprir com as suas necessidades e exigências, assim como os requisitos legais e normas próprias dos produtos. Ao realizar um estudo de mercado sobre as futuras necessidades para satisfazer os nossos clientes, detetamos que globalmente o setor da construção estava a encaminhar-se para a realização de edifícios sob condições ótimas de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. Dispor desta DAP permitiu-nos disponibilizar aos nossos clientes a possibilidade de optarem por ter certificações específicas de projetos concretos, relacionados com a sustentabilidade”. “Parecia-nos ainda fundamental intensificar, de forma contínua, a nossa gestão do meio ambiente para obter melhorias no comportamento global da empresa, com um enfoque na sua análise do ciclo de vida”.

Além disso, a Astiglass sublinha o seu compromisso com o respeito pelo meio ambiente procurando a qualidade dos seus produtos, mas sem descuidar o impacto que estes podem gerar. Segundo nos dizem, cumprem as normas vigentes quanto ao tratamento de águas (dispõem de equipamento avançado para tratamento de águas residuais que funciona em circuito fechado para posterior reutilização); separação de resíduos por tipo (todos os resíduos industriais que geram são geridos em função da tipologia de cada grupo, tal como estabelece a legislação ambiental); e a otimização do consumo elétrico (otimizam os recursos ao máximo para conseguirem a maior poupança energética possível, tanto nos processos de fabrico como na climatização e iluminação).

Inmaculada Jiménez, responsável de Qualidade e Riscos Laborais

Inmaculada Jiménez, responsável de Qualidade e Riscos Laborais.

Quanto a pertencer à marca Guardian Select®, Inmacualada Jiménez assegura que “andar de mãos dadas com uma multinacional como a Guardian ajudou-nos a ter maior credibilidade como transformadora de vidro dentro do setor”. E conclui, assegurando “estarem muito satisfeitos com o caminho conjunto feito ao longo dos anos”.

Por seu lado, Estíbaliz Berrio, responsável da marca Guardian Select® para Espanha e Portugal, explica que é “uma verdadeira honra ter como membros da marca de vidro isolante Guardian Select® empresas como Vidriera Arandina e Astiglass, já que são de referência no mercado pelo seu compromisso com a qualidade e evolução constante na melhoria do processo de produção”.

“A sua aposta na DAP é um bom exemplo de como antecipar as necessidades dos clientes que procuram, cada vez mais, a transparência das empresas e um compromisso com a sustentabilidade”, acrescenta.

A rede de fabricantes de vidros duplos e triplos Guardian Select® tem uma ampla cobertura geográfica tanto em Espanha como em Portugal. Desta forma, asseguramos que todo o profissional de janelas possa dispor de vidros isolantes Guardian Select®.

Pode conhecer os membros que a integram em https://www.guardianselect.pt/.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosA-OK Motors®Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial