AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Fundação Gulbenkian lança projeto de combate à pobreza energética

15/02/2022
Setúbal será a primeira cidade a receber o projeto-piloto 'Ponto de Transição', que quer contribuir para uma melhor eficiência energética e um maior conforto térmico nos lares portugueses.
Imagen

Portugal e´ o quarto país da União Europeia (UE) com mais população a reportar incapacidade de aquecer a casa no Inverno, e o segundo a viver em habitações desconfortáveis no verão – 1,9 milhão de portugueses não consegue manter a casa aquecida nos meses frios, enquanto 3,7 milhões sofrem com o calor, em casa, durante os meses mais quentes.

Portugal tem, pois, um lugar de destaque no ranking europeu de pobreza energética, com muitos dos seus habitantes a viver em casas muito frias no inverno ou muito quentes no verão, em habitações com infiltrações, humidade ou problemas de qualidade do ar interior. Esta falta de conforto térmico deve-se a uma combinação de fatores, entre os quais se destacam os baixos rendimentos (em 2020, quase um quinto dos portugueses encontrava-se em risco de pobreza ou exclusão social), o custo elevado da energia (na primeira metade de 2021, o preço da eletricidade era 12% superior à média europeia e o do gás, 41%) ou o baixo desempenho energético das habitações (68% das habitações certificadas tem baixa eficiência energética).
Mas a pobreza energética não afeta apenas o bem-estar. Esta tem também impacto na saúde dos portugueses – um quinto da população vive em casas com infiltrações ou problemas de humidade, que são potenciadores de problemas respiratórios como a bronquite, a pneumonia ou a asma; de referir ainda que Portugal regista taxas de excesso de mortalidade no inverno muito superiores a países do Norte da Europa como a Finlândia e a Suécia.

De forma a contribuir para uma transição energética mais justa, o projeto 'Ponto de Transição' quer ajudar a combater a pobreza energética das famílias portuguesas, numa primeira fase piloto no concelho de Setúbal, e vai desenvolver-se em várias frentes:

  • Um espaço de informação

Num contentor marítimo reutilizado montado junto ao mercado 2 de abril, na freguesia de São Sebastião, em Setúbal, uma equipa de técnicos estará disponível, de segunda a sexta-feira (em horários variáveis), para prestar todo o tipo de informações relativas à forma de melhorar o conforto térmico das habitações, como a redução de despesas com energia (eletricidade e gás), melhoria da eficiência energética nas habitações, aconselhamento sobre financiamentos existentes para o efeito e apoio ao preenchimento de candidaturas;

  • Ações de proximidade

Avaliações energéticas gratuitas das habitações e identificação de oportunidades de melhoria.

  • Capacitação

Será dada formação em conceitos básicos sobre energia, contabilidade energética, tipos de equipamentos consumidores de energia no setor residencial e boas práticas na utilização de energia a um conjunto de cidadãos, selecionados entre a comunidade local, que dará corpo a uma Bolsa de Agentes de Transição.

Nesta fase piloto, que decorrerá entre 17 de fevereiro e 30 de junho de 2022, o Ponto de Transição estará instalado em Setúbal, podendo depois ser replicado noutros concelhos.

O projeto 'Ponto de Transição' é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), com o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da NOVA University of Lisbon (CENSE, FCT-NOVA) e com a Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE), com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião (Setúbal).

Saiba mais aqui.

Horário de abertura do Ponto de Transição

Seg, 10:00 – 14:00

Ter, 15:00 – 19:00

Qua, 10:00 – 14:00/15:00 – 19:00

Qui, 10:00 – 14:00

Sex, 15:00 – 19:00

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial