Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Salamander galardoada com o prémio Red Dot Winner

23/06/2022

No Red Dot Design Award deste ano, a Salamander foi reconhecida com a sua inovadora e sustentável janela Greta®Fenster na categoria ‘Design de Produto’. O Red Dot Award é um dos mais prestigiados prémios de design a nível mundial. Com uma experiência tátil, design intemporal e ótica de betão, a Greta®Fenster combina as vantagens dos perfis de janelas Salamander com a produção ecológica a partir de materiais recicláveis. A Salamander participou na gala, a 20 de junho.

Imagen

A janela sustentável Greta®Fenster, da Salamander, foi galardoada com o Red Dot Award 2022 na categoria de elemento de design de interiores. Para a Salamander, este prémio tem um grande significado, uma vez que o Red Dot Award é um dos maiores concursos de design do mundo, com cerca de 20.000 candidaturas por ano.

Coube ao Diretor de Marketing do Grupo, Sven Landrock, marcar presença no evento. “É um prazer e uma honra para mim receber este prémio em nome da Salamander. O Red Dot é uma confirmação do nosso trabalho e um incentivo para continuar a inspirar os nossos clientes no futuro em termos de design, inovação e sustentabilidade”, disse.

O Co-CEO, Till Schmiedeknecht, vê este prémio como uma confirmação do trabalho incansável e da colaboração bem-sucedida dentro da Salamander, que tornaram possível a realização da inovadora janela Greta®Fenster: “prémios de prestígio representam a perceção e o reconhecimento do desempenho excecional no mercado e são, portanto, um sinal visível do percurso estratégico de sucesso da Salamander”.

Após a cerimónia de entrega de prémios, a janela Greta®Fenster estará em exposição no Museu Digital Red Dot Design, até maio de 2023.

Puro desenho e sustentabilidade

O material utilizado na janela Greta®Fenster provém 100% de janelas antigas recicladas e de recortes da produção. A linha premium Greta®Fenster, da Salamander, apresenta também os melhores valores de isolamento térmico ao nível da casa passiva. Esta inovação, desenvolvida internamente pela Salamander, torna a janela, com a sua textura natural de betão e superfície tátil única, um elemento de design experimental.

“Estamos orgulhosos de ser os vencedores do Red Dot Winner na categoria Design de Produto 2022 com Greta®Fenster. Para além da funcionalidade, o aspeto de cada janela é de importância decisiva. Para nós, a Greta®Fenster é também um momento que abre novas perspetivas para um futuro sustentável combinado com um design intemporal", salientou Götz Schmiedeknecht, Co-CEO de Salamander.

Para além da sua aparência única, Greta®Fenster oferece uma experiência tátil. O material reciclado não permite superfícies completamente lisas nos processos de produção atuais, razão pela qual os componentes reciclados só têm sido utilizados até agora no núcleo do perfil. A Salamander tira partido desta textura única e oferece assim um perfil inovador e moderno com linhas de design fino.

Imagen

O Red Dot Design Award

Os participantes no Red Dot Design Award podem participar em três categorias: produtos, marcas e projetos de comunicação, assim como protótipos e conceitos de design. Para cada prémio, um júri reúne-se anualmente para avaliar individualmente as participações e depois decide. O júri é composto por designers, professores e jornalistas e este ano foi composto por 48 personalidades de 23 países.

Em 1955, o júri reuniu-se, pela primeira vez, para avaliar os melhores projetos da época. “Este ano, fiquei especialmente surpreso com a grande criatividade que os produtos premiados apresentavam. O fato de ainda existirem designs que surpreendem com sua forma e funcionalidade é realmente impressionante e louvável. Desta forma fica claro que o design não se deixa limitar por circunstâncias desfavoráveis ou estagnadas”, comenta o professor Peter Zec, fundador e CEO da Red Dot, sobre a edição deste ano.

Empresas ou entidades relacionadas

Sip Productos Industriales, S.A.

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial