Um estudo da ES-SO e da consultora Guidehouse indica que podem ser evitadas até 100 milhões de toneladas de CO2 através da otimização de fachadas.
A implementação de soluções inteligentes de proteção solar é a chave para melhorar a eficiência energética dos edifícios durante todo o ano. Esta é a conclusão do estudo realizado pela ES-SO, a organização europeia que agrupa o setor da proteção solar, da qual a Somfy faz parte, em conjunto com a consultora especializada Guidehouse. A análise indica que a utilização de soluções inteligentes de proteção solar pode reduzir o consumo energético dos edifícios na Europa em até 60%, em 2050. Isso evitaria a emissão de mais de 100 milhões de toneladas de CO2 e economizaria 285 biliões de euros.
“Todos os agentes do setor imobiliário e da construção devem trabalhar para melhorar a sustentabilidade dos edifícios, uma vez que os imóveis são atualmente os maiores consumidores de energia da Europa, gastando 40% da eletricidade e gerando 36% das emissões de gases com efeito de estufa”, explica Andrea Ragione, Diretora-Geral da Somfy Iberia. “A proteção solar inteligente é fundamental para melhorar a eficiência dos edifícios, pois permite reduzir o uso de ares-condicionados no verão e aproveitar melhor a luz no inverno”.
No espaço exterior, as persianas, portadas, venezianas ou estores também desempenham um papel fundamental, protegendo do sol no verão e mantendo o calor no interior durante o inverno, isolando o espaço e reduzindo a necessidade de aquecimento. Estes também melhoram a segurança da casa, pois protegem as entradas e vedam a habitação, ajudando a prevenir situações de possíveis assaltos durante a noite ou em períodos de férias.
Melhorar a proteção solar em edifícios e residências pode fazer a diferença no combate às alterações climáticas. A rede de parceiros profissionais Somfy EXPERT oferece serviços de aconselhamento e de instalação para determinar a melhor solução, de forma a garantir uma proteção solar eficaz e eficiente, adaptada às necessidades de cada edifício e das pessoas que o utilizam.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício