Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

VEKA: a contribuição da empresa para a sustentabilidade

Novoperfil17/12/2021
Um posicionamento assumido pela VEKA porque, salienta a empresa, “agora, mais do que nunca, é importante reciclar”.
Imagen
O setor da Construção exige uma grande quantidade de energia nos seus processos, pelo que, neste sentido, pequenas alterações e mudanças assumem um papel determinada na eficiência. Uma transformação ambiental só pode ser bem sucedida se reduzirmos significativamente a procura de energia dos edifícios e, consequentemente, as emissões de dióxido de carbono. E é aqui que os sistemas de janelas e portas de elevado isolamento térmico VEKA podem dar um contributo decisivo para alcançar este objetivo.

A VEKA acredita no efeito direto dos seus produtos na redução das emissões de CO2 para a atmosfera, mas também sabe que toda a cadeia de valor faz diferença, desde o consumo de energia e água à utilização de materiais duráveis e à reciclagem dos produtos no final da sua vida útil.

"É por isso que, como pioneiros no setor, introduzimos um sistema de reciclagem em circuito fechado já em 1993, contribuindo para o processo de economia circular tão em voga nos últimos tempos", salienta a VEKA em comunicado.
Exemplo disso é que a VEKA tem atualmente três das suas instalações de reciclagem na Europa, com capacidade para reciclar 100.000 toneladas de janelas por ano.

Reciclar: uma aposta segura em todos os momentos

Os problemas globais de abastecimento, que estão a ocorrer em muitos setores da indústria nos nos últimos meses, são bem conhecidos. A pandemia de Covid-19 alterou os padrões de oferta e procura, e enquanto a procura, e embora o setor da construção tenha sido inicialmente afetado, goza agora de uma procura muito saudável.
Uma “tempestade perfeita” resultante de uma combinação de elementos muito diferentes: problemas de transporte marítimo, perturbações meteorológicas, aumento dos custos de energia, descarbonização, nova legislação, etc.
Num ambiente tão desafiante, há inputs verdes como a economia circular e o aumento da utilização de PVC reciclado.
Desde 1993, a VEKA já reciclou mais de 25 milhões de janelas. Para potenciar a economia circular, a empresa recicla a partir do material de pós-produção dos perfis, mas também materiais de pós-produção dos clientes, em combinação com a reciclagem de janelas antigas. Todos estes materiais são reciclados e reintroduzidos no processo de produção. Atualmente, os perfis em PVC da VEKA incorporam 26% de material reciclado através do sistema de co-extrusão, em conformidade com a Norma 12608-1.
Imagen

“Adotamos uma abordagem responsável, contribuindo através das nossas ações para a proteção do ambiente e conservação dos recursos naturais”, salienta a VEKA, acrescentando que faz parte da estratégia da empresa para os próximos anos "ajuda a criar um futuro sustentável para as gerações vindouras".

Além disso, a VEKA também está ativamente envolvida na iniciativa europeia de sustentabilidade VinylPlus®. Em 2018, a VEKA foi uma das primeiras empresas a obter esta etiqueta. Em 2020, a certificação foi renovada com sucesso para os sistemas de perfis SOFTLINE da VEKA. Este rótulo identifica a aquisição sustentável de material dos perfis, produção otimizada em termos energéticos e uma elevada proporção de PVC reciclado em perfis recentemente produzidos.

“A VEKA é a força motriz desta iniciativa transsetorial da indústria europeia do PVC e contribui ativamente para a realização de ambiciosos objetivos a nível industrial”, conclui a empresa.

Empresas ou entidades relacionadas

Vekaplast Ibérica, S.A. - Portugal
Vekaplast Ibérica, S.A.U. - Burgos

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial