Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Somfy compromete-se a reduzir 50% das suas emissões

18/10/2021
Como pioneira no desenvolvimento de soluções para casas inteligentes e líder mundial em automação de janelas e portas, a Somfy reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade através da implementação da sua estratégia de desenvolvimento sustentável, assente em três pilares: Planeta, Pessoas e Prosperidade.
Imagen

A Somfy Iberia anunciou o seu compromisso de reduzir em 50% as suas emissões de CO2 até 2030, no âmbito da Semana do Desenvolvimento Sustentável. Tal levará a empresa a mudar a sua sede em Espanha para um edifício mais amigo do ambiente, em Barcelona.

O novo escritório possui a certificação Breeam de construção sustentável, que garante um maior impacto nos benefícios económicos, ambientais e sociais para todos os que estão ligados à vida do edifício, sejam inquilinos, utilizadores, promotores, proprietários ou administradores.

A ratificação do compromisso da Somfy com a sustentabilidade foi impulsionada pela avaliação global de carbono realizada pelo Somfy Group. Esta avaliação definiu que as emissões da empresa em 2019 correspondiam a 1.300 Kt de CO2, o equivalente ao impacto de uma cidade francesa de 120.000 habitantes.

Com estes resultados, reforça o compromisso de reduzir as emissões de CO2, tanto das suas operações como dos seus próprios produtos, seguindo os princípios estabelecidos pela iniciativa Science-Based Targets. Esse compromisso ajudará a empresa a atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris, que visam limitar o aquecimento global a 1,5 °C.

“A avaliação de carbono que realizámos mostra que devemos continuar a fortalecer o nosso compromisso com a sustentabilidade para ter um impacto real no meio ambiente”, explica Andrea Ragione, CEO da Somfy Iberia.

“Reduzir o impacto das nossas operações e da pegada dos nossos produtos é essencial, mas queremos ir mais longe. Por isso optámos por uma mudança de sede em Espanha, reforçando o envolvimento de toda a equipa da Somfy Iberia, com a celebração do Semana do Desenvolvimento Sustentável", acrescenta.

Compromisso firme com o meio ambiente

93% das emissões do Somfy Group vêm de produtos e 78% estão diretamente relacionadas com a sua utilização. Portanto, a iniciativa de redução das emissões em 50% terá um impacto direto nos produtos Somfy, pois exigirá a implantação e implementação de soluções ecologicamente projetadas e otimizadas para consumo. Até 2021, mais de 50% dos produtos comercializados pela empresa terão o selo ACT FOR GREEN, que estará presente em todas as vendas a partir de 2030. Além disso, este compromisso com a redução das emissões também afetará as soluções Somfy, reduzindo o seu consumo de energia em 40% até 2030.

As soluções oferecidas pela Somfy não só apresentam menor consumo, como também ajudam a evitar emissões, otimizando o desempenho energético dos edifícios graças ao controlo inteligente de estores e proteção solar. O Grupo continuará a inovar nesta área e desenvolveu uma abordagem com a consultora Carbone4 para calcular as emissões evitadas. Por exemplo, em 2020, as soluções Somfy ajudaram a evitar o equivalente a 120 Kt de emissões de CO2 em França. Para compreender melhor a sua pegada de carbono, a empresa irá realizar esta análise nos vários países onde opera, adaptando-a às especificidades nacionais (mix energético, utilizações, etc.).

Imagen

Desenvolvimento sustentável da Somfy focado nas pessoas e na prosperidade

A Somfy também está comprometida com os seus colaboradores, procurando melhorar o seu bem-estar, desenvolvimento e empregabilidade: um elemento-chave na preparação do Grupo para os desafios futuros.

Com estes objetivos, a Somfy Iberia celebrou mais uma vez a Semana do Desenvolvimento Sustentável, durante a qual todos os colaboradores puderam assistir a formações, conferências e workshops sobre responsabilidade social e ambiental. Estas sessões integram o SOMFY CAMPUS, um programa concebido para desenvolver a empregabilidade sustentável das equipas da Somfy à medida que novos perfis são necessários na empresa. No final de 2021, 2.000 colaboradores terão acesso ao SOMFY CAMPUS, estimando-se que cheguem a 6.500 em 2024.

Para além disso, desde 2004 que o Somfy Group está comprometido com iniciativas lideradas por associações para lutar contra a habitação precária. Em Lisboa, colabora com 'As Aldeias de Crianças SOS', uma entidade que existe há mais de 70 anos e que tem como missão proteger as crianças e jovens que perderam as suas famílias ou que estão em risco de as perder.

Por fim, a Somfy continua a trabalhar para garantir que o desenvolvimento das suas operações beneficia todos os seus stakeholders. A equipa em Portugal, por exemplo, promove atividades na convenção anual com os seus clientes de forma a sensibilizá-los. Uma dessas atividades é a recolha de resíduos e plásticos da praia do local do encontro.

“A implementação deste novo percurso é um passo fundamental. É o resultado de dois anos de trabalho validado e impulsionado pela crise pandémica. Os nossos compromissos vão permitir-nos dar o nosso contributo para a emergência ambiental e social. É um passo fundamental se quisermos continuar a ser um parceiro responsável e preferencial, tanto local quanto globalmente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio das suas soluções inovadoras e virtuosas”, afirma Jean Guillaume Despature, Chairman of the Board of Directors.

Saiba mais sobre o plano de desenvolvimento sustentável da Somfy aqui.

foto

REVISTAS

Siga-nosIndalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial