Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Anicolor: uma referência incontornável no mundo do Alumínio

Ana Clara27/09/2021

A poucos meses de completar 40 anos de existência, a Anicolor é atualmente uma referência incontornável no mundo do Alumínio. Neste Perfil Empresarial, damos-lhe a conhecer a empresa que fez, nos últimos anos, "fortíssimos investimentos no seu processo produtivo".

foto

Tendo nascido apenas como prestadora de serviços de Anodização no já longínquo ano de 1982, a Anicolor foi-se reinventando constantemente, “com o objetivo de rasgar outros horizontes e de se tornar uma das principais empresas do setor no mercado nacional”, adianta a empresa à Novoperfil.

Com um Layout Fabril de 48 000 m2 para um total de área coberta de mais de 65 000 m, a Anicolor fez, nos últimos anos, "fortíssimos investimentos no seu processo produtivo, quer ao nível dos equipamentos, quer ainda ao nível dos recursos humanos".

Tendo uma capacidade de produção instalada de cerca 25 000 toneladas/ano de Alumínio, divididas pelas três modernas prensas de Extrusão de que dispõe, duas de 1800 T e uma de 3000 T, a Anicolor tem vindo a afirmar-se como um dos principais protagonistas nacionais do setor.

Sustentada nos mais de 300 colaboradores da organização e tendo como bandeira da empresa o mercado dos Sistemas de Alumínio para a Arquitetura, a Anicolor começa agora também a dar cartas na chamada Divisão Industrial em segmentos tão importantes como as indústrias Automóvel, Indústria Naval, Mobiliário, Moldes, Robótica e outras.

“Apostados na preservação cada vez mais importante do ambiente, renovamos a nossa ETAR e certificamos a empresa com os mais diversos Labels de qualidade exigidos pelos organismos competentes com a norma ISO 9001”, realça a empresa.

Qualicoat, Qualanod, Seaside e a Norma QB49 para o mercado externo são algumas garantias que a empresa dá ao mercado em termos de certificação.

Dispondo de 12 filiais próprias, espalhadas pelas mais diversas capitais de distrito do País, com o objetivo de estar próximo de todos os seus clientes, esta política de proximidade fez com que a Anicolor se viesse, progressivamente, a tornar na principal empresa portuguesa na Área dos Sistemas de Alumínio.

“As Caixilharias de Alumínio e o mercado da Arquitetura e da Construção Civil, fazem inquestionavelmente parte do ADN da Anicolor e serão sempre o seu Core Business”, vinca a marca.

foto

Investimento em I&D

Com esse objetivo em mente, “reforçamos fortemente o investimento em I&D procurando, com isso, ir ao encontro das necessidades específicas de cada mercado, de cada produto e de cada cliente”.

É disso um bom exemplo, a conceção e o desenvolvimento do Sistema PassivHouse o último grito em termos de engenharia de produto numa janela.

Este sistema, recentemente desenvolvido pela Anicolor, tem como objetivo a sustentabilidade ambiental das caixilharias, a eficiência energética, a saúde e o conforto dos edifícios, na procura de um conceito construtivo autosustentável.

Para além das modernas Linhas de Extrusão, “a nossa organização tem também ao seu dispor duas Linhas de Anodização, a última delas totalmente automatizada, três Linhas de Lacagem, uma delas de conceito vertical e com enorme capacidade produtiva e também duas Linhas de Lacado Madeira. Com a recente instalação de uma moderna Linha de Lacado efeito Madeira de última geração, procuramos com isso demonstrar respeito pelo passado e por um produto em que fomos pioneiros em Portugal, estávamos então no ano de 1997”.

E porque as tendências de mercado e de produto a isso obrigam, a Anicolor dispõe de três Linhas de Rotura Térmica com as mais altas performances tecnológicas, "dado que o mercado tendencialmente cada vez mais se dirige para este segmento específico de produto", adianta a empresa. 

Mergulhados em plena pandemia, em 2020, "conseguimos ainda assim concretizar outro objetivo de longa data, que foi construir e inaugurar já neste ano de 2021, ainda que de forma discreta, pelas razões conhecidas, a nova sede social da empresa". 

“Tivemos uma especial preocupação de dotar este novo edifício de salas com equipamento específico dedicadas à formação dos nossos parceiros e instaladores. Criámos gabinetes em regime de open space com a preocupação de melhorar as condições de trabalho dos nossos colaboradores com especial foco nos Departamentos Técnico, Prescrição e Obras, Orçamentação, Comercial e Marketing. Por detrás deste investimento esteve sempre a importância que atribuímos ao nosso cliente, daí estarmos também neste momento a fazer um restyling completo ao nosso showroom, onde terão espaço de destaque as últimas criações em termos de produtos e sistemas inovadores”, informa a Anicolor.

Apostando numa política comercial ajustada à realidade de mercado dos diferentes países onde a Anicolor se faz representar, Espanha é talvez o maior caso de sucesso de internacionalização da empresa.

Com um modelo de negócio diferenciado, que aposta em distribuidores locais em regime de exclusividade de marca, “conseguimos dessa forma chegar à quase totalidade das principais províncias daquele país, Ilhas Baleares e Canárias incluídas. O objetivo desta estratégia comercial de atuação, passa mesmo por cobrir a totalidade do mercado espanhol em termos geográficos, desiderato que esperamos atingir, o mais tardar, até 2024”, adianta a empresa.

Apostando numa política comercial ajustada à realidade de mercado dos diferentes países onde a Anicolor se faz representar, Espanha é talvez o maior caso de sucesso de internacionalização da empresa

Apresentando, na última década, crescimentos de faturação sempre acima dos dois dígitos, os mais de 20 países onde a Anicolor está presente têm tido um papel decisivo nesse crescimento exponencial, mas sustentado. É objetivo da administração da empresa elevar a faturação do mercado externo para os 35 a 40%, dando no entanto especial primazia ao mercado nacional, o qual representará, por escolha própria, um volume de faturação sempre mais significativo.

“Com esse desígnio, continuaremos a marcar presença física nos certames internacionais mais importantes do setor, como Espanha, França e Alemanha, nunca excluindo a possibilidade de também o fazermos em eventos do género no mercado nacional. Nesse sentido, temos já em agenda diversas ações com um caráter completamente inovador, que seguramente transportarão a Anicolor para um novo patamar de diferenciação e excelência. Mas como o segredo é e será sempre a alma do negócio, o melhor é mesmo esperar para ver”, acrescenta a Anicolor.

foto
Conscientes de que o período pós-Covid “nos trará um sem número de novos desafios, cá estaremos para afirmar cada vez mais a notoriedade da nossa marca e da nossa organização. Sabemos que os clientes serão sempre a razão da nossa existência, não nos esqueceremos nunca da responsabilidade social que temos perante os nossos mais de 300 colaboradores, as suas famílias e o seu bem-estar”.
“Para nós, Anicolor, o futuro começa hoje, acreditando que o sucesso não é uma obrigação. É bem mais do que isso, é o nosso destino”, conclui a empresa.

Saiba mais aqui: www.anicolor.pt

Jaba: tradução 4.0Academia Anfaje: formaçao - workshops - seminários técnicosAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial