Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Defensores de Chaves: uma renovação sustentável em Lisboa

04/11/2021
As Avenidas Novas são palco para um novo espaço de coworking instalado num edifício de 12 andares, localizado na Avenida Defensores de Chaves, em Lisboa, onde funciona atualmente o Idea Spaces. A intervenção de revitalização do edifício que introduziu uma linguagem arquitetónica atual ao edifício existente, e até algum arrojo, esteve a cargo da Conceito Arquitetos.
Imagen

O atelier de arquitetura Conceito Arquitetos desenvolve há mais de 20 anos projetos únicos em Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde. Este projeto em particular, resultou de uma reabilitação de um edifício de escritórios da década 70 com a possível função de coworking, embora na fase inicial de projeto a utilização não estivesse totalmente definida. Destacou-se a renovação da fachada que acabaria por se tornar o elemento mais marcante da arquitetura do edifício.

As Avenidas Novas

No início do século XX, as Avenidas Novas assinalavam uma viragem decisiva no tempo e no modo da expansão urbana da cidade de Lisboa para norte. A designação 'Avenidas Novas' surge na segunda década do século XX para identificar esta nova área da cidade, mas também novos estilos de vida em contraponto à cidade em torno do centro histórico.

Dotada de amplas artérias arborizadas servidas por uma boa rede de transportes públicos, acentuando a sua fluidez e modernidade. Surgiram novos bairros com moradias unifamiliares e imóveis de rendimento, ocupados por uma classe média, média-alta e alta em expansão. Em termos arquitetónicos foi marcada pelo ecletismo de Arte Nova, 'Estilo Português Suave' de Cassiano Branco. Associadas a um forte interesse imobiliário, atraiu investidores e tornou-se num dos eixos estruturantes de dilatação do centro funcional da cidade.

Hoje, esta área é um bairro com muito carácter na cidade de Lisboa e um eixo central cosmopolita, dotado de infraestruturas de apoio e de transportes, serviços públicos, hotéis, universidade, hospital, residências e escritórios.

Cowork e smart work com capacidade para mais de 500 postos de trabalho, o novo espaço de cowork das Avenidas Novas é o maior da rede Idea Spaces que conta com outros espaços no Parque das Nações e no Palácio Sotto Mayor, também em Lisboa. Abriu portas num momento em que se redefine o modelo de trabalho do futuro e o cowork é uma realidade cada vez mais presente. Em resposta aos novos modelos de trabalho remoto e freelancers, os espaços de trabalho evoluem e adaptam-se aos novos estilos de vida. O edifício passou por um processo de reabilitação total. Tem uma área de 4.700 m² com mais de 30 escritórios privados, 18 salas de reuniões e eventos, uma sala de cinema privada e um terraço de 800 metros quadrados, onde nascerá uma piscina. O edifício tem estacionamento próprio, phone booths para chamadas privadas e dois pisos lounge para relaxar.

Cowork e smart work com capacidade para mais de 500 postos de trabalho...
Cowork e smart work com capacidade para mais de 500 postos de trabalho, o novo espaço de cowork das Avenidas Novas é o maior da rede Idea Spaces que conta com outros espaços no Parque das Nações e no Palácio Sotto Mayor, também em Lisboa.

Uma fachada revolucionária

Tudo começou com o repto de renovar uma fachada de um edifício de escritórios dos anos 70, nas Avenidas Novas. Os materiais utilizados no edifício original – alumínios e grelhas – estavam desatualizado face à linguagem arquitetónica atual. A proposta foi alterar completamente a fachada e fazer um projeto com impacto, moderno e dinâmico que, contudo, se integrasse perfeitamente no restante edificado. Desde logo, "o proprietário aceitou a proposta e incentivou desde o início o conceito", refere Diogo Freire de Andrade que assina o projeto.

A nova solução passou por uma maior expressão da área envidraçada e lâminas verticais em alumínio lacado branco entre os vãos. As lâminas verticais têm uma forma ondulada ao longo de toda a fachada, estendendo-se ao lobby, prolongando a solução para o interior do edifício. As portas automáticas em vidro ampliam o espaço e criam uma melhor relação com o exterior.

Logo desde início foi necessário encontrar um parceiro que aceitasse participar no projeto, desenvolvesse a solução técnica e acompanhasse a construção da fachada. A Reynaers desenvolveu a solução à medida e a execução e instalação esteve a cargo da FVL.

O principal desafio foi integrar uma solução de lâmina vertical no sistema de fachada que representasse o efeito de “onda” em toda a altura do edifício e cumprisse com a pressão de vento exigida. Para tal, foi necessário desenvolver uma solução à medida dos requisitos estéticos e técnicos. O que se pretendia do conjunto era que acentuasse a imagem vertical da fachada e que as duas soluções - fachada e lâminas de sombreamento – fossem uma só unidade. Adicionalmente, era necessário permitir a ventilação interior e, naturalmente, procurava-se a maior transparência possível para otimização da luz natural.
A relação entre a Conceito Arquitetos, a Reynaers e a FVL foi excelente e um exemplo do processo colaborativo que deve fundamentar o setor.

O principal desafio foi integrar uma solução de lâmina vertical no sistema de fachada que representasse o efeito de “onda” em toda a altura do edifício e cumprisse com a pressão de vento exigida

Aos bons desempenhos do sistema de fachada CW 60-SC (grampeada), foram adicionadas janelas projetantes para ventilação, sem vista de alumínio para o exterior, medida tão importante para a qualidade do ar interior, produtividade e conforto dos utilizadores.

Contudo, foram as lâminas de sombreamento, em forma de onda, que acabaram por se tornar o elemento mais desafiante, e propositadamente impactante, de todo o projeto. Desenhadas e implementadas estrategicamente para cortar o sol direto na fachada, e assim evitar o aquecimento excessivo interior, incutem à fachada um sentido estético arrojado, sem colidir com o restante edificado. Mais um passo rumo à sustentabilidade do património de Lisboa já que a par da eficiência térmica e acústica das soluções, o alumínio assegura o verdadeiro propósito da economia circular.

Aos bons desempenhos do sistema de fachada CW 60-SC (grampeada), foram adicionadas janelas projetantes para ventilação...
Aos bons desempenhos do sistema de fachada CW 60-SC (grampeada), foram adicionadas janelas projetantes para ventilação, sem vista de alumínio para o exterior.

Ficha Técnica do Projeto

- Janelas: CS 68 Folha oculta

- Fachadas: CW 60-SC

- Sombreamento: solução por medida

  • Localização: Lisboa, Portugal.
  • Fotografia: Margarida Silva

REVISTAS

A-OK Motors®Indalsu, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial