Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

ETICS: uma resposta eficiente no combate à pobreza energética no País

Pedro Ferreira | Responsável de I&D na Saint-Gobain Portugal - ISOVER, Placo® e Weber22/02/2022
Num momento em que o País está a enfrentar uma vaga de temperaturas baixas, nunca é de mais relembrar a importância de debater a realidade da pobreza energética.
foto
De facto, Portugal é um dos países com clima mais ameno da União Europeia, mas onde mais cidadãos estão expostos ao frio em casa. Continuamos a viver num dos locais em que o número de indivíduos a declarar não ter capacidade financeira para manter a sua casa aquecida de forma adequada é mais alto do que a generalidade dos países da Europa. Esta situação carece de uma resposta imediata, que poderá passar por apresentar propostas do ponto de vista construtivo que incrementem o desempenho energético dos nossos edifícios.

É neste quadro que introduzo o sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System), um sistema de isolamento térmico pelo exterior, muito utilizado na construção atual, tanto em obra nova como em reabilitação. Uma das mais-valias desta solução é a de permitir reduzir as condensações, infiltrações e pontes térmicas.

As vantagens do ETICS são inúmeras. Além de conferir um excelente isolamento térmico às habitações, apresenta também uma excelente relação preço versus resistência térmica, aumenta a eficiência energética das habitações e permite poupanças energéticas.

Falo de um sistema constituído por painéis de isolamento, argamassa de colagem e fixações mecânicas, bem como por uma camada de base reforçada com rede de fibra de vidro e um revestimento para o acabamento final.

As placas de isolamento podem ser de cortiça, lã mineral e poliestireno expandido (EPS). Existe também a possibilidade de, em vez de utilizar placas de isolamento, aplicar um reboco isolante projetado.

O acabamento aplicado deve ser escolhido com consciência, uma vez que a sua durabilidade, ausência de fissuras e a alta resistência ao desenvolvimento de fungos e algas está associado à sua qualidade. Uma preocupação atual é também a renovação do sistema ETICS e nesse sentido existem soluções que ajudam a conservar, não só as cores, mas também as caraterísticas fundamentais do sistema.

foto
Pedro Ferreira.
Não obstante o conforto térmico que é capaz de agregar a um edifício, há também uma série de outras vantagens que tornam o ETICS numa solução crucial para os dias de hoje, nomeadamente o seu contributo para um planeta mais sustentável. Em termos de impacto energético, estudos afirmam que através do ETICS se conseguem reduzir os consumos em cerca de 20% a 30%.
No entanto, há ainda bastante desconhecimento acerca deste sistema e do que pode ser feito para melhorar o conforto térmico numa habitação. A incerteza quanto à relação custo-benefício e ao resultado final de tais investimentos também travam a ação. Num momento em que a pobreza energética do país está na ordem do dia e das agendas políticas, é uma excelente oportunidade para dar a conhecer o ETICS, sobretudo aos que lidam de perto com a problemática da pobreza energética.
CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial