Em 2022, a marca internacional Innovus da Sonae Arauco celebra o seu 10.º aniversário.
A nível global, a marca Innovus foi lançada em 2012 com o slogan 'A new way to create'. O pré-lançamento na Alemanha e nos países do Benelux aconteceu no ano anterior.
O planeamento estratégico da marca Innovus voltou a destacar-se em 2014, quando a gama de produtos decorativos Topan alterou a sua designação para Innovus Coloured MDF. A presença na Interzum 2017 foi um dos marcos mais significativos, altura em que foi anunciada oficialmente a joint venture entre a Sonae Indústria e a Arauco. Ao mesmo tempo, a Sonae Arauco apresentou dois novos acabamentos Innovus: Stucco e Fusion.
A marca continuou a evoluir e, em 2019, foi apresentada uma coleção Innovus única com os novos acabamentos Cosmos, Flow e Spirit e uma taxa de renovação de 40%.
Hoje, a marca celebra o seu 10.º aniversário e destaca-se, não só pelos novos decorativos e acabamentos de excelência, mas, também, pelas suas variantes especiais que são fundamentais para o negócio dos produtos de valor acrescentado, como, por exemplo, os produtos com reação melhorada ao fogo (Fire-X) e de resistência à humidade (Hydro-X), e a certificação CARB2.
“A coleção Innovus tem desempenhado um papel importante na abertura de novos canais de distribuição. Tem sido fundamental para fazer com que os retalhistas aceitem esta marca, relativamente recente, e o nosso trabalhado tem permitido expandir de forma estável a rede de distribuição Innovus”, afirma João Berger.
Os 10 anos de Innovus coincidem com um dos maiores desafios do futuro: “as alterações climáticas afetam-nos a todos. A captura de carbono não é mais uma ideia vaga, mas antes uma realidade - um conceito importante e urgente à escala global. A Sonae Arauco está numa posição ideal para acompanhar esta mudança de paradigma para uma economia mais sustentável, pois a madeira e os produtos derivados de madeira são uma importante fonte de retenção de carbono. Esta é a tendência mais significativa que afetará a nossa empresa nos próximos anos e de uma forma positiva”, explica João Berger.
A sustentabilidade e a economia circular são dois dos pilares do modelo de negócio da empresa. Em 2021, os produtos da Sonae Arauco retiveram 3,5 milhões de toneladas de CO2 e a utilização de madeira reciclada em algumas gamas de produto da empresa já excede os 65%.
Para assinalar o aniversário da marca Innovus, a Sonae Arauco produziu um vídeo. Uma jornada repleta de criatividade, qualidade, inspiração e sustentabilidade.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício