Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Manusa instala portas automáticas em clínica de Barcelona

Novoperfil15/09/2021

A Manusa instalou diferentes portas automáticas no novo bloco operatório de Oftalmologia da Clínica Hospitalar de Barcelona.

foto

Trata-se de um projeto arquitetónico na conceção de espaços que conta com a mais recente tecnologia liderada pelo estúdio de arquitetura Estudi PSP.

Num espaço de 1.000 metros quadrados, a PSP trabalhou em conjunto com profissionais de saúde e engenheiros a fim de alcançar a melhor solução arquitetónica para as novas instalações.

O espaço contém quatro salas de operações com tecnologia oftalmológica de última geração.

As vantagens da automatização de portas na arquitetura sanitária

As portas automáticas concebidas especificamente para estas quatro salas de operações contribuem para manter a higiene e a segurança nestes espaços sensíveis, assegurando ao mesmo tempo que se mantém UM nível ótimo de limpeza e proporcionando uma elevada resistência às bactérias e outros agentes nocivos. Para tal também é importante a sua estanquicidade, que proporciona uma vedação excecional contra o pó e partículas transportadas pelo ar, minimizando o seu fluxo e a transmissão de bactérias patogénicas e outros contaminantes.

No caso deste projeto, era essencial repensar tudo o que estava relacionado com os fluxos de movimentos e passagens, uma vez que as portas herméticas automáticas permitem a setorização dos espaços e, ao mesmo tempo, previnem infeções e doenças.

Este bloco cirúrgico, cuja conceção se baseia nos princípios da neuroarquitetura e da humanização dos espaços, dá prioridade ao bem-estar físico e mental, tanto dos doentes como dos profissionais. 

A instalação conta com quatro portas de correr automáticas, uma porta divisória estanque que abre apenas em caso de emergência ou incêndio, quatro portas automáticas de emergência ou incêndio e três pequenas portas automáticas estanques sem visão para as salas de operações.

Clara Rius, arquiteta parceira do Estudi PSP Arquitetura, salienta que para um projeto de saúde como este "é essencial ser capaz de automatizar os acessos, de ter o controlo das portas, e para isso trabalhámos desde o início com a equipa Manusa, com o objetivo de poder encontrar soluções que respondessem a um espaço como este que alberga salas de operações inovadoras".
Além disso, com um valor acrescentado, as portas incluem um sistema de luzes na parte superior, de diferentes tonalidades de luz para indicar se as salas de operações estão a ser utilizadas, vazias ou a ser limpas. “Propusemos também fazer furos orgânicos para acompanhar o desenho que foi estabelecido entre o pavimento e os acabamentos das paredes, e que estão alinhados com a arquitetura do bloco”, diz.

Para além destas inovações e a fim de proteger as pessoas contra vírus e bactérias, foi instalado um sistema sem contacto em cada porta, sendo agora desnecessário tocar na porta para esta abrir.

Guardian Select, um parceiro de confiançaPremios NovoPerfilIndalsu: uma janela é milhares de histórias para descobrir

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial