Vekaplast: desperta os seus sentidos
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Cidades mais sustentáveis

Plataforma AYR do CEiiA vence o 'New European Bahaus'

17/09/2021

O CEiiA é o vencedor do 'New European Bauhaus' na categoria de 'Produtos e Estilo de Vida' com a plataforma de sustentabilidade AYR.

A entrega do prémio decorreu na Comissão Europeia, em Bruxelas e foi selecionado por um júri composto por 80 personalidades de vários setores e países da União Europeia que analisaram no total mais de 2.000 projetos de toda a Europa.

foto

A plataforma AYR desenvolvida em Matosinhos pelo CEiiA é um exemplo para a Europa na sustentabilidade, ao quantificar e valorizar as emissões evitadas permitindo o envolvimento do cidadão e comunidades na descarbonização das suas cidades.

“Ao criar pontes entre ciência e inovação e arte e cultura e ao adotar uma abordagem holística, o Novo Bauhaus Europeu desenvolverá soluções não só sustentáveis e inovadoras, mas também acessíveis e enriquecedoras para todos. Estes projetos vencedores incorporam este novo espírito do Novo Bauhaus Europeu”, afirmou a Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, adiantou que "o AYR é um dos projetos mais desafiantes e transformacionais da história do CEIIA. É um projeto pensado a partir das pessoas e em que a tecnologia é apenas o meio para que o cidadão possa participar de forma proactiva na descarbonização das cidades. É um projeto que envolve várias gerações, começando por aqueles que se sentam no banco da escola e com quem o CEiiA teve o privilégio de colaborar nos últimos dois anos. É um projeto concebido e testado em ambiente real, na nossa cidade de Matosinhos e que foi inspiracional para o desenvolvimento de produtos ciber-fisicos numa nova dimensão estética na mobilidade". 

Esta distinção do New European Bauhaus é para o CEiiA o reconhecimento de vários anos de trabalho no desenvolvimento de tecnologia em prol de cidades mais sustentáveis, inclusas e esteticamente apelativas”

Luísa Salgueiro, presidente d Câmara de Matosinhos, começou por felicitar toda a equipa do CEiiA "por esta importante vitória, é fruto do trabalho de excelência que tem vindo a desenvolver em Matosinhos e que nos enche de orgulho. Este prémio vem demonstrar que estamos a seguir o caminho certo rumo à descarbonização". 

"O reconhecimento da União Europeia sustenta a nossa ambição de transformar Matosinhos numa das primeiras cidades da Europa neutras em carbono, fazendo-o não só através da Mobilidade, mas também adotando medidas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e que promovam a sustentabilidade nas suas três dimensões: social, económica e ambiental”, acrescentou. 

Jaba: tradução 4.0Academia Anfaje: formaçao - workshops - seminários técnicosAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Indalsu: mais próximo de si

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial