Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Salamander Window & Door Systems aposta pela energia verde e sustentável

10/08/2021
Os centros de produção da Salamander Window & Door Systems na Alemanha e na Polónia aumentaram a sua participação de energia verde para 100%. Assim, o Grupo aemão volta a apostar na sua estratégia corporativa e em produtos sustentáveis. O objetivo é melhorar constantemente a pegada de carbono e fazer uma contribuição significativa para o meio ambiente.
Imagen

Como um grupo empresarial de propriedade familiar ambientalmente responsável, especializado na criação de produtos sustentáveis e orientados para o design, a Salamander está a caminho de se tornar uma empresa climaticamente neutra. Durante mais de 100 anos, a empresa tem usado eletricidade verde procedente das suas próprias centrais hidroelétricas.

Graças à decisão de Jakob Sigle de estabelecer a sua fábrica em Türkheim an der Wertach (Alemanha), a Salamander cobre hoje parte do consumo de eletricidade através de duas de suas próprias hidroelétricas e também por meio do novo sistema fotovoltaico instalado em Türkheim/Unterallgäu. Além disso, a administração da empresa decidiu ampliar a percentagem do ano passado de 25% de eletricidade verde para os centros de produção da Salamander Window & Door Systems na Alemanha e na Polónia para 100%.

Energia verde de produção própria e hidroeletricidade europeia

A estratégia da Salamander é transformar a “janela” num produto de design inspirador e sustentável para o cliente final. 25% do consumo de energia de um edifício pode ser economizado instalando janelas Salamander. Desta forma, os produtos da marca alemã contribuem para a concretização do Pacto Verde Europeu. Em termos de sustentabilidade, a estratégia da Salamander ‘S500’ está firmemente orientada para a redução do consumo de energia e das emissões.
De modo a conseguir este objetivo, a Salamander usa tecnologias novas e inovadoras. Por um lado, a empresa investe em energia renovável nos seus próprios centros de produção e, por outro, fornece eletricidade verde de forma transparente e consistente através do seu parceiro de longa data, a WSW Energie & Wasser AG. A eletricidade adquirida provém exclusivamente de hidroelétricas europeias e a WSW, no seu módulo Strom Grün Premium, apoiando assim novos investimentos no desenvolvimento de energias renováveis.
“Por considerarmos que a gestão sustentável do nosso meio ambiente e o uso eficiente de matérias-primas são muito importantes, propusemos-mos reduzir continuamente a nossa pegada de carbono. Por esta razão, decidimos aumentar a percentagem de eletricidade verde de 25% para 100% nos centros de produção da Salamander Window & Door Systems em Türkheim, na Alemanha, e Wloclawek, na Polónia”, resume o Co-CEO, Götz Schmiedeknecht. Além das suas centrais hidroelétricas próprias, a empresa também investe noutras tecnologias ecológicas, como sistemas fotovoltaicos.
Imagen

Por exemplo, em 2020, um sistema fotovoltaico foi construído numa área de 440 metros quadrados, nas instalações da empresa em Türkheim, através da qual, teoricamente, a eletricidade poderia ser fornecida a 30 residências durante um ano. O sistema evita a emissão de 37 t de CO2 por ano. Outro sistema fotovoltaico está a ser planeado numa área de 712 metros quadrados no telhado de um novo armazém com aproximadamente 290 kWp.

Na Salamander, a sustentabilidade sempre foi a principal prioridade e foi implementada através da produção eficiente e sustentável de materiais para janelas e portas. Por um lado, a Salamander investe na produção de energia renovável própria e, por outro, adquire eletricidade verde de forma consciente e transparente para conseguir uma melhor proteção do meio ambiente.

Empresas ou entidades relacionadas

Sip Productos Industriales, S.A.

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial