AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Artigo exclusivo para a Revista Novoperfil

Do desafio à oportunidade: edifícios mais eficientes e sustentáveis

ADENE - Agência para a Energia21/09/2021

Cada vez mais é evidente a necessidade a nível global de reduzir. Reduzir as emissões de CO2, reduzir a pegada ecológica, reduzir o impacte da sociedade no meio ambiente. Enfrentamos hoje desafios sem precedentes, relevados ou exacerbados pela pandemia, sendo percetível o aumento do consumo de recursos, em especial os recursos energéticos. A construção é um dos setores com maior expressão no consumo de energia, responsável por, aproximadamente, 75% da energia final na Europa, e um terço das emissões de GEE na União Europeia.

Imagen
O parque edificado, é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final, na Europa, e cerca de 30%, em Portugal. Assim, a reabilitação energética constitui uma grande oportunidade para melhorar o desempenho das habitações, proporcionando a melhoria da qualidade térmica e das condições de conforto dos seus ocupantes, ao mesmo tempo que contribui para reduzir das emissões de dióxido de carbono.

Em Portugal, mais de 50% do consumo dos edifícios pode ser reduzido através da introdução de medidas de melhoria de eficiência energética, presentes nos Certificados Energéticos (SCE), contudo, apenas 1% dos edifícios são renovados anualmente o que impossibilita dar resposta aos desafios climáticos que enfrentamos. Para mudar o paradigma são várias as ações e estratégias que ambicionam combater esta tendência, como por exemplo a recente aprovação da Renovation Wave, pelo Conselho Europeu, que tem como meta duplicar a taxa de renovação dos edifícios até 2030, aumentando simultaneamente os ganhos médios em termos de eficiência energética.

Um dos elementos essenciais a renovar nos edifícios é a sua envolvente, pois é dos que mais influencia o consumo de energia, sendo responsável, em média, por 25% do total de consumo energético de um edifício residencial.

A ADENE - Agência para a Energia, visa dar apoio nesta componente através da Etiquetagem Energética CLASSE+. A etiqueta CLASSE+ à semelhança da etiqueta europeia, facilita a comparação entre produtos quanto ao seu desempenho energético, permitindo uma escolha informada pelo consumidor. Atualmente concretizado para a janelas, a etiqueta energética pretende abranger mais componentes dos edifícios, como é o caso de películas de controlo solar e os sistemas ETICS.

No caso das janelas, em estreita colaboração com a ANFAJE e com base nos estudos de classificação energética destas soluções construtivas, realizados pelo IteCons, a etiqueta energética, classifica as janelas numa escala de “F” (menos eficiente) a “A+” (mais eficiente). As janelas eficientes podem ser de um leque variado, com diferentes características técnicas. Os parâmetros mais importantes estão em destaque na etiqueta e os restantes encontram-se disponíveis para consulta no portal CLASSE+ através da pesquisa por ID da etiqueta ou pelo código QR.

Atualmente, o CLASSE+ conta com mais de 900 as empresas aderentes (fabricantes, instaladores, fornecedores de perfil e vidro) que já simularam e emitiram mais de 150 mil etiquetas energéticas, para distinguir os seus produtos eficientes num mercado cada vez mais competitivo.

Imagen

Por outro lado, a ADENE lançou este ano, o Portal casA+, uma plataforma digital dirigida a qualquer proprietário (ou arrendatário) de um imóvel, que reúne e centraliza num só local toda a informação relevante sobre a habitação. Com mais de 500 empresas registadas, mas também mais de 5000 utilizadores particulares, o casA+ afirma-se nos setores da eficiência energética e hídrica, como o portal de referência para o esclarecimento do consumidor nestas matérias e como facilitador da concretização de medidas de melhoria.

Uma das mais-valias do Portal casA+ reside na possibilidade do consumidor contactar diretamente empresas e profissionais qualificados que tenham registo no Portal, previamente validados pela ADENE, com vista à implementação de medidas de melhoria na habitação. Através do Portal casA+, o cidadão consegue solicitar orçamentos, pedir esclarecimentos e propostas aos profissionais e empresas registados, mas também adquirir informações úteis, como soluções de eficiência, guias e dicas, tendo igualmente a possibilidade de conhecer os incentivos e financiamentos adequados a cada situação. Esta funcionalidade encontra-se disponível em todo o território nacional, para nove áreas de atuação – janelas eficientes, isolamentos térmicos, climatização e água quente sanitária, ventilação, energias renováveis, arquitetura bioclimática, eficiência hídrica, impermeabilização, auditoria e certificação.
O Portal casA+ contribui, assim, para a promoção de soluções de eficiência energética e hídrica e para a sensibilização do consumidor com vista à redução do consumo energético e melhoria do conforto das habitações e à maior qualidade de vida dos seus ocupantes.

A dimensão da Transição Climática e Digital

Portugal está empenhado em alcançar a descarbonização do parque de edifícios, e foi o primeiro país a comprometer-se com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 com objetivo de reduzir as emissões em 85%, em relação às emissões de 2005. Portugal foi também o primeiro país a entregar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O PRR, está organizado em 20 Componentes agrupadas em torno de três dimensões estruturantes: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.

A dimensão da Transição Climática inclui um financiamento de 610 milhões de euros para promover a eficiência energética nos edifícios residenciais, da Administração Pública central e de serviços. Estes financiamentos permitem colocar em prática a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios (ELPRE), o Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública (ECO.AP 2030) e a Estratégia Nacional a Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética. O investimento para a eficiência energética em edifícios residenciais já se iniciou, com o lançamento do 'Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis', do Fundo Ambiental. Este instrumento impulsionador da melhoria da eficiência energética, hídrica e ambiental das habitações, encontra-se já na sua 2ª fase para a qual existe uma dotação de 30 milhões de euros.

As iniciativas da ADENE, Portal casA+ e a Etiqueta Energética de Produtos CLASSE+, são ferramentas utilizadas em diversos programas de políticas públicas e incentivos financeiros, tendo sido referenciados no ‘Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis’ em vigor desde junho.
Este programa público contempla várias intervenções nas habitações particulares, entre as quais: a substituição de vãos envidraçados, sendo elegíveis a financiamento apenas as janelas com etiquetas CLASSE+, de classe “A+”, garantindo, assim, uma maior eficiência. O Portal casA+ enquadra-se nas tipologias 1 (janelas eficientes), 3 (sistemas de aquecimento/arrefecimento ambiente e AQS), 5 (eficiência hídrica) e 6 (arquitetura bioclimática), sendo referenciado como o portal a consultar para a seleção de empresas elegíveis para estas tipologias.
Imagen

A ligação do casA+ ao Sistema de Certificação Energético de Edifícios permite a mais fácil identificação de medidas de melhoria. Através da associação do Certificado Energético, o utilizador acede a um conjunto de informação contida no certificado, que facilita a priorização de medidas de melhoria por parte do consumidor. Facilita também a interação com empresas de confiança e qualidade, com vista à solicitação de orçamentos, que pode ser feita diretamente via casA+. Deste modo, as empresas contactadas recebem informação mais detalhada, relevante ao processo de prescrição e orçamentação de serviços e equipamentos. As orientações claras e simples do casA+ facilitam a solicitação de orçamentos e a concretização de medidas de melhoria de eficiência em apenas três passos.

Para dar resposta à cada vez mais vincada transição digital que presenciamos nos dias de hoje, a ADENE tem vindo a expandir as funcionalidades do Portal casA+, tendo já disponível a entrega digital do Certificado Energético, mediante comprovação de proprietário

Para dar resposta à cada vez mais vincada transição digital que presenciamos nos dias de hoje, a ADENE tem vindo a expandir as funcionalidades do Portal casA+, tendo já disponível a entrega digital do Certificado Energético, mediante comprovação de proprietário. Atualmente, tem estado a trabalhar em sinergias com outros sistemas e plataformas com vista à implementação de novas funcionalidades, nomeadamente a monitorização de consumos de água e eletricidade.
A redução do consumo energético dos edifícios só é possível com o esclarecimento e a formação dos cidadãos, sendo a educação e a sensibilização o primeiro passo para a adoção de sistemas e soluções mais eficientes, com vista à neutralidade carbónica dos edifícios. É com este ímpeto que a ADENE estabelece um grande compromisso com a sustentabilidade e eficiência dos materiais, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas e para a literacia da eficiência energética. Neste sentido, o Portal casA+ disponibiliza um conjunto de materiais de apoio para as diferentes áreas de atuação existentes no portal, no que concerne à eficiência energética e hídrica das habitações. Encontra-se também disponível um simulador de eficiência energética, onde de uma forma muito simples e interativa é possível obter a classe energética (aproximada) da habitação, bem como simular possíveis melhorias a implementar e ficar a saber o potencial de redução da fatura energética, e ainda ter acesso a uma estimativa do investimento.
O CLASSE+, por sua vez, também estabelece uma relação próxima com o consumidor, tendo disponíveis dois guias de apoio para a seleção de janelas eficientes, estando um orientado para a instrução dos pedidos de orçamento e outro para a componente técnica das janelas, focando nos materiais, parâmetros e soluções disponíveis no mercado. Apesar da sua fácil leitura, a etiqueta apresenta alguns parâmetros técnicos da janela, desconhecidos por grande parte dos consumidores. Por isso, o CLASSE+ disponibiliza no seu portal uma etiqueta interativa, que contextualiza todos os parâmetros técnicos abordados e explica como deve ser feita a correta leitura da etiqueta, retirando assim o máximo partido da informação lá contida.

O CLASSE+ investe também na formação de empresas, com vista à comercialização de soluções mais eficientes e de uma melhor e mais adequada prescrição e instalação de janelas. Neste sentido, tem vindo a realizar novas edições dos Cursos de Prescritores e Instaladores de Janelas Eficientes, contando já com mais de 175 prescritores e 500 instaladores formados. Estão previstas mais edições do Curso de Prescritores ainda este ano, a realizar a 29 de setembro e 24 de novembro, para os quais as inscrições devem ser feitas através do site da Academia Adene (https://academia.adene.pt).

Ao optar pela etiqueta energética, o consumidor fica a conhecer melhor o desempenho energético das soluções disponíveis no mercado, podendo realizar uma escolha informada e ponderada relativamente ao produto que vai adquirir. Ao adquirir janelas com classificação “A+”, o consumidor poderá reduzir as perdas energéticas deste elemento até 50%. Esta redução concretiza-se numa menor necessidade de climatização da habitação, que por sua vez irá reduzir a quantidade de eletricidade, gás ou outro combustível que seja utilizado para aquecimento e arrefecimento da habitação.

O Portal casA+ e a Etiqueta CLASSE+ tornam-se assim nos principais aliados do consumidor na renovação energética e hídrica de edifícios, tendo ainda um papel ativo no incentivo da implementação de medidas de melhoria, facilitando todo este processo através de uma comunicação simples e clara dirigida ao consumidor e disponibilizando ferramentas para a sua mais ágil concretização.

foto

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial