Acaba de ser publicado um policy brief sobre pobreza energética da autoria de Ana Horta e Luísa Schmidt.
O estudo, que identifica e carateriza a população portuguesa mais vulnerável, foi publicado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) no Observa (Observatório de Ambiente, Território e Sociedade do ICS-ULisboa).
Este policy brief baseia-se em resultados da investigação no âmbito da Medida 'Ligar – Eficiência energética para todos!', coordenada pela ADENE e financiada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC 2017-18) com a colaboração do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE), do Instituto de Ciência Sociais (ICS), da Sair da Casca e da CDI Portugal e tinha como objetivo implementar uma estratégia inclusiva de combate à pobreza energética e de melhoria da eficiência energética de populações em condições socioeconómicas desfavorecidas e de infoexclusão.
No âmbito da Medida foram realizadas, pelo ICS, 100 entrevistas semi-diretivas com famílias vulneráveis à pobreza energética em dez freguesias do País (dez entrevistas em cada uma).
Estas freguesias foram escolhidas de entre as que apresentam um índice de vulnerabilidade à pobreza energética mais elevado, e incluindo tanto áreas urbanas como rurais das diversas zonas climáticas e geográficas do País.
Com o apoio das juntas de freguesia locais, foram identificados agregados familiares em situação de pobreza energética com diversos perfis tendo em conta género, composição do agregado familiar, idade, condição socioeconómica e caraterísticas da habitação.
Este trabalho de campo decorreu entre fevereiro e maio de 2018. Uma das reflexões desta medida relacionou-se com a invisibilidade da pobreza energética, sobre a qual só muito recentemente começaram a ser desenvolvidas iniciativas em Portugal centradas nesta temática, nomeadamente através da elaboração da Estratégia Nacional de Longo Prazo para Combate à Pobreza Energética 2021-2050, que esteve em consulta pública até 17 de maio de 2021. No espaço público esta é ainda é uma realidade largamente ignorada.
Pode consultar ou descarregar o estudo do ICS aqui.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício