Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Aprenda com os especialistas

Conselhos para escolher o sistema de proteção solar mais adequado

Novoperfil27/07/2021
Quando chega o calor, é lógico começarem as preocupações com a proteção da habitação do sol e da sua intensidade. Mas sabe qual o sistema de proteção solar de que precisa? Qual se adapta melhor às caraterísticas do espaço e às suas necessidades? E ao seu orçamento?
foto

A ampla oferta de soluções disponíveis no mercado torna esta tarefa mais difícil, por isso, enquanto especialistas em sistemas de proteção térmica e solar, podemos facultar algumas recomendações, muito simples, sobre os principais aspetos a ter em consideração na escolha de um sistema de proteção solar adequado.

No momento de decidir a melhor solução para proteger a habitação do sol, para criar condições para desfrutar ao máximo de um nível de climatização natural ideal e ampliar a área da casa para tirar partido do espaço ao ar livre, são inúmeros os sistemas disponíveis no mercado - desde as ancestrais persianas e estores, os toldos, os wind screens, as pérgulas tradicionais até às pérgulas bioclimáticas – e cada uma destas opções é válida e bastante atrativa. Porém, permanece a eterna dúvida: qual a melhor solução para si? Identificámos cinco aspetos básicos para ajudar a orientar a melhor decisão.

A estética

Se para si a estética é o aspeto determinante, está com sorte, porque atualmente existe uma grande variedade de produtos no mercado, totalmente personalizáveis, em função das suas preferências, em termos de cor ou design. Contudo, é preciso atenção ao escolher o sistema que melhor se integra com o resto da casa, para que a solução de proteção solar faça parte dela, de forma natural, sem quebrar a linha arquitetónica da habitação.
O amplo portfólio de sistemas disponíveis no mercado permite um elevado grau de customização, o que facilita a adaptação de qualquer produto ao seu gosto e necessidade, para que a questão estética não seja um obstáculo ao efeito desejado.

Funcionalidades e resistência

Por outro lado, se é uma daquelas pessoas que se interessam pelos aspetos mais técnicos, deverá estar atento, por exemplo, ao grau de proteção e resistência ao vento, ou mesmo à salinidade. Se a habitação se situa numa zona costeira, onde existem condições climatéricas mais adversas para qualquer produto que se instale fora de casa, terá de optar pelas soluções que passaram nos testes e controlos necessários, e que comprovam que resistem a esse tipo de clima.
Também poderá optar por outras soluções práticas, como os toldos cofre, tendo em conta que toda a estrutura do toldo é protegida de forma especial, para garantir uma maior durabilidade do produto. Muitas vezes, esse grau de proteção é condicionado pelos materiais utilizados na fabricação, como os tecidos, que se encarregam de filtrar a luz de acordo com o grau de abertura determinado. Os tecidos são os verdadeiros protagonistas na dissipação de calor, por isso, esta não é uma questão trivial e deve ser alvo de reflexão.

Contudo, a verdadeira funcionalidade é potenciada pelas sinergias desta tipologia de produtos. E um bom exemplo é a pérgula bioclimática Saxun. Com este sistema, os jardins e terraços tornam-se partes integrantes das casas, eliminando a distinção entre espaço interior e exterior.

As pérgulas bioclimáticas são suportadas pela sua própria estrutura e apresentam diferentes tipos de montagens e possibilidades de modulação. Desta forma, para cada projeto é criada uma solução customizada, podendo adotar diferentes formas e tamanhos que se adaptam a distintas construções. Se não tiver problemas de espaço, pode integrá-la com outros sistemas de proteção solar – como toldos ou mesmo wind screens- aumentando assim as vantagens que cada produto apresenta, quando utilizados em separado.

Espaço e utilização a dar ao produto

Este é um fator mais limitante do que todos os outros, pois nem todos temos a sorte de ter habitações com grandes espaços ao ar livre. Contudo, isto não significa que não possamos desfrutá-los da mesma forma, como se os tivéssemos. Apenas é necessária consciência destes condicionantes e descartar soluções, como as pérgulas, que requerem dimensões mínimas para instalação.
Também é importante ter em consideração o objetivo e a utilização a dar ao produto. Um sistema de proteção solar que pode ser usado durante todo o ano não deve ser o mesmo que apenas se destina à proteção nos dias de calor mais intensos. Nem será o mesmo se o objetivo final for para utilização residencial ou comercial, e deve também ser diferente quando se trata de uma habitação principal ou de uma segunda residência.

Custo e qualidade

Nem é preciso recordar que o custo de um produto está diretamente relacionado com a sua qualidade. Por isso, se pretende um sistema de proteção efetivamente eficiente, terá que o considerar como um investimento, que possa ser justificado e rapidamente amortizado, em vez de o encarar como um gasto.
Dito isto, mesmo cumprindo apenas padrões mínimos de qualidade, podem ser configurados produtos que oferecem um elevado grau de personalização, para desenvolver soluções adequadas e nas quais a relação qualidade-preço é equilibrada.
foto

Conforto

E se o que o motiva é sentir-se o mais cómodo possível, para desfrutar de momentos relaxantes numa sombra maravilhosa, certamente privilegia o conforto. A solução mais vanguardista para qualquer sistema de proteção solar passa pela domótica, dado que só pela incorporação das tecnologias mais avançadas do mercado é que se obtém um resultado à altura das expectativas mais elevadas. As soluções Saxun apresentam opções inovadoras de automação e domótica residencial para que se possa dedicar exclusivamente a desfrutar dos seus espaços, criados a pensar nos melhores momentos de lazer e diversão.

Toda uma vida ao redor do sol

Converter casas em lares é um dos pilares do ADN da Giménez Ganga que, através da sua marca Saxun, se foca em disponibilizar soluções que melhoram a habitabilidade dos espaços vividos em família. Manter uma temperatura confortável, criando um espaço ideal do ponto de vista da iluminação, poder expandir uma casa face a uma nova necessidade, ou adaptar a decoração a um estilo mais minimalista - hoje tão apreciado- são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelos produtos e soluções da empresa para viver melhor a casa.
Além disso, a integração da mais recente tecnologia em domótica, permite o controlo total sobre a operação dos diferentes sistemas de proteção solar incorporados na habitação, a partir de qualquer lugar e a qualquer hora. A possibilidade de personalização dos produtos é total, permitindo adaptar os sistemas proteção solar às necessidades de cada fachada.
Indalsu: uma janela é milhares de histórias para descobrirPremios NovoPerfilGuardian Select, um parceiro de confiança

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial