Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Resíduos de construção e demolição

'ReBuild 17' lança concurso de ideias internacional

23/05/2022

O projeto ReBuild 17 lançou um concurso de ideias destinado ao desenvolvimento de ideias para novos materiais ou produtos, com incorporação de resíduos de construção e demolição (RCD), que deverá encerrar a 19 de julho deste ano.

Imagen

O concurso de ideias pretende incentivar pessoas a título individual ou coletivo, a apresentar propostas de desenvolvimento de produtos inovadores, que valorizem e incorporem uma percentagem de resíduos produzidos em obra, tais como o vidro, o plástico, a madeira, os agregados reciclados, as misturas betuminosas, o gesso cartonado ou EPS, comummente conhecido como esferovite. Os candidatos a concurso deverão apresentar ideias de novos produtos, materiais ou alternativas de incorporação de resíduos provenientes de obras construção e demolição.

Os participantes do concurso poderão submeter uma ou mais ideias, sendo que esta iniciativa lançará quatro concursos em simultâneo: superfícies e revestimentos; mobiliário urbano; mobiliário interior; e tema livre.

Através de critérios como potencial de materialização, ideia, potencial de impacto no mercado, inovação, potencial de circularidade e impacto do projeto para a Região Autónoma dos Açores, serão eleitas quatro propostas vencedoras: uma ideia vencedora por área de concurso. Cada um dos projetos vencedores irá receber um prémio monetário no valor de 1500 euros.

A eleição dos vencedores ficará a cargo do júri do concurso composto: pelo Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil, Francisco Fernandes; pelo Professor Manuel Duarte Pinheiro, Vice-Presidente da Civil Engineering and Research and Inovation for Sustainability (CERIS), do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa; por Maria João Barros, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores; por Andrea Moura, Técnica Superior da Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade (DREC); e por Maria Milano, Coordenadora dos cursos de Design de Interiores, professora adjunta e diretora do Mestrado de Design de Interiores da Escola Superior de Artes e Design (ESAD).

Esta iniciativa promovida pelo projeto ReBuild 17 surge no âmbito do Programa Ambiente, financiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants, e é promovido pelo Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em parceria com a Fibrenamics Azores via Centro Inovação de Produtos Materiais Avançados (CIMPA), a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e a empresa islandesa ReSource International.

O regulamento da iniciativa, bem como as candidaturas, poderá ser consultado na página oficial do concurso disponível no portal do Governo dos Açores. As informações e esclarecimentos relativos ao concurso serão efetivados também nas redes sociais do projeto ReBuild 17.

O projeto ReBuild 17

No âmbito do Programa Ambiente, financiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants, surge o projeto ReBuild17, para o desenvolvimento e validação de um modelo sustentável de impulso à economia circular no sector da construção, da Região Autónoma dos Açores.

Aliando o conhecimento à experiência necessária para a sua execução, este projeto conta com o envolvimento direto de uma equipa formada pelo promotor do projeto, o Governo Regional dos Açores, através do o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), e pelos seus parceiros, o Centro Inovação de Produtos Materiais Avançados (CIMPA), a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e a entidade islandesa ReSource International.

O objetivo deste projeto passa não só por criar alternativas com vista à sua redução da produção de resíduos de construção e demolição (RCD), mas, principalmente, apostar na sensibilização, das empresas e entidades, para a valorização destes resíduos, sugerindo alternativas e formas de reincorporação em produtos de construção, gerando uma cadeia de circularidade com este processo.

O Concurso de Ideias, que agora é lançado, consiste numa das ações do projeto ReBuild 17, que visa incentivar a apresentação de propostas de desenvolvimento de produtos inovadores, que potenciem a valorização e redução dos resíduos produzidos em obra, e revelem novas utilizações e formas de aplicação dos mesmos.

REVISTAS

A-OK Motors®Siga-nosIndalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial