No Verão, o excesso de energia que entra no edifício leva a consumos exagerados pelos equipamentos de ar condicionado. Já no Inverno, se soubermos gerir a energia que entra no edifício, poderemos obter ganhos com o aquecimento solar passivo e, no geral, poderemos controlar a quantidade de luz natural que entra do exterior, melhorando as condições de vida e de trabalho.
A grande maioria dos dispositivos de protecção solar exteriores permitem a utilização de sistemas de controlo automatizados para controlo de luminosidade, pluviosidade e velocidade dos ventos. Estes sistemas permitem autonomizar o funcionamento dos dispositivos com um aumento da eficiência em termos energéticos, de utilização de luz natural e de protecção aos ventos. Estes sistemas permitem, inclusive, a sua integração com os sistemas actuais de gestão dos edifícios.
Para percebemos o nível tecnológico que estes dispositivos têm nos dias de hoje, apresentamos numa das imagens, um tipo de dispositivo exterior em lâminas orientáveis com áreas de movimento diferenciadas, com possibilidade de gerir a área onde pretendemos reflectir para o exterior a luz e a área onde queremos reflectir luz para o interior, permitindo assim gerir e orientar a luz natural que entra para o interior do edifício.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício